A dança nos embalos da educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação. |
id |
UNIJ_e3ba2dbc01b8a01d5a9f9473b526a98d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5861 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA dança nos embalos da educação física2019-04-1520182019-04-15T16:54:27Z2019-04-15T16:54:27ZO presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação.65 f.Ciências da saúdeEducação físicaEducação Física EscolarDança EducaçãoPrática docentehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861DMD_hdl_123456789/5861Souza, Taísa Madiã deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTa%c3%adsa%20Madi%c3%a3%20de%20Souza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5861/1/Ta%c3%adsa%20Madi%c3%a3%20de%20Souza.pdfapplication/pdf897628http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5861/1/Ta%c3%adsa%20Madi%c3%a3%20de%20Souza.pdfe3da68f0a87b4916366e1fedc03eb413MD5123456789_5861_12019-04-20T06:49:20Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dança nos embalos da educação física |
title |
A dança nos embalos da educação física |
spellingShingle |
A dança nos embalos da educação física Souza, Taísa Madiã de Ciências da saúde Educação física Educação Física Escolar Dança Educação Prática docente |
title_short |
A dança nos embalos da educação física |
title_full |
A dança nos embalos da educação física |
title_fullStr |
A dança nos embalos da educação física |
title_full_unstemmed |
A dança nos embalos da educação física |
title_sort |
A dança nos embalos da educação física |
author |
Souza, Taísa Madiã de |
author_facet |
Souza, Taísa Madiã de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Taísa Madiã de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação física Educação Física Escolar Dança Educação Prática docente |
topic |
Ciências da saúde Educação física Educação Física Escolar Dança Educação Prática docente |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação. 65 f. |
description |
O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-04-15T16:54:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-15T16:54:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861 DMD_hdl_123456789/5861 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1631545464963727360 |