Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5183 |
Resumo: | Nos dias atuais, onde a economia brasileira necessita cada vez mais do transporte rodoviário para se desenvolver e gerar fonte de renda para o país é preciso que as rodovias federais e estaduais estejam em boas condições de tráfego. O sistema viário para ter um bom fluxo de trabalho, necessita que toda a malha rodoviária ou ao menos as principais rodovias do Brasil tenham boas condições de rodagem. Para conseguir dar bom conforto de tráfego para os usuários das rodovias é preciso fazer estudos de tráfego, tornando o caminho o mais curto possível, porém normalmente o trajeto entre ponto de saída e ponto de chegada é longo. Por este motivo, uma das soluções é executar um pavimento com camadas que possam resistir às ações causadas pelo tráfego, deixando assim o revestimento sempre em um bom estado, evitando ao máximo que ajam imperfeiçoes na pista. Os dois principais tipos de pavimentos projetados são as rodovias com revestimento em concreto betuminoso usinado á quente (CBUQ) e em tratamento superficial duplo (TSD), sendo que o custo de execução destes pavimentos pode fazer com um projeto não seja realizado. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo comparar o custo de materiais para a execução de pavimento com revestimento em tratamento superficial duplo e pavimento com revestimento com concreto betuminoso usinado á quente. Esta comparação de custos se fará somente com os materiais utilizados para execução das camadas de sub-base, base e revestimento, não levando em consideração as etapas de terraplanagem. Para a realização desta pesquisa foi utilizado para o pavimento com TSD as espessuras de camadas conforme o projeto de pavimentação da rodovia RS/551 da cidade de Eugênio de Castro-RS. Já para o pavimento com CBUQ, utilizou-se para o cálculo das espessuras das camadas, o método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER/DNIT, levando em consideração os dados do projeto da RS/551 como tráfego e CBR do subleito, podendo desta forma comparar os dois tipos de pavimento. Com as espessuras das camadas de ambos os pavimentos determinadas, calculou-se a quantidade de material necessário em cada camada, e posteriormente calculou-se o custo de cada pavimento. A partir disto concluiu-se que o pavimento com revestimento em CBUQ tem um custo mais elevado do que o pavimento com revestimento em TSD, entre tanto, o revestimento em CBUQ é produzido em usinas e possui uma camada mais espessa do que o revestimento em TSD, que por sua vez é produzido artesanalmente direto na pista. |
id |
UNIJ_e6a02022a3a9d5cc09b5b925136aab63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5183 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisComparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários2018-08-2220172018-08-22T23:30:36Z2018-08-22T23:30:36ZNos dias atuais, onde a economia brasileira necessita cada vez mais do transporte rodoviário para se desenvolver e gerar fonte de renda para o país é preciso que as rodovias federais e estaduais estejam em boas condições de tráfego. O sistema viário para ter um bom fluxo de trabalho, necessita que toda a malha rodoviária ou ao menos as principais rodovias do Brasil tenham boas condições de rodagem. Para conseguir dar bom conforto de tráfego para os usuários das rodovias é preciso fazer estudos de tráfego, tornando o caminho o mais curto possível, porém normalmente o trajeto entre ponto de saída e ponto de chegada é longo. Por este motivo, uma das soluções é executar um pavimento com camadas que possam resistir às ações causadas pelo tráfego, deixando assim o revestimento sempre em um bom estado, evitando ao máximo que ajam imperfeiçoes na pista. Os dois principais tipos de pavimentos projetados são as rodovias com revestimento em concreto betuminoso usinado á quente (CBUQ) e em tratamento superficial duplo (TSD), sendo que o custo de execução destes pavimentos pode fazer com um projeto não seja realizado. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo comparar o custo de materiais para a execução de pavimento com revestimento em tratamento superficial duplo e pavimento com revestimento com concreto betuminoso usinado á quente. Esta comparação de custos se fará somente com os materiais utilizados para execução das camadas de sub-base, base e revestimento, não levando em consideração as etapas de terraplanagem. Para a realização desta pesquisa foi utilizado para o pavimento com TSD as espessuras de camadas conforme o projeto de pavimentação da rodovia RS/551 da cidade de Eugênio de Castro-RS. Já para o pavimento com CBUQ, utilizou-se para o cálculo das espessuras das camadas, o método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER/DNIT, levando em consideração os dados do projeto da RS/551 como tráfego e CBR do subleito, podendo desta forma comparar os dois tipos de pavimento. Com as espessuras das camadas de ambos os pavimentos determinadas, calculou-se a quantidade de material necessário em cada camada, e posteriormente calculou-se o custo de cada pavimento. A partir disto concluiu-se que o pavimento com revestimento em CBUQ tem um custo mais elevado do que o pavimento com revestimento em TSD, entre tanto, o revestimento em CBUQ é produzido em usinas e possui uma camada mais espessa do que o revestimento em TSD, que por sua vez é produzido artesanalmente direto na pista.77 f.EngenhariasEngenharia CivilPavimentoRevestimentoCBUQTSDhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5183DMD_hdl_123456789/5183Peralta, Jardel Pazporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJardel%20Paz%20Peralta.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5183/1/Jardel%20Paz%20Peralta.pdfapplication/pdf2036868http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5183/1/Jardel%20Paz%20Peralta.pdf6c69d61a08efe55df6f705d90ad727c1MD5123456789_5183_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
title |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
spellingShingle |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários Peralta, Jardel Paz Engenharias Engenharia Civil Pavimento Revestimento CBUQ TSD |
title_short |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
title_full |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
title_fullStr |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
title_full_unstemmed |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
title_sort |
Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários |
author |
Peralta, Jardel Paz |
author_facet |
Peralta, Jardel Paz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peralta, Jardel Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharias Engenharia Civil Pavimento Revestimento CBUQ TSD |
topic |
Engenharias Engenharia Civil Pavimento Revestimento CBUQ TSD |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Nos dias atuais, onde a economia brasileira necessita cada vez mais do transporte rodoviário para se desenvolver e gerar fonte de renda para o país é preciso que as rodovias federais e estaduais estejam em boas condições de tráfego. O sistema viário para ter um bom fluxo de trabalho, necessita que toda a malha rodoviária ou ao menos as principais rodovias do Brasil tenham boas condições de rodagem. Para conseguir dar bom conforto de tráfego para os usuários das rodovias é preciso fazer estudos de tráfego, tornando o caminho o mais curto possível, porém normalmente o trajeto entre ponto de saída e ponto de chegada é longo. Por este motivo, uma das soluções é executar um pavimento com camadas que possam resistir às ações causadas pelo tráfego, deixando assim o revestimento sempre em um bom estado, evitando ao máximo que ajam imperfeiçoes na pista. Os dois principais tipos de pavimentos projetados são as rodovias com revestimento em concreto betuminoso usinado á quente (CBUQ) e em tratamento superficial duplo (TSD), sendo que o custo de execução destes pavimentos pode fazer com um projeto não seja realizado. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo comparar o custo de materiais para a execução de pavimento com revestimento em tratamento superficial duplo e pavimento com revestimento com concreto betuminoso usinado á quente. Esta comparação de custos se fará somente com os materiais utilizados para execução das camadas de sub-base, base e revestimento, não levando em consideração as etapas de terraplanagem. Para a realização desta pesquisa foi utilizado para o pavimento com TSD as espessuras de camadas conforme o projeto de pavimentação da rodovia RS/551 da cidade de Eugênio de Castro-RS. Já para o pavimento com CBUQ, utilizou-se para o cálculo das espessuras das camadas, o método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER/DNIT, levando em consideração os dados do projeto da RS/551 como tráfego e CBR do subleito, podendo desta forma comparar os dois tipos de pavimento. Com as espessuras das camadas de ambos os pavimentos determinadas, calculou-se a quantidade de material necessário em cada camada, e posteriormente calculou-se o custo de cada pavimento. A partir disto concluiu-se que o pavimento com revestimento em CBUQ tem um custo mais elevado do que o pavimento com revestimento em TSD, entre tanto, o revestimento em CBUQ é produzido em usinas e possui uma camada mais espessa do que o revestimento em TSD, que por sua vez é produzido artesanalmente direto na pista. 77 f. |
description |
Nos dias atuais, onde a economia brasileira necessita cada vez mais do transporte rodoviário para se desenvolver e gerar fonte de renda para o país é preciso que as rodovias federais e estaduais estejam em boas condições de tráfego. O sistema viário para ter um bom fluxo de trabalho, necessita que toda a malha rodoviária ou ao menos as principais rodovias do Brasil tenham boas condições de rodagem. Para conseguir dar bom conforto de tráfego para os usuários das rodovias é preciso fazer estudos de tráfego, tornando o caminho o mais curto possível, porém normalmente o trajeto entre ponto de saída e ponto de chegada é longo. Por este motivo, uma das soluções é executar um pavimento com camadas que possam resistir às ações causadas pelo tráfego, deixando assim o revestimento sempre em um bom estado, evitando ao máximo que ajam imperfeiçoes na pista. Os dois principais tipos de pavimentos projetados são as rodovias com revestimento em concreto betuminoso usinado á quente (CBUQ) e em tratamento superficial duplo (TSD), sendo que o custo de execução destes pavimentos pode fazer com um projeto não seja realizado. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo comparar o custo de materiais para a execução de pavimento com revestimento em tratamento superficial duplo e pavimento com revestimento com concreto betuminoso usinado á quente. Esta comparação de custos se fará somente com os materiais utilizados para execução das camadas de sub-base, base e revestimento, não levando em consideração as etapas de terraplanagem. Para a realização desta pesquisa foi utilizado para o pavimento com TSD as espessuras de camadas conforme o projeto de pavimentação da rodovia RS/551 da cidade de Eugênio de Castro-RS. Já para o pavimento com CBUQ, utilizou-se para o cálculo das espessuras das camadas, o método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER/DNIT, levando em consideração os dados do projeto da RS/551 como tráfego e CBR do subleito, podendo desta forma comparar os dois tipos de pavimento. Com as espessuras das camadas de ambos os pavimentos determinadas, calculou-se a quantidade de material necessário em cada camada, e posteriormente calculou-se o custo de cada pavimento. A partir disto concluiu-se que o pavimento com revestimento em CBUQ tem um custo mais elevado do que o pavimento com revestimento em TSD, entre tanto, o revestimento em CBUQ é produzido em usinas e possui uma camada mais espessa do que o revestimento em TSD, que por sua vez é produzido artesanalmente direto na pista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-22T23:30:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-22T23:30:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5183 DMD_hdl_123456789/5183 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5183 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817748803584 |