A reserva do possível e o direito á saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Leidiane Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3688
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo do direito à saúde, bem como o papel do Estado na efetivação deste direito, evidenciando a cláusula da reserva do possível como limite fático e jurídico à sua realização. Para isso, no primeiro capítulo abordamos os direitos sociais como direitos fundamentais, trazendo o direito à saúde sobre o viés constitucional, vez que a Constituição Federal de 1988 trata esse direito como dever so estado, tendo como primado os princípios da universalidade e da igualdade. Ainda, tratamos o Sistema Único de Saúde como mecanismo utilizado pela administração pública para a efetivação do direito à saúde, perpassando pelo seu funcionamento, princípios e diretrizes. Em um segundo momento, abordamos o direito à saúde sob a perspectiva dos recursos financeiros, pois muito embora a saúde seja um direito garantido constitucionalmente, a sua efetivação demanda recursos. Para tanto fizemos uma breve análise sobre o orçamento público, suas regulamentações legais, bem como sobre a escassez dos recursos financeiros destinados à saúde no Brasil. Por fim, procuramos expor o problema da efetivação do direito à saúde no Brasil, fazendo um estudo sobre a doutrina da reserva do possível, sua origem histórica, dimensões e conexões. Este princípio tem sido utilizado pela administração pública como óbice a efetivação de direitos fundamentais, sendo que os entes estatais só atenderiam a demanda de saúde que estiver dentro da previsão orçamentária. Ainda, destaca-se a relação entre a reserva do possível e o custo dos direitos, vez que a temática mostra-se importante para o entendimento do problema da efetivação do direito à saúde, buscando compreender se essa condição de realidade pode ser invocada sem que se viole um direito fundamental elencado em nossa constituição.
id UNIJ_ee13a692567c2ec24a593ba6eeb64a8b
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3688
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA reserva do possível e o direito á saúde2016-08-2920162016-08-29T13:32:02Z2016-08-29T13:32:02ZEste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo do direito à saúde, bem como o papel do Estado na efetivação deste direito, evidenciando a cláusula da reserva do possível como limite fático e jurídico à sua realização. Para isso, no primeiro capítulo abordamos os direitos sociais como direitos fundamentais, trazendo o direito à saúde sobre o viés constitucional, vez que a Constituição Federal de 1988 trata esse direito como dever so estado, tendo como primado os princípios da universalidade e da igualdade. Ainda, tratamos o Sistema Único de Saúde como mecanismo utilizado pela administração pública para a efetivação do direito à saúde, perpassando pelo seu funcionamento, princípios e diretrizes. Em um segundo momento, abordamos o direito à saúde sob a perspectiva dos recursos financeiros, pois muito embora a saúde seja um direito garantido constitucionalmente, a sua efetivação demanda recursos. Para tanto fizemos uma breve análise sobre o orçamento público, suas regulamentações legais, bem como sobre a escassez dos recursos financeiros destinados à saúde no Brasil. Por fim, procuramos expor o problema da efetivação do direito à saúde no Brasil, fazendo um estudo sobre a doutrina da reserva do possível, sua origem histórica, dimensões e conexões. Este princípio tem sido utilizado pela administração pública como óbice a efetivação de direitos fundamentais, sendo que os entes estatais só atenderiam a demanda de saúde que estiver dentro da previsão orçamentária. Ainda, destaca-se a relação entre a reserva do possível e o custo dos direitos, vez que a temática mostra-se importante para o entendimento do problema da efetivação do direito à saúde, buscando compreender se essa condição de realidade pode ser invocada sem que se viole um direito fundamental elencado em nossa constituição.48 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoCidadaniaDireito à saúdeDireitos fundamentaisDireitos sociaisReserva do possívelhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3688DMD_hdl_123456789/3688Santana, Leidiane Santos deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho%20de%20Curso%20versao%20em%20CD%20para%20biblioteca.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3688/1/Trabalho%20de%20Curso%20versao%20em%20CD%20para%20biblioteca.pdfapplication/pdf679644http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3688/1/Trabalho%20de%20Curso%20versao%20em%20CD%20para%20biblioteca.pdfeb85c8d8907cc1707db8719139bfa48bMD5123456789_3688_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A reserva do possível e o direito á saúde
title A reserva do possível e o direito á saúde
spellingShingle A reserva do possível e o direito á saúde
Santana, Leidiane Santos de
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Cidadania
Direito à saúde
Direitos fundamentais
Direitos sociais
Reserva do possível
title_short A reserva do possível e o direito á saúde
title_full A reserva do possível e o direito á saúde
title_fullStr A reserva do possível e o direito á saúde
title_full_unstemmed A reserva do possível e o direito á saúde
title_sort A reserva do possível e o direito á saúde
author Santana, Leidiane Santos de
author_facet Santana, Leidiane Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Leidiane Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Cidadania
Direito à saúde
Direitos fundamentais
Direitos sociais
Reserva do possível
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Cidadania
Direito à saúde
Direitos fundamentais
Direitos sociais
Reserva do possível
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo do direito à saúde, bem como o papel do Estado na efetivação deste direito, evidenciando a cláusula da reserva do possível como limite fático e jurídico à sua realização. Para isso, no primeiro capítulo abordamos os direitos sociais como direitos fundamentais, trazendo o direito à saúde sobre o viés constitucional, vez que a Constituição Federal de 1988 trata esse direito como dever so estado, tendo como primado os princípios da universalidade e da igualdade. Ainda, tratamos o Sistema Único de Saúde como mecanismo utilizado pela administração pública para a efetivação do direito à saúde, perpassando pelo seu funcionamento, princípios e diretrizes. Em um segundo momento, abordamos o direito à saúde sob a perspectiva dos recursos financeiros, pois muito embora a saúde seja um direito garantido constitucionalmente, a sua efetivação demanda recursos. Para tanto fizemos uma breve análise sobre o orçamento público, suas regulamentações legais, bem como sobre a escassez dos recursos financeiros destinados à saúde no Brasil. Por fim, procuramos expor o problema da efetivação do direito à saúde no Brasil, fazendo um estudo sobre a doutrina da reserva do possível, sua origem histórica, dimensões e conexões. Este princípio tem sido utilizado pela administração pública como óbice a efetivação de direitos fundamentais, sendo que os entes estatais só atenderiam a demanda de saúde que estiver dentro da previsão orçamentária. Ainda, destaca-se a relação entre a reserva do possível e o custo dos direitos, vez que a temática mostra-se importante para o entendimento do problema da efetivação do direito à saúde, buscando compreender se essa condição de realidade pode ser invocada sem que se viole um direito fundamental elencado em nossa constituição.
48 f.
description Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo do direito à saúde, bem como o papel do Estado na efetivação deste direito, evidenciando a cláusula da reserva do possível como limite fático e jurídico à sua realização. Para isso, no primeiro capítulo abordamos os direitos sociais como direitos fundamentais, trazendo o direito à saúde sobre o viés constitucional, vez que a Constituição Federal de 1988 trata esse direito como dever so estado, tendo como primado os princípios da universalidade e da igualdade. Ainda, tratamos o Sistema Único de Saúde como mecanismo utilizado pela administração pública para a efetivação do direito à saúde, perpassando pelo seu funcionamento, princípios e diretrizes. Em um segundo momento, abordamos o direito à saúde sob a perspectiva dos recursos financeiros, pois muito embora a saúde seja um direito garantido constitucionalmente, a sua efetivação demanda recursos. Para tanto fizemos uma breve análise sobre o orçamento público, suas regulamentações legais, bem como sobre a escassez dos recursos financeiros destinados à saúde no Brasil. Por fim, procuramos expor o problema da efetivação do direito à saúde no Brasil, fazendo um estudo sobre a doutrina da reserva do possível, sua origem histórica, dimensões e conexões. Este princípio tem sido utilizado pela administração pública como óbice a efetivação de direitos fundamentais, sendo que os entes estatais só atenderiam a demanda de saúde que estiver dentro da previsão orçamentária. Ainda, destaca-se a relação entre a reserva do possível e o custo dos direitos, vez que a temática mostra-se importante para o entendimento do problema da efetivação do direito à saúde, buscando compreender se essa condição de realidade pode ser invocada sem que se viole um direito fundamental elencado em nossa constituição.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-29
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-08-29T13:32:02Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-29T13:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3688
DMD_hdl_123456789/3688
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3688
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415436563447808