Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Andréia Dinamara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110
Resumo: A internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.
id UNIJ_d76da952aafad5141b53648157762bc6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2110
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisReferencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes2014-03-1720142014-03-17T17:01:59Z2014-03-17T17:01:59ZA internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.33 f.LínguaMercadoEstratégiaEscola de idiomasEnsinoControladoriaGestão tributáriaCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110DMD_hdl_123456789/2110Cardoso, Andréia Dinamaraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndreia%20Dinamara%20Cardoso%20%5b1%5d.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2110/1/Andreia%20Dinamara%20Cardoso%20%5b1%5d.pdfapplication/pdf492714http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2110/1/Andreia%20Dinamara%20Cardoso%20%5b1%5d.pdf17578677a41750e2466495530efb6cb2MD5123456789_2110_12019-01-21T12:44:11Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
title Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
spellingShingle Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
Cardoso, Andréia Dinamara
Língua
Mercado
Estratégia
Escola de idiomas
Ensino
Controladoria
Gestão tributária
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
title_full Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
title_fullStr Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
title_full_unstemmed Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
title_sort Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes
author Cardoso, Andréia Dinamara
author_facet Cardoso, Andréia Dinamara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Andréia Dinamara
dc.subject.por.fl_str_mv Língua
Mercado
Estratégia
Escola de idiomas
Ensino
Controladoria
Gestão tributária
Ciências Sociais Aplicadas
topic Língua
Mercado
Estratégia
Escola de idiomas
Ensino
Controladoria
Gestão tributária
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.
33 f.
description A internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-17
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-03-17T17:01:59Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-17T17:01:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110
DMD_hdl_123456789/2110
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2110
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414081378582528