Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4333 |
Resumo: | A expansão do ensino superior no Brasil, na última década, ao mesmo tempo que trouxe maiores oportunidades a quem deseja realizar uma graduação, também explicitou um cenário altamente competitivo devido ao aumento significativo de instituições e vagas, especialmente as de caráter privado. Este trabalho tem o objetivo de responder ao problema da pesquisa: quais são os fatores e atributos que influenciam o comportamento do comprador (aluno concluinte do ensino médio) no processo decisório de escolha por uma Instituição de Ensino Superior-IES? A compreensão dos fatores considerados como influenciadores pelos alunos concluintes do ensino médio e os atributos utilizados pelas IES se tornam importantes informações aos gestores de marketing à medida que a crescente concorrência e a estabilidade na demanda obrigam as instituições a entenderem “como” e “porquê” os alunos as escolhem em detrimento de suas concorrentes. Esta pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, e utiliza uma survey para identificar, com os alunos prospects, os fatores que os influenciam na escolha e decisão por uma IES. Para isso, realizou-se, por meio de um questionário, uma pesquisa com 381 alunos concluintes do ensino médio, provenientes de 08 escolas públicas dos municípios de Palmeira das Missões, Tenente Portela e Três Passos, no Estado do Rio Grande do Sul, e Palmitos, no Estado de Santa Catarina. Ainda, para identificar o que as instituições utilizam e consideram como estratégias, ações e atributos para atrair alunos, foi realizada entrevista, em profundidade e semiestruturada, junto a 06 gestores de marketing de instituições de ensino superior da mesma região de abrangência dos alunos pesquisados e que concorrem entre si e com outras IES. Os resultados obtidos indicam que os prospects creditam maior importância, no processo decisório de escolha por uma IES, às dimensões de qualidade, carreira e mercado de trabalho, infraestrutura e custos, que constituem os principais influenciadores. |
id |
UNIJ_e415a2152683560249b939aaa0e28d4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4333 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMarketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior2017-07-2720162017-07-27T20:06:04Z2017-07-27T20:06:04ZA expansão do ensino superior no Brasil, na última década, ao mesmo tempo que trouxe maiores oportunidades a quem deseja realizar uma graduação, também explicitou um cenário altamente competitivo devido ao aumento significativo de instituições e vagas, especialmente as de caráter privado. Este trabalho tem o objetivo de responder ao problema da pesquisa: quais são os fatores e atributos que influenciam o comportamento do comprador (aluno concluinte do ensino médio) no processo decisório de escolha por uma Instituição de Ensino Superior-IES? A compreensão dos fatores considerados como influenciadores pelos alunos concluintes do ensino médio e os atributos utilizados pelas IES se tornam importantes informações aos gestores de marketing à medida que a crescente concorrência e a estabilidade na demanda obrigam as instituições a entenderem “como” e “porquê” os alunos as escolhem em detrimento de suas concorrentes. Esta pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, e utiliza uma survey para identificar, com os alunos prospects, os fatores que os influenciam na escolha e decisão por uma IES. Para isso, realizou-se, por meio de um questionário, uma pesquisa com 381 alunos concluintes do ensino médio, provenientes de 08 escolas públicas dos municípios de Palmeira das Missões, Tenente Portela e Três Passos, no Estado do Rio Grande do Sul, e Palmitos, no Estado de Santa Catarina. Ainda, para identificar o que as instituições utilizam e consideram como estratégias, ações e atributos para atrair alunos, foi realizada entrevista, em profundidade e semiestruturada, junto a 06 gestores de marketing de instituições de ensino superior da mesma região de abrangência dos alunos pesquisados e que concorrem entre si e com outras IES. Os resultados obtidos indicam que os prospects creditam maior importância, no processo decisório de escolha por uma IES, às dimensões de qualidade, carreira e mercado de trabalho, infraestrutura e custos, que constituem os principais influenciadores.165 f.Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimentoMarketingInfluenciadoresComportamento do CompradorProcesso Decisóriohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4333DMD_hdl_123456789/4333Panosso, Gilson Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGilson%20Henrique%20Panosso.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4333/1/Gilson%20Henrique%20Panosso.pdfapplication/pdf3142627http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4333/1/Gilson%20Henrique%20Panosso.pdf16fb57f74b3fc24ba2ed6844b1ddbfffMD5123456789_4333_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
title |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
spellingShingle |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior Panosso, Gilson Henrique Ciências Sociais Aplicadas Desenvolvimento Marketing Influenciadores Comportamento do Comprador Processo Decisório |
title_short |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
title_full |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
title_fullStr |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
title_sort |
Marketing educacional: influenciadores no processo decisório do aluno prospect na escolha por uma instituição de ensino superior |
author |
Panosso, Gilson Henrique |
author_facet |
Panosso, Gilson Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panosso, Gilson Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Desenvolvimento Marketing Influenciadores Comportamento do Comprador Processo Decisório |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Desenvolvimento Marketing Influenciadores Comportamento do Comprador Processo Decisório |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A expansão do ensino superior no Brasil, na última década, ao mesmo tempo que trouxe maiores oportunidades a quem deseja realizar uma graduação, também explicitou um cenário altamente competitivo devido ao aumento significativo de instituições e vagas, especialmente as de caráter privado. Este trabalho tem o objetivo de responder ao problema da pesquisa: quais são os fatores e atributos que influenciam o comportamento do comprador (aluno concluinte do ensino médio) no processo decisório de escolha por uma Instituição de Ensino Superior-IES? A compreensão dos fatores considerados como influenciadores pelos alunos concluintes do ensino médio e os atributos utilizados pelas IES se tornam importantes informações aos gestores de marketing à medida que a crescente concorrência e a estabilidade na demanda obrigam as instituições a entenderem “como” e “porquê” os alunos as escolhem em detrimento de suas concorrentes. Esta pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, e utiliza uma survey para identificar, com os alunos prospects, os fatores que os influenciam na escolha e decisão por uma IES. Para isso, realizou-se, por meio de um questionário, uma pesquisa com 381 alunos concluintes do ensino médio, provenientes de 08 escolas públicas dos municípios de Palmeira das Missões, Tenente Portela e Três Passos, no Estado do Rio Grande do Sul, e Palmitos, no Estado de Santa Catarina. Ainda, para identificar o que as instituições utilizam e consideram como estratégias, ações e atributos para atrair alunos, foi realizada entrevista, em profundidade e semiestruturada, junto a 06 gestores de marketing de instituições de ensino superior da mesma região de abrangência dos alunos pesquisados e que concorrem entre si e com outras IES. Os resultados obtidos indicam que os prospects creditam maior importância, no processo decisório de escolha por uma IES, às dimensões de qualidade, carreira e mercado de trabalho, infraestrutura e custos, que constituem os principais influenciadores. 165 f. |
description |
A expansão do ensino superior no Brasil, na última década, ao mesmo tempo que trouxe maiores oportunidades a quem deseja realizar uma graduação, também explicitou um cenário altamente competitivo devido ao aumento significativo de instituições e vagas, especialmente as de caráter privado. Este trabalho tem o objetivo de responder ao problema da pesquisa: quais são os fatores e atributos que influenciam o comportamento do comprador (aluno concluinte do ensino médio) no processo decisório de escolha por uma Instituição de Ensino Superior-IES? A compreensão dos fatores considerados como influenciadores pelos alunos concluintes do ensino médio e os atributos utilizados pelas IES se tornam importantes informações aos gestores de marketing à medida que a crescente concorrência e a estabilidade na demanda obrigam as instituições a entenderem “como” e “porquê” os alunos as escolhem em detrimento de suas concorrentes. Esta pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, e utiliza uma survey para identificar, com os alunos prospects, os fatores que os influenciam na escolha e decisão por uma IES. Para isso, realizou-se, por meio de um questionário, uma pesquisa com 381 alunos concluintes do ensino médio, provenientes de 08 escolas públicas dos municípios de Palmeira das Missões, Tenente Portela e Três Passos, no Estado do Rio Grande do Sul, e Palmitos, no Estado de Santa Catarina. Ainda, para identificar o que as instituições utilizam e consideram como estratégias, ações e atributos para atrair alunos, foi realizada entrevista, em profundidade e semiestruturada, junto a 06 gestores de marketing de instituições de ensino superior da mesma região de abrangência dos alunos pesquisados e que concorrem entre si e com outras IES. Os resultados obtidos indicam que os prospects creditam maior importância, no processo decisório de escolha por uma IES, às dimensões de qualidade, carreira e mercado de trabalho, infraestrutura e custos, que constituem os principais influenciadores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-27T20:06:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-27T20:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4333 DMD_hdl_123456789/4333 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4333 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415993375129600 |