A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donini, Tiago Bolzan
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino.
id UNIJ_e582320b3dcfaaf2704aae3b9b24df55
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3638
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso2016-08-2420152016-08-24T12:49:05Z2016-08-24T12:49:05ZEste estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino.56 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaFormação de professoresMetodologia de ensinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638DMD_hdl_123456789/3638Donini, Tiago Bolzanporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20Tiago%20Bolzan%20Donini%202015.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3638/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20Tiago%20Bolzan%20Donini%202015.pdfapplication/pdf719842http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3638/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20Tiago%20Bolzan%20Donini%202015.pdf99443a9a36742d8c684f294c07ef8944MD5123456789_3638_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
title A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
spellingShingle A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
Donini, Tiago Bolzan
Ciências da Saúde
Educação Física
Formação de professores
Metodologia de ensino
title_short A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
title_full A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
title_fullStr A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
title_full_unstemmed A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
title_sort A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
author Donini, Tiago Bolzan
author_facet Donini, Tiago Bolzan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donini, Tiago Bolzan
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Formação de professores
Metodologia de ensino
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Formação de professores
Metodologia de ensino
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino.
56 f.
description Este estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-08-24T12:49:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T12:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638
DMD_hdl_123456789/3638
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415436470124544