Levantamento de ATR em rodovias com revestimento de concreto asfáltico executados em épocas distintas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4080 |
Resumo: | Nos últimos anos se configurou um aumento exponencial da frota viária nacional. As rodovias ganharam papel fundamental no transporte de cargas e de pessoas demandando investimentos em infraestrutura para garantia de segurança e conforto aos usuários. O volume de tráfego crescente teve como consequência uma majoração das solicitações de cargas nos pavimentos acarretando no encurtamento da vida de serviço das vias. Para amenizar os efeitos do trafego, se fazem necessárias pesquisas e descobertas de novos métodos e procedimentos que aumentem a durabilidade dos pavimentos além de construir um entendimento das patologias que prejudicam a qualidade das vias. Desta forma, esta pesquisa traz um estudo de deformações sofridas pelos pavimentos com foco no Afundamento na Trilha de Roda e busca avaliar o valor médio do mesmo em rodovias federais com pavimento flexível relacionando este tipo de patologia com a granulometria e macrotextura do pavimento. As rodovias avaliadas são da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (BR-158 e 285). Para a coleta dos dados foram feitas medições de ATR com treliça de alumínio padronizada de acordo com a NBR. A mensuração da macrotextura foi feita através do ensaio de Mancha de Areia. Com estes procedimentos foi possível avaliar e correlacionar o ATR com a macrotextura dos pavimentos além de comparar com métodos de previsão de deformações. |
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Nos últimos anos se configurou um aumento exponencial da frota viária nacional. As rodovias ganharam papel fundamental no transporte de cargas e de pessoas demandando investimentos em infraestrutura para garantia de segurança e conforto aos usuários. O volume de tráfego crescente teve como consequência uma majoração das solicitações de cargas nos pavimentos acarretando no encurtamento da vida de serviço das vias. Para amenizar os efeitos do trafego, se fazem necessárias pesquisas e descobertas de novos métodos e procedimentos que aumentem a durabilidade dos pavimentos além de construir um entendimento das patologias que prejudicam a qualidade das vias. Desta forma, esta pesquisa traz um estudo de deformações sofridas pelos pavimentos com foco no Afundamento na Trilha de Roda e busca avaliar o valor médio do mesmo em rodovias federais com pavimento flexível relacionando este tipo de patologia com a granulometria e macrotextura do pavimento. As rodovias avaliadas são da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (BR-158 e 285). Para a coleta dos dados foram feitas medições de ATR com treliça de alumínio padronizada de acordo com a NBR. A mensuração da macrotextura foi feita através do ensaio de Mancha de Areia. Com estes procedimentos foi possível avaliar e correlacionar o ATR com a macrotextura dos pavimentos além de comparar com métodos de previsão de deformações. |
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