Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841 |
Resumo: | Os Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender. |
id |
UNIJ_e20824f380317d9d99278236f74afdec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4841 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial2018-03-1920172018-03-19T17:21:54Z2018-03-19T17:21:54ZOs Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender.66 f.Ciências da saúde.Educação física.Componentes importantes.Formação inicial.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841DMD_hdl_123456789/4841Fuchs, Carla Raquelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarla%20Raquel%20Fuchs.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4841/1/Carla%20Raquel%20Fuchs.pdfapplication/pdf2077718http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4841/1/Carla%20Raquel%20Fuchs.pdf143417729a7c92097746283fd53ff853MD5123456789_4841_12019-01-21T12:45:40Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
title |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial Fuchs, Carla Raquel Ciências da saúde. Educação física. Componentes importantes. Formação inicial. |
title_short |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
title_full |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial |
author |
Fuchs, Carla Raquel |
author_facet |
Fuchs, Carla Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuchs, Carla Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde. Educação física. Componentes importantes. Formação inicial. |
topic |
Ciências da saúde. Educação física. Componentes importantes. Formação inicial. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Os Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender. 66 f. |
description |
Os Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-03-19T17:21:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-19T17:21:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841 DMD_hdl_123456789/4841 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416451224305664 |