Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033 |
Resumo: | O Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa. |
id |
UNIJ_f71a39c34c179e4c95c24e758665d300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2033 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação2014-03-0520132014-03-05T14:36:07Z2014-03-05T14:36:07ZO Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa.44 f.ITILGerenciamento de serviços de TICobitGovernança de TICiência da ComputaçãoEngenhariahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033DMD_hdl_123456789/2033Fassbinder, Thaiany Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20II%20_Alt_26.12.2013FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2033/1/TCC%20II%20_Alt_26.12.2013FINAL.pdfapplication/pdf645392http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2033/1/TCC%20II%20_Alt_26.12.2013FINAL.pdf5db4a57e0c430cdc5748a9bbf68f2cfcMD5123456789_2033_12019-01-21T12:44:11Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
title |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
spellingShingle |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação Fassbinder, Thaiany Cristina ITIL Gerenciamento de serviços de TI Cobit Governança de TI Ciência da Computação Engenharia |
title_short |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
title_full |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
title_fullStr |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
title_full_unstemmed |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
title_sort |
Gerenciamento de serviços de TI utilizando as práticas ITIL - Information Technology Infrastructure Library e os desafios na implantação |
author |
Fassbinder, Thaiany Cristina |
author_facet |
Fassbinder, Thaiany Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fassbinder, Thaiany Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ITIL Gerenciamento de serviços de TI Cobit Governança de TI Ciência da Computação Engenharia |
topic |
ITIL Gerenciamento de serviços de TI Cobit Governança de TI Ciência da Computação Engenharia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa. 44 f. |
description |
O Gerenciamento de Serviços de TI é uma necessidade que tende a estar presente na grande maioria das organizações, pois possibilita a criação de processos mais seguros, transparentes e eficientes. Ele traz uma série de benefícios, os quais serão vistos no decorrer do trabalho, que ajudam as empresas no seu desenvolvimento. A TI (Tecnologia da Informação) vem sendo cada vez mais importante e tendo seu espaço crescendo no mercado, pois este é um dos grandes fatores que fazem a diferença nas empresas na hora de concorrer no mundo dos negócios. Os serviços prestados pelas organizações são afetados diretamente neste processo, seja de mudança ou melhorias. Fazendo assim, com que sua qualidade aumente e o tempo de respostas diminua com a implantação das práticas ITIL. E um dos grandes fatores que as empresas adotam essas práticas, é que reduz os gastos com infraestruturas e investimentos nessa área, além das vantagens que trazem para os processos que serão realizados. As organizações enfrentam algumas dificuldades para implantar o ITIL, seja administrativo, financeiro ou técnico. Fazendo com que muitas parem no meio da aplicação do projeto. Mas as que têm apoio e incentivo da alta hierarquia da empresa têm grandes chances de finalizar com sucesso. Para a aplicação da Governança de TI são usados padrões de processos que ajudam na implantação dos serviços nas empresas. Existindo vários modelos, mas os que vão ser citados para ser feita uma comparação entre eles, será o ITIL e o COBIT. Demonstrando então possíveis semelhanças e diferenças, fazendo com que as organizações façam a escolha certa na hora de escolher qual o melhor gerenciamento de serviço para o que ela realmente precisa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2014-03-05T14:36:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-05T14:36:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033 DMD_hdl_123456789/2033 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413981829922816 |