Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273 |
Resumo: | No presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados. |
id |
UNIJ_f4d14f5020f943884a8298dfbbcee259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3273 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMotivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS2016-04-1220152016-04-12T14:17:47Z2016-04-12T14:17:47ZNo presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados.111 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoCooperativismoAssociadosMotivaçãoAtendimentoSicredihttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273DMD_hdl_123456789/3273Chassot, Marciel Rodrigoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20vers%c3%a3o%20final%20%28Usu%c3%a1rio%20Marciel%20Chassot%29%20%28Data%2001-12-2015%2016h28m%29%20Trabalho%20final.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3273/1/TCC%20vers%c3%a3o%20final%20%28Usu%c3%a1rio%20Marciel%20Chassot%29%20%28Data%2001-12-2015%2016h28m%29%20Trabalho%20final.pdfapplication/pdf1328138http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3273/1/TCC%20vers%c3%a3o%20final%20%28Usu%c3%a1rio%20Marciel%20Chassot%29%20%28Data%2001-12-2015%2016h28m%29%20Trabalho%20final.pdf5b7c22068d7027df6d17ecb4442150d9MD5123456789_3273_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
title |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
spellingShingle |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS Chassot, Marciel Rodrigo Ciências Sociais Aplicadas Administração Cooperativismo Associados Motivação Atendimento Sicredi |
title_short |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
title_full |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
title_fullStr |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
title_full_unstemmed |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
title_sort |
Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS |
author |
Chassot, Marciel Rodrigo |
author_facet |
Chassot, Marciel Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chassot, Marciel Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Cooperativismo Associados Motivação Atendimento Sicredi |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Cooperativismo Associados Motivação Atendimento Sicredi |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
No presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados. 111 f. |
description |
No presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2016-04-12T14:17:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-12T14:17:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273 DMD_hdl_123456789/3273 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415075833380864 |