Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110 |
Resumo: | A internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes. |
id |
UNIJ_d76da952aafad5141b53648157762bc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2110 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisReferencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes2014-03-1720142014-03-17T17:01:59Z2014-03-17T17:01:59ZA internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.33 f.LínguaMercadoEstratégiaEscola de idiomasEnsinoControladoriaGestão tributáriaCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110DMD_hdl_123456789/2110Cardoso, Andréia Dinamaraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndreia%20Dinamara%20Cardoso%20%5b1%5d.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2110/1/Andreia%20Dinamara%20Cardoso%20%5b1%5d.pdfapplication/pdf492714http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2110/1/Andreia%20Dinamara%20Cardoso%20%5b1%5d.pdf17578677a41750e2466495530efb6cb2MD5123456789_2110_12019-01-21T12:44:11Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
title |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
spellingShingle |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes Cardoso, Andréia Dinamara Língua Mercado Estratégia Escola de idiomas Ensino Controladoria Gestão tributária Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
title_full |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
title_fullStr |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
title_full_unstemmed |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
title_sort |
Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes |
author |
Cardoso, Andréia Dinamara |
author_facet |
Cardoso, Andréia Dinamara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Andréia Dinamara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Mercado Estratégia Escola de idiomas Ensino Controladoria Gestão tributária Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Língua Mercado Estratégia Escola de idiomas Ensino Controladoria Gestão tributária Ciências Sociais Aplicadas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes. 33 f. |
description |
A internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2014-03-17T17:01:59Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-17T17:01:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110 DMD_hdl_123456789/2110 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414081378582528 |