Satisfação de clientes no mercado B2B: um estudo sobre importância e desempenho aplicado a uma empresa atacadista no setor de parafusos em Guaporé/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faccin, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1976
Resumo: Neste trabalho, avaliou-se o nível de satisfação dos clientes de uma empresa atacadista do ramo de parafusos, localizada na cidade de Guaporé/RS, quanto aos atributos de maior importância neste segmento e a percepção dos clientes quanto ao desempenho da empresa em relação a estes. O trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa com a finalidade de especificar o que os clientes da empresa consideram atributos de qualidade. A coleta destes dados se deu por meio de entrevistas estruturadas utilizando um roteiro de dez perguntas abertas, as quais foram respondidas por nove clientes. A análise e o agrupamento destas respostas foram utilizados na elaboração da segunda etapa da pesquisa. Nesta etapa, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva com o objetivo de mensurar o nível de importância dado por clientes aos atributos coletados na primeira etapa e a performance da empresa alvo do estudo em relação a estes requisitos. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas, o qual foi respondido por quarenta e quatro clientes, e analisados através de cálculos de média. Em ambas as etapas, a amostragem foi não-probabilística. Os resultados mostram que, de modo geral, os clientes encontram-se satisfeitos. Os atributos com maiores médias de desempenho por parte da empresa são atendimento, confiança e parceria com a empresa, fornecedor à disposição, facilidade para negociar, confiança no vendedor, variedade de itens e qualidade dos produtos. Já os indicadores com menores médias são desconto, tempo de entrega, preço acessível, disponibilidade de estoque e pedido inconsistente, sendo que desses, apenas tempo de entrega e preço acessível possuem uma média de importância alta. Dessa forma, sugeriram-se melhorias para estes dois atributos.
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Nesta etapa, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva com o objetivo de mensurar o nível de importância dado por clientes aos atributos coletados na primeira etapa e a performance da empresa alvo do estudo em relação a estes requisitos. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas, o qual foi respondido por quarenta e quatro clientes, e analisados através de cálculos de média. Em ambas as etapas, a amostragem foi não-probabilística. Os resultados mostram que, de modo geral, os clientes encontram-se satisfeitos. Os atributos com maiores médias de desempenho por parte da empresa são atendimento, confiança e parceria com a empresa, fornecedor à disposição, facilidade para negociar, confiança no vendedor, variedade de itens e qualidade dos produtos. Já os indicadores com menores médias são desconto, tempo de entrega, preço acessível, disponibilidade de estoque e pedido inconsistente, sendo que desses, apenas tempo de entrega e preço acessível possuem uma média de importância alta. Dessa forma, sugeriram-se melhorias para estes dois atributos.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasSatisfação de clientesImportância e desempenhoB2BSatisfação de clientes no mercado B2B: um estudo sobre importância e desempenho aplicado a uma empresa atacadista no setor de parafusos em Guaporé/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPires, Jucélia de FátimaFaccin, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALCAS2019AnaPaulaFaccin.pdfCAS2019AnaPaulaFaccin.pdfMonografia Ana Paula Faccinapplication/pdf578004http://localhost:8080/bitstream/riupf/1976/3/CAS2019AnaPaulaFaccin.pdfc47c1d8c43920ae9b51d9e5c088b678cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1976/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52riupf/19762021-07-08 14:19:47.641oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102021-07-08T17:19:47Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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