Orientação: adesão de professores e alunos na utilização da modalidade como prática de atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selau, Paulo Sérgio Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4709
Resumo: A Orientação é uma prática desportiva que vem ganhando vultoso espaço no cenário das práticas corporais da natureza, não só por ser uma prática corporal em contato com um ambiente natural, mas pelo seu sistema progressivo de grau de dificuldade e por sua grande possibilidade inclusiva, os quais permitem que o indivíduo se enquadre no nível adequado a sua experiência e que independentemente das suas valências ou limitações físicas, sua execução seja perfeitamente possível. Este estudo a finalidade de compreender as percepções dos participantes frente a estas práticas corporais através das vivências e da verificação do seu nível de aceitação por parte de professores e alunos de escolas de ensino médio e fundamental do município de Camaquã-RS. O trabalho se enquadra de acordo com os seus procedimentos técnicos utilizados como de levantamento e com este formato pretende-se elencar os resultados obtidos em dois grupos de indivíduos, para que as análises qualitativas e quantitativas obtenham maior precisão e eficiência em seus resultados. Durante as fases de realização foram construídos em um primeiro momento mapas de orientação das áreas a serem utilizadas para prática. Em uma segunda fase foram ministradas aulas teórico/práticas para apresentação e aprendizado do esporte e em uma terceira fase a execução de um percurso de orientação. Ao final do trabalho foram coletados os dados referentes à aceitação do esporte através de questionário elaborado para este fim. No resultado final percebemos que mesmo desconhecida, a modalidade teve uma aceitação muito boa por parte dos participantes da pesquisa, sendo eles professores ou alunos. Desta forma, através de uma informação positiva e fundamentada, é possível reforçar a justificativa da instigação de sua prática, seja ela no meio escolar ou como simples prática corporal de movimento em diversos ambientes.
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