Comparativo de custos de execução de revestimentos rodoviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Jardel Paz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5183
Resumo: Nos dias atuais, onde a economia brasileira necessita cada vez mais do transporte rodoviário para se desenvolver e gerar fonte de renda para o país é preciso que as rodovias federais e estaduais estejam em boas condições de tráfego. O sistema viário para ter um bom fluxo de trabalho, necessita que toda a malha rodoviária ou ao menos as principais rodovias do Brasil tenham boas condições de rodagem. Para conseguir dar bom conforto de tráfego para os usuários das rodovias é preciso fazer estudos de tráfego, tornando o caminho o mais curto possível, porém normalmente o trajeto entre ponto de saída e ponto de chegada é longo. Por este motivo, uma das soluções é executar um pavimento com camadas que possam resistir às ações causadas pelo tráfego, deixando assim o revestimento sempre em um bom estado, evitando ao máximo que ajam imperfeiçoes na pista. Os dois principais tipos de pavimentos projetados são as rodovias com revestimento em concreto betuminoso usinado á quente (CBUQ) e em tratamento superficial duplo (TSD), sendo que o custo de execução destes pavimentos pode fazer com um projeto não seja realizado. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo comparar o custo de materiais para a execução de pavimento com revestimento em tratamento superficial duplo e pavimento com revestimento com concreto betuminoso usinado á quente. Esta comparação de custos se fará somente com os materiais utilizados para execução das camadas de sub-base, base e revestimento, não levando em consideração as etapas de terraplanagem. Para a realização desta pesquisa foi utilizado para o pavimento com TSD as espessuras de camadas conforme o projeto de pavimentação da rodovia RS/551 da cidade de Eugênio de Castro-RS. Já para o pavimento com CBUQ, utilizou-se para o cálculo das espessuras das camadas, o método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER/DNIT, levando em consideração os dados do projeto da RS/551 como tráfego e CBR do subleito, podendo desta forma comparar os dois tipos de pavimento. Com as espessuras das camadas de ambos os pavimentos determinadas, calculou-se a quantidade de material necessário em cada camada, e posteriormente calculou-se o custo de cada pavimento. A partir disto concluiu-se que o pavimento com revestimento em CBUQ tem um custo mais elevado do que o pavimento com revestimento em TSD, entre tanto, o revestimento em CBUQ é produzido em usinas e possui uma camada mais espessa do que o revestimento em TSD, que por sua vez é produzido artesanalmente direto na pista.
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