Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassbinder, Thaiany Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033
Resumo: O Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa.
id UNIJ_f71a39c34c179e4c95c24e758665d300
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2033
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação2014-03-0520132014-03-05T14:36:07Z2014-03-05T14:36:07ZO Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa.44 f.ITILGerenciamento de serviços de TICobitGovernança de TICiência da ComputaçãoEngenhariahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033DMD_hdl_123456789/2033Fassbinder, Thaiany Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20II%20_Alt_26.12.2013FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2033/1/TCC%20II%20_Alt_26.12.2013FINAL.pdfapplication/pdf645392http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2033/1/TCC%20II%20_Alt_26.12.2013FINAL.pdf5db4a57e0c430cdc5748a9bbf68f2cfcMD5123456789_2033_12019-01-21T12:44:11Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
title Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
spellingShingle Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
Fassbinder, Thaiany Cristina
ITIL
Gerenciamento de serviços de TI
Cobit
Governança de TI
Ciência da Computação
Engenharia
title_short Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
title_full Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
title_fullStr Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
title_full_unstemmed Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
title_sort Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
author Fassbinder, Thaiany Cristina
author_facet Fassbinder, Thaiany Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassbinder, Thaiany Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv ITIL
Gerenciamento de serviços de TI
Cobit
Governança de TI
Ciência da Computação
Engenharia
topic ITIL
Gerenciamento de serviços de TI
Cobit
Governança de TI
Ciência da Computação
Engenharia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa.
44 f.
description O Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-03-05T14:36:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-05T14:36:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033
DMD_hdl_123456789/2033
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413981829922816