Um olhar sobre o bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuster, Letícia Gabriela Galiotto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2896
Resumo: Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”), que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdades, universidades, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a autoestima e a saúde mental dos indivíduos. O bullying está fortemente ligado á constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular com os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. É a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acorrendo em cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito, o seu lugar de filho, sendo que é justamente a definição deste lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como o sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também fica definido nesse processo, como o sujeito vai lidar com o bullying, e ainda como vai internalizar as possíveis consequências dessa prática.
id UNIJ_ee19f7d5625a025450b39dd28449587f
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2896
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUm olhar sobre o bullying2015-07-3020142015-07-30T13:53:24Z2015-07-30T13:53:24ZBullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”), que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdades, universidades, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a autoestima e a saúde mental dos indivíduos. O bullying está fortemente ligado á constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular com os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. É a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acorrendo em cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito, o seu lugar de filho, sendo que é justamente a definição deste lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como o sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também fica definido nesse processo, como o sujeito vai lidar com o bullying, e ainda como vai internalizar as possíveis consequências dessa prática.33 f.Ciências HumanasPsicologiaBullyingViolênciaConstituição psíquicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2896DMD_hdl_123456789/2896Schuster, Letícia Gabriela Galiottoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLet%c3%adcia%20Gabriela%20Galiotto%20Schuster.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2896/1/Let%c3%adcia%20Gabriela%20Galiotto%20Schuster.pdfapplication/pdf174038http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2896/1/Let%c3%adcia%20Gabriela%20Galiotto%20Schuster.pdf725adffefc4c2a7f0c8c84ed86890b31MD5123456789_2896_12019-01-21T12:44:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o bullying
title Um olhar sobre o bullying
spellingShingle Um olhar sobre o bullying
Schuster, Letícia Gabriela Galiotto
Ciências Humanas
Psicologia
Bullying
Violência
Constituição psíquica
title_short Um olhar sobre o bullying
title_full Um olhar sobre o bullying
title_fullStr Um olhar sobre o bullying
title_full_unstemmed Um olhar sobre o bullying
title_sort Um olhar sobre o bullying
author Schuster, Letícia Gabriela Galiotto
author_facet Schuster, Letícia Gabriela Galiotto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuster, Letícia Gabriela Galiotto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Bullying
Violência
Constituição psíquica
topic Ciências Humanas
Psicologia
Bullying
Violência
Constituição psíquica
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”), que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdades, universidades, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a autoestima e a saúde mental dos indivíduos. O bullying está fortemente ligado á constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular com os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. É a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acorrendo em cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito, o seu lugar de filho, sendo que é justamente a definição deste lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como o sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também fica definido nesse processo, como o sujeito vai lidar com o bullying, e ainda como vai internalizar as possíveis consequências dessa prática.
33 f.
description Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”), que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdades, universidades, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a autoestima e a saúde mental dos indivíduos. O bullying está fortemente ligado á constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular com os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. É a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acorrendo em cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito, o seu lugar de filho, sendo que é justamente a definição deste lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como o sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também fica definido nesse processo, como o sujeito vai lidar com o bullying, e ainda como vai internalizar as possíveis consequências dessa prática.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-07-30T13:53:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-30T13:53:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2896
DMD_hdl_123456789/2896
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2896
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414712179884032