A dança nos embalos da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Taísa Madiã de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861
Resumo: O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação.
id UNIJ_e3ba2dbc01b8a01d5a9f9473b526a98d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5861
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA dança nos embalos da educação física2019-04-1520182019-04-15T16:54:27Z2019-04-15T16:54:27ZO presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação.65 f.Ciências da saúdeEducação físicaEducação Física EscolarDança EducaçãoPrática docentehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861DMD_hdl_123456789/5861Souza, Taísa Madiã deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTa%c3%adsa%20Madi%c3%a3%20de%20Souza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5861/1/Ta%c3%adsa%20Madi%c3%a3%20de%20Souza.pdfapplication/pdf897628http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5861/1/Ta%c3%adsa%20Madi%c3%a3%20de%20Souza.pdfe3da68f0a87b4916366e1fedc03eb413MD5123456789_5861_12019-04-20T06:49:20Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A dança nos embalos da educação física
title A dança nos embalos da educação física
spellingShingle A dança nos embalos da educação física
Souza, Taísa Madiã de
Ciências da saúde
Educação física
Educação Física Escolar
Dança Educação
Prática docente
title_short A dança nos embalos da educação física
title_full A dança nos embalos da educação física
title_fullStr A dança nos embalos da educação física
title_full_unstemmed A dança nos embalos da educação física
title_sort A dança nos embalos da educação física
author Souza, Taísa Madiã de
author_facet Souza, Taísa Madiã de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Taísa Madiã de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação física
Educação Física Escolar
Dança Educação
Prática docente
topic Ciências da saúde
Educação física
Educação Física Escolar
Dança Educação
Prática docente
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação.
65 f.
description O presente estudo tem como tema, a dança como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. A dança, a expressão corporal fazem parte da nossa evolução humana, devido a isto não podemos negligenciá-la como conteúdo a ser ensinado nas escolas. Mesmo que a maioria das pesquisas sobre o ensino da dança na escola apontem para ela como um conteúdo “fantasma”, ainda assim, é possível encontrar práticas docentes que tem conseguido escrever histórias diferentes, quebrando paradigmas de que a dança deva ser sempre desenvolvida de forma tecnicista. Devido a estes fatos pretendemos identificar o que tem potencializado o trabalho dos professores e viabilizado o ensino da dança em suas aulas. Será uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa sob delineamento de estudo de campo. Os sujeitos pesquisados serão 4 professores de Educação Física, que já trabalharam com a dança em suas aulas, ambos da cidade de Santa Rosa – RS. Uma entrevista estruturada, desenvolvida pela acadêmica pesquisadora, foi aplicada com os professores e sua análise se fez pelo levantamento de dados das respostas dos pesquisados. Os resultados apresentados mostram a importância que esses professores dão a dança, assim como para outras temáticas, destacando inúmeros benefícios para os alunos neste processo de aprendizagem. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, ou superando seus próprios desafios, esses professores buscam metodologias adequadas para que a vivência seja proporcionada da melhor maneira aos seus alunos, como prevista pelos Referencias Teóricos da educação.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-04-15T16:54:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-15T16:54:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861
DMD_hdl_123456789/5861
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5861
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1631545464963727360