Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chassot, Marciel Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273
Resumo: No presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados.
id UNIJ_f4d14f5020f943884a8298dfbbcee259
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3273
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMotivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS2016-04-1220152016-04-12T14:17:47Z2016-04-12T14:17:47ZNo presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados.111 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoCooperativismoAssociadosMotivaçãoAtendimentoSicredihttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273DMD_hdl_123456789/3273Chassot, Marciel Rodrigoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20vers%c3%a3o%20final%20%28Usu%c3%a1rio%20Marciel%20Chassot%29%20%28Data%2001-12-2015%2016h28m%29%20Trabalho%20final.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3273/1/TCC%20vers%c3%a3o%20final%20%28Usu%c3%a1rio%20Marciel%20Chassot%29%20%28Data%2001-12-2015%2016h28m%29%20Trabalho%20final.pdfapplication/pdf1328138http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3273/1/TCC%20vers%c3%a3o%20final%20%28Usu%c3%a1rio%20Marciel%20Chassot%29%20%28Data%2001-12-2015%2016h28m%29%20Trabalho%20final.pdf5b7c22068d7027df6d17ecb4442150d9MD5123456789_3273_12019-01-21T12:44:54Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
title Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
spellingShingle Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
Chassot, Marciel Rodrigo
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Cooperativismo
Associados
Motivação
Atendimento
Sicredi
title_short Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
title_full Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
title_fullStr Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
title_full_unstemmed Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
title_sort Motivos que levam as pessoas a se associarem ao Sicredi Noroeste-RS
author Chassot, Marciel Rodrigo
author_facet Chassot, Marciel Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chassot, Marciel Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Cooperativismo
Associados
Motivação
Atendimento
Sicredi
topic Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Cooperativismo
Associados
Motivação
Atendimento
Sicredi
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv No presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados.
111 f.
description No presente trabalho foram analisados e avaliados os principais motivos que atraem as pessoas a se associarem a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Sicredi Noroeste do Rio Grande do Sul – Sicredi Noroeste, para isto, torna-se relevante apresentar o conceito de cooperativismo que é o instrumento de organização econômica do SICREDI. O cooperativismo, para Pinho (1997) e Crúzio (2000), representa a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem não o lucro. Segundo Mcintyre e Silva (2002), uma organização dessa natureza caracteriza-se por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados. Os objetivos deste estudo foram identificar as ações que o Sicredi faz para atrair associados; verificar, junto ao gestor, o que o mesmo entende que motiva as pessoas a associarem-se à Cooperativa; verificar, junto aos associados, quais são as principais necessidades e expectativas que fez com que eles procurassem o Sicredi; analisar possíveis gaps e similaridades entre as ações do Sicredi e a necessidade dos associados; verificar se o Cooperativismo é elemento determinante para as pessoas associarem-se ao Sicredi e propor ações para atrair e fidelizar associados. O estudo utilizou uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativo, com objetivos descritivos e exploratórios, empregou os procedimentos técnicos de bibliografia, pesquisa documental, levantamento (survey), pesquisa de campo e pesquisa participante. O universo amostral utilizado foi o gestor da unidade rural de atendimento do Sicredi de Crissiumal, que participou de uma entrevista com o acadêmico, 101 associados que responderam um questionário e o acadêmico que realizou a relação entre as informações da entrevista e dos questionários. A análise dos resultados trouxe algumas informações pontuais, como o principal motivo da associação das pessoas na cooperativa é o bom atendimento, apontado por 52,48% dos entrevistados, o fato der ser Cooperativa é a terceira opção citada entre os entrevistados com apenas 14,85% dos associados, sendo um das principais informações obtidas através da presente pesquisa. Outros fatores citados pelos associados como as linhas de crédito, também auxiliam na atração de novos associados. O Sicredi é a principal instituição financeira entre os associados entrevistados, o produto contratado pelo maior número de associados são os empréstimos e financiamentos, onde 80,20% dos entrevistados possuem esse produto. Os associados entendem que a maior preocupação do Sicredi é com o atendimento às necessidades dos associados, apontado por 75,25 dos entrevistados. A maioria dos associados questionados reconhece o Sicredi como sendo uma cooperativa, onde foi citado por 90,10% dos entrevistados, e também conhece a diferença entre uma cooperativa e um banco com 84,16% dos entrevistados, os mesmos também conhecem as vantagens que o Sicredi apresenta por ser Cooperativa e também identificam o papel de Cooperativa do Sicredi junto à comunidade. Para o gestor as ações que atraem e motivam as pessoas a se associarem ao Sicredi são a distribuição das sobras do exercício, de acordo com a participação de cada um na geração desse resultado, as campanhas de prêmios, onde são valorizados os negócios que o associado realiza junto à unidade em forma de sorteio de prêmios, o bom atendimento aos associados, conforme apontado pelos mesmos como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem à cooperativa, e a pulverização dos recursos e agilidade na liberação dos mesmos. O presente estudo apresentou algumas informações que ainda eram desconhecidas, informações com grande importância para o planejamento de novas ações e estratégias para o desenvolvimento da organização. Como principal motivo que atrai as pessoas a se associarem ao Sicredi é o bom atendimento que a instituição possui. O gestor citou o cooperativismo como determinante na atração de novos associados somente quando perguntado pontualmente, assim como não teve a maior indicação entre os associados.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015
2016-04-12T14:17:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-12T14:17:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273
DMD_hdl_123456789/3273
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3273
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415075833380864