As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo José dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503
Resumo: A expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida.
id UNIJ_e2a54136196731ad4c65e299b96519fb
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5503
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAs diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do SulSantos, Rodrigo José dos2018-12-0520162018-12-05T17:34:36Z2018-12-05T17:34:36ZA expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida.51 f.Ciências da saúde.Educação física escolar.Educação física.Ensino dos esportes.Jogos escolares.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503DMD_hdl_123456789/5503porreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessANEXO%20A%20jergs_2016_regulamento_20160322.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/3/ANEXO%20A%20jergs_2016_regulamento_20160322.pdfapplication/pdf214677http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/3/ANEXO%20A%20jergs_2016_regulamento_20160322.pdf6d8c405da143aef8cde7f864deddc17aMD5123456789_5503_3Rodrigo%20Jos%c3%a9%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/1/Rodrigo%20Jos%c3%a9%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf919805http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5503/1/Rodrigo%20Jos%c3%a9%20dos%20Santos.pdfd0b68514332c17ff93eba1249dbf6c49MD5123456789_5503_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
title As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
spellingShingle As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
Santos, Rodrigo José dos
Ciências da saúde.
Educação física escolar.
Educação física.
Ensino dos esportes.
Jogos escolares.
title_short As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
title_full As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
title_fullStr As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
title_sort As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos jogos escolares do Rio Grande do Sul
author Santos, Rodrigo José dos
author_facet Santos, Rodrigo José dos
author_role author
dc.contributor.advisor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo José dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física escolar.
Educação física.
Ensino dos esportes.
Jogos escolares.
topic Ciências da saúde.
Educação física escolar.
Educação física.
Ensino dos esportes.
Jogos escolares.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida.
51 f.
description A expressão Educação Física surge no século XVIII, com a finalidade de auxiliar no que diz respeito à educação. A formação do indivíduo torna-se como uma educação integral, sendo de corpo, mente e espírito, trazendo consigo o desenvolvimento pleno da personalidade. Ao longo do tempo, a Educação Física foi sofrendo transformações, sobretudo no que se refere aos aspectos e a abordagens pedagógicas. Tendo conhecimento dessas transformações, essa pesquisa visa um estudo das diferentes abordagens dadas ao esporte escolar, bem como, Identificar o parecer de professores e/ou treinadores sobre as abordagens dadas pelo programa, Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em escolas da rede municipal e estadual de Santa Rosa/ RS e, de que maneira as mesmas influenciam na pratica pedagógica dos professores e/ou treinadores de Educação Física. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se questionário de perguntas fechadas e abertas juntamente com uma analise documental no regulamento do JERGS. No estudo, constatou-se que as abordagens dadas pelos JERGS têm influencia do sistema esportivo na lógica do rendimento e consequentemente influenciam as práticas pedagógicas dos professores e/ou treinadores nas aulas de Educação Física, visto que se busca atender aos aspectos legais, buscando um ensino comprometido com a emancipação humana, sem que se distancie da realidade na qual está inserida.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-12-05T17:34:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T17:34:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503
DMD_hdl_123456789/5503
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105796825088