As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503 |
Resumo: | A expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida. |
id |
UNIJ_e2a54136196731ad4c65e299b96519fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5503 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAs diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do SulSantos, Rodrigo José dos2018-12-0520162018-12-05T17:34:36Z2018-12-05T17:34:36ZA expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida.51 f.Ciências da saúde.Educação física escolar.Educação física.Ensino dos esportes.Jogos escolares.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503DMD_hdl_123456789/5503porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessANEXO%20A%20jergs_2016_regulamento_20160322.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/3/ANEXO%20A%20jergs_2016_regulamento_20160322.pdfapplication/pdf214677http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/3/ANEXO%20A%20jergs_2016_regulamento_20160322.pdf6d8c405da143aef8cde7f864deddc17aMD5123456789_5503_3Rodrigo%20Jos%c3%a9%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/1/Rodrigo%20Jos%c3%a9%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf919805http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/1/Rodrigo%20Jos%c3%a9%20dos%20Santos.pdfd0b68514332c17ff93eba1249dbf6c49MD5123456789_5503_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
title |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul Santos, Rodrigo José dos Ciências da saúde. Educação física escolar. Educação física. Ensino dos esportes. Jogos escolares. |
title_short |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
title_full |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
title_sort |
As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul |
author |
Santos, Rodrigo José dos |
author_facet |
Santos, Rodrigo José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo José dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde. Educação física escolar. Educação física. Ensino dos esportes. Jogos escolares. |
topic |
Ciências da saúde. Educação física escolar. Educação física. Ensino dos esportes. Jogos escolares. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida. 51 f. |
description |
A expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2018-12-05T17:34:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-05T17:34:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503 DMD_hdl_123456789/5503 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417105796825088 |