A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1419 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes do ramo atadista da matriz da organização Videosom Distribuidora, situada na cidade de Santo Cristo-RS. Além disso, o estudo também teve como foco identificar a importância dos atributos pertencentes às dimensões: atendimento, produto, preço/cobrança e ambiente. O trabalho foi estruturado em duas etapas. Primeiramente, na abordagem da pesquisa explanatória qualitativa, e posteriormente, no método de pesquisa descritiva quantitativa. Quanto à etapa exploratória, envolveu pesquisa documental, bibliográfica, entrevista de profundidade com o gestor da empresa e entrevista do tipo Grupos de foco, com oito clientes da organização. A partir dos resultados obtidos nesta etapa, foram elencadas as variáveis mencionadas pelos pesquisados. as quais serviram de subsídio para a etapa seguinte. Na fase descritiva, elaborou-se um questionário, o qual foi aplicado para 53 clientes de atacado da Videosom Distribuidora. A partir dos resultados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados. Foi verificado que os atributos "resolução dos problemas pelos funcionários", "garantia do produto (possibilidade de troca)", "prazo para pagemento disponibilizado" e "apresentação dos produtos (embalagem, rótulo)" destacaram-se com sendo as variáveis de maior importância. Com o propósito de alcançar melhores índices, em relação à satisfação dos consumidores, foram apresentadas propostas e soluções a curto, médio e longo prazo. |
id |
UNIJ_e55abc9be91dc46ec85561d1007259c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1419 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora2013-03-0420122013-03-04T19:31:01Z2013-03-04T19:31:01ZEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes do ramo atadista da matriz da organização Videosom Distribuidora, situada na cidade de Santo Cristo-RS. Além disso, o estudo também teve como foco identificar a importância dos atributos pertencentes às dimensões: atendimento, produto, preço/cobrança e ambiente. O trabalho foi estruturado em duas etapas. Primeiramente, na abordagem da pesquisa explanatória qualitativa, e posteriormente, no método de pesquisa descritiva quantitativa. Quanto à etapa exploratória, envolveu pesquisa documental, bibliográfica, entrevista de profundidade com o gestor da empresa e entrevista do tipo Grupos de foco, com oito clientes da organização. A partir dos resultados obtidos nesta etapa, foram elencadas as variáveis mencionadas pelos pesquisados. as quais serviram de subsídio para a etapa seguinte. Na fase descritiva, elaborou-se um questionário, o qual foi aplicado para 53 clientes de atacado da Videosom Distribuidora. A partir dos resultados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados. Foi verificado que os atributos "resolução dos problemas pelos funcionários", "garantia do produto (possibilidade de troca)", "prazo para pagemento disponibilizado" e "apresentação dos produtos (embalagem, rótulo)" destacaram-se com sendo as variáveis de maior importância. Com o propósito de alcançar melhores índices, em relação à satisfação dos consumidores, foram apresentadas propostas e soluções a curto, médio e longo prazo.57 f.Satisfação dos clientesMarketingImportância dos atributosRamo atacadistaAdministraçãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1419DMD_hdl_123456789/1419Haubert, Danielporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20Daniel%20Haubert.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1419/3/TCC%20Daniel%20Haubert.pdf.txttext/plain225224http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1419/3/TCC%20Daniel%20Haubert.pdf.txta8193326706be28f534769e8786b1a45MD5123456789_1419_3TCC%20Daniel%20Haubert.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1419/1/TCC%20Daniel%20Haubert.pdfapplication/pdf725206http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1419/1/TCC%20Daniel%20Haubert.pdfcd4cd3234c28851b14a32736993c844dMD5123456789_1419_12019-01-21T12:43:53Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
title |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
spellingShingle |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora Haubert, Daniel Satisfação dos clientes Marketing Importância dos atributos Ramo atacadista Administração Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
title_full |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
title_fullStr |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
title_full_unstemmed |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
title_sort |
A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora |
author |
Haubert, Daniel |
author_facet |
Haubert, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haubert, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação dos clientes Marketing Importância dos atributos Ramo atacadista Administração Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Satisfação dos clientes Marketing Importância dos atributos Ramo atacadista Administração Ciências Sociais Aplicadas |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes do ramo atadista da matriz da organização Videosom Distribuidora, situada na cidade de Santo Cristo-RS. Além disso, o estudo também teve como foco identificar a importância dos atributos pertencentes às dimensões: atendimento, produto, preço/cobrança e ambiente. O trabalho foi estruturado em duas etapas. Primeiramente, na abordagem da pesquisa explanatória qualitativa, e posteriormente, no método de pesquisa descritiva quantitativa. Quanto à etapa exploratória, envolveu pesquisa documental, bibliográfica, entrevista de profundidade com o gestor da empresa e entrevista do tipo Grupos de foco, com oito clientes da organização. A partir dos resultados obtidos nesta etapa, foram elencadas as variáveis mencionadas pelos pesquisados. as quais serviram de subsídio para a etapa seguinte. Na fase descritiva, elaborou-se um questionário, o qual foi aplicado para 53 clientes de atacado da Videosom Distribuidora. A partir dos resultados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados. Foi verificado que os atributos "resolução dos problemas pelos funcionários", "garantia do produto (possibilidade de troca)", "prazo para pagemento disponibilizado" e "apresentação dos produtos (embalagem, rótulo)" destacaram-se com sendo as variáveis de maior importância. Com o propósito de alcançar melhores índices, em relação à satisfação dos consumidores, foram apresentadas propostas e soluções a curto, médio e longo prazo. 57 f. |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes do ramo atadista da matriz da organização Videosom Distribuidora, situada na cidade de Santo Cristo-RS. Além disso, o estudo também teve como foco identificar a importância dos atributos pertencentes às dimensões: atendimento, produto, preço/cobrança e ambiente. O trabalho foi estruturado em duas etapas. Primeiramente, na abordagem da pesquisa explanatória qualitativa, e posteriormente, no método de pesquisa descritiva quantitativa. Quanto à etapa exploratória, envolveu pesquisa documental, bibliográfica, entrevista de profundidade com o gestor da empresa e entrevista do tipo Grupos de foco, com oito clientes da organização. A partir dos resultados obtidos nesta etapa, foram elencadas as variáveis mencionadas pelos pesquisados. as quais serviram de subsídio para a etapa seguinte. Na fase descritiva, elaborou-se um questionário, o qual foi aplicado para 53 clientes de atacado da Videosom Distribuidora. A partir dos resultados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados. Foi verificado que os atributos "resolução dos problemas pelos funcionários", "garantia do produto (possibilidade de troca)", "prazo para pagemento disponibilizado" e "apresentação dos produtos (embalagem, rótulo)" destacaram-se com sendo as variáveis de maior importância. Com o propósito de alcançar melhores índices, em relação à satisfação dos consumidores, foram apresentadas propostas e soluções a curto, médio e longo prazo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-03-04T19:31:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-04T19:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1419 DMD_hdl_123456789/1419 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1419 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413438325719040 |