Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuchs, Carla Raquel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841
Resumo: Os Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender.
id UNIJ_e20824f380317d9d99278236f74afdec
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4841
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEstágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial2018-03-1920172018-03-19T17:21:54Z2018-03-19T17:21:54ZOs Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender.66 f.Ciências da saúde.Educação física.Componentes importantes.Formação inicial.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841DMD_hdl_123456789/4841Fuchs, Carla Raquelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarla%20Raquel%20Fuchs.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4841/1/Carla%20Raquel%20Fuchs.pdfapplication/pdf2077718http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4841/1/Carla%20Raquel%20Fuchs.pdf143417729a7c92097746283fd53ff853MD5123456789_4841_12019-01-21T12:45:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
title Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
spellingShingle Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
Fuchs, Carla Raquel
Ciências da saúde.
Educação física.
Componentes importantes.
Formação inicial.
title_short Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
title_full Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
title_fullStr Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
title_sort Estágio curricular supervisionado: adversidades e desafios na formação inicial
author Fuchs, Carla Raquel
author_facet Fuchs, Carla Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuchs, Carla Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Componentes importantes.
Formação inicial.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Componentes importantes.
Formação inicial.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Os Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender.
66 f.
description Os Estágios Curriculares Supervisionados - ECS são considerados grandes potencializadores do conhecimento na formação inicial de novos professores de Educação Física. Os ECS são componentes importantes para que os acadêmicos tenham a percepção do contexto da Escola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul, quais são as possibilidades e os entraves dos Estágios Curriculares Supervisionados em sua formação. O estudo foi de abordagem qualitativa com questionário misto e a análise dos dados foi realizada através de uma matriz de análises, o questionário foi aplicado com acadêmicos regularmente matriculados em um dos estágios ou que já realizaram os mesmos. Destacamos aqui alguns entraves como a modalidade de oferta dos Estágios, a falta de material e abandono da EDF nas escolas, já as possibilidades temos uma abertura de porta para inserção no mercado de trabalho. Como considerações finais temos que os ECS são importantes aliados para a formação acadêmica, sendo este um processo árduo e lento e ao mesmo tempo prazeroso e bem aproveitado. Durante a realização dos ECS, devemos ser criativos e saber como lidar com algumas situações indesejadas e nunca desistir do aluno, mas sim, despertar nele a vontade de aprender.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-03-19T17:21:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-19T17:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841
DMD_hdl_123456789/4841
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4841
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416451224305664