A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino. |
id |
UNIJ_e582320b3dcfaaf2704aae3b9b24df55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3638 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso2016-08-2420152016-08-24T12:49:05Z2016-08-24T12:49:05ZEste estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino.56 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaFormação de professoresMetodologia de ensinohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638DMD_hdl_123456789/3638Donini, Tiago Bolzanporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20Tiago%20Bolzan%20Donini%202015.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3638/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20Tiago%20Bolzan%20Donini%202015.pdfapplication/pdf719842http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3638/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20Tiago%20Bolzan%20Donini%202015.pdf99443a9a36742d8c684f294c07ef8944MD5123456789_3638_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
title |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
spellingShingle |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso Donini, Tiago Bolzan Ciências da Saúde Educação Física Formação de professores Metodologia de ensino |
title_short |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
title_full |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
title_fullStr |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
title_sort |
A prática pedagógica na educação física escolar dos anos iniciais: um estudo de caso |
author |
Donini, Tiago Bolzan |
author_facet |
Donini, Tiago Bolzan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donini, Tiago Bolzan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Formação de professores Metodologia de ensino |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Formação de professores Metodologia de ensino |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino. 56 f. |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar quais as metodologias emergentes da práxis diária de um professor de Educação Física dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cristóvão Pereira do município de Santiago-RS. Para isso, delimitamos os objetivos específicos que foram identificar quais são as ferramentas pedagógicas mais utilizadas, as metodologias predominantes nas aulas e ainda analisar se as metodologias utilizadas pelo professor de Educação Física dão conta do objetivo da aula. O caminho metodológico do nosso estudo foi qualitativo, do tipo estudo de caso, o instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas ao professor das séries iniciais do ensino fundamental por ser o único professor formado em Educação Física do município. Como resultado, apontamos que a metodologia tradicional tecnicista se fez predominante por ser aquela que fez parte da formação inicial do professor. No entanto, nota-se que se pode diversificar mais as metodologias por outras ainda pouco conhecidas pelo professor, oportunizando uma melhoria na qualidade do ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-08-24T12:49:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-24T12:49:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638 DMD_hdl_123456789/3638 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3638 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415436470124544 |