O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas. |
id |
UNIJ_f502eb26b5d8344b099cec12f9802b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5727 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física2019-03-0120182019-03-01T13:01:10Z2019-03-01T13:01:10ZEste estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas.43 f.Ciências da saúdeEducação físicaDesinteresseEducação FísicaEnsino Médiohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727DMD_hdl_123456789/5727Breunig, Jeniferporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJenifer%20Breunig.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5727/1/Jenifer%20Breunig.pdfapplication/pdf710487http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5727/1/Jenifer%20Breunig.pdfe9f5eed831719043f056e86b0ed71cf7MD5123456789_5727_12019-03-02T06:57:13Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
title |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
spellingShingle |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física Breunig, Jenifer Ciências da saúde Educação física Desinteresse Educação Física Ensino Médio |
title_short |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
title_full |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
title_fullStr |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
title_sort |
O desinteresse dos discentes do ensino médio nas aulas de educação física |
author |
Breunig, Jenifer |
author_facet |
Breunig, Jenifer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breunig, Jenifer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação física Desinteresse Educação Física Ensino Médio |
topic |
Ciências da saúde Educação física Desinteresse Educação Física Ensino Médio |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas. 43 f. |
description |
Este estudo tem por objetivo investigar a partir da percepção dos discentes do Ensino médio, as causas que leva o desinteresse pelas aulas de Educação Física. O estudo trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo com enfoque descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado contendo perguntas que levantam informações sobre a área de Educação Física e as causas de desinteresse. Os dados obtidos serão de acordo com as questões elaboradas para o problema. O desafio proposto nesse estudo é entender a partir da percepção dos discentes do Ensino Médio, o que os mesmos pensam sobre as aulas de Educação Física, pois se presencia muito no âmbito escolar, alunos que não estão dispostos em participar nas aulas. A pesquisa ocorreu em uma escola pública em um município da cidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Fizeram parte do estudo 17 adolescentes sendo 9 meninas e 8 masculino do 3º do Ensino Médio que estudam no período de manhã e noite. Os resultados foram divididos em duas categorias, a primeira sendo a compreensão sobre as aulas de Educação Física, e a segunda percepção sobre os conteúdos ensinados em aula. Percebe-se através da realidade estudada, o desinteresse pelas aulas por parte de alguns alunos, pois cada aluno teve a sua percepção diante da disciplina, ou seja, para alguns as aulas de Educação Física foi considerada boa, e para ou outros analisado como ruim. Quando os alunos consideraram a aula boa, percebemos que foi quando o professor estudado apresentado aos alunos apenas o esporte de interesse dos alunos. Já os sujeitos que revelaram que a aula era ruim, quando o professor trabalhou apenas o conteúdo de futebol e de vôlei, não diversificando/ampliando o repertório nas aulas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2019-03-01T13:01:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-01T13:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727 DMD_hdl_123456789/5727 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5727 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1627013567081349120 |