Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1851 |
Resumo: | O trabalho tem como o tema a Educação do Campo, suas relações e o cruzamento de saberes, experiências e culturas em movimento no currículo de escolas do campo. A problemática da pesquisa está relacionada à Educação do Campo, a partir da exclusão à qual a população camponesa é, historicamente, submetida pela educação escolar veiculada no campo. O objetivo central do estudo foi identificar como se apresentam os saberes populares provenientes das práticas cotidianas de camponeses e camponesas, no currículo de duas escolas do campo em São Miguel do Oeste/SC; entender o contexto e as questões relativas às comunidades camponesas, locais onde ocorreu a investigação; e compreender como são contemplados, nos currículos escolares pesquisados, os saberes populares que retratam a especificidade do campo e da cultura, proveniente das práticas cotidianas de camponeses e camponesas. Assim, foi estabelecida e consolidado uma relação com a Educação Popular. Trata-se de uma pesquisa participante com vistas à compreensão crítica da realidade, a inserção na vida da comunidade pesquisada. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas de diferentes técnicas e instrumentos: observação, diário de campo, questionários, entrevistas, oficinas de diálogos, roda de conversas com a escuta de vozes dos envolvidos no processo, depoimentos, relatos orais, fotografias, análise bibliográfica e documental. Esta pesquisa teve utilizada como referencias teóricos Thompson (2010), Hall (2003), Canclini (1983), Boaventura Santos ( 2009), Torres (2008), Giroux (1986), Freire (1987), Brandão (2006), Leite (1999), Fernandes, Cerioli e Caldart (2009), Arroyo ( 2009), Moreira e Silva (2002), Candau (2008) entre outros. O texto da dissertação traz uma interlocução com os diferentes autores com diferentes teorias e concepções que se ocupam do estudo da problemática da Educação do Campo, que vão desde os processos culturais, políticos e econômicos. |
id |
UNIJ_f9c90717c062cc9e1e9ce80ac94b1299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1851 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas2013-11-0420122013-11-04T18:49:49Z2013-11-04T18:49:49ZO trabalho tem como o tema a Educação do Campo, suas relações e o cruzamento de saberes, experiências e culturas em movimento no currículo de escolas do campo. A problemática da pesquisa está relacionada à Educação do Campo, a partir da exclusão à qual a população camponesa é, historicamente, submetida pela educação escolar veiculada no campo. O objetivo central do estudo foi identificar como se apresentam os saberes populares provenientes das práticas cotidianas de camponeses e camponesas, no currículo de duas escolas do campo em São Miguel do Oeste/SC; entender o contexto e as questões relativas às comunidades camponesas, locais onde ocorreu a investigação; e compreender como são contemplados, nos currículos escolares pesquisados, os saberes populares que retratam a especificidade do campo e da cultura, proveniente das práticas cotidianas de camponeses e camponesas. Assim, foi estabelecida e consolidado uma relação com a Educação Popular. Trata-se de uma pesquisa participante com vistas à compreensão crítica da realidade, a inserção na vida da comunidade pesquisada. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas de diferentes técnicas e instrumentos: observação, diário de campo, questionários, entrevistas, oficinas de diálogos, roda de conversas com a escuta de vozes dos envolvidos no processo, depoimentos, relatos orais, fotografias, análise bibliográfica e documental. Esta pesquisa teve utilizada como referencias teóricos Thompson (2010), Hall (2003), Canclini (1983), Boaventura Santos ( 2009), Torres (2008), Giroux (1986), Freire (1987), Brandão (2006), Leite (1999), Fernandes, Cerioli e Caldart (2009), Arroyo ( 2009), Moreira e Silva (2002), Candau (2008) entre outros. O texto da dissertação traz uma interlocução com os diferentes autores com diferentes teorias e concepções que se ocupam do estudo da problemática da Educação do Campo, que vão desde os processos culturais, políticos e econômicos.129 f.Educação do campoEducação popularMovimento socialCurrículoEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1851DMD_hdl_123456789/1851Mosquen, Maria Helena Romaniporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaria%20Helena%20Romani%20Mosquen.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1851/1/Maria%20Helena%20Romani%20Mosquen.pdfapplication/pdf4140479http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1851/1/Maria%20Helena%20Romani%20Mosquen.pdf6adce6818a3ba94d522d081e51fa5f19MD5123456789_1851_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
title |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
spellingShingle |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas Mosquen, Maria Helena Romani Educação do campo Educação popular Movimento social Currículo Educação nas Ciências |
title_short |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
title_full |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
title_fullStr |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
title_full_unstemmed |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
title_sort |
Educação do campo no município de São Miguel do Oeste: cruzamento de saberes, experiências e culturas |
author |
Mosquen, Maria Helena Romani |
author_facet |
Mosquen, Maria Helena Romani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mosquen, Maria Helena Romani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Educação popular Movimento social Currículo Educação nas Ciências |
topic |
Educação do campo Educação popular Movimento social Currículo Educação nas Ciências |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O trabalho tem como o tema a Educação do Campo, suas relações e o cruzamento de saberes, experiências e culturas em movimento no currículo de escolas do campo. A problemática da pesquisa está relacionada à Educação do Campo, a partir da exclusão à qual a população camponesa é, historicamente, submetida pela educação escolar veiculada no campo. O objetivo central do estudo foi identificar como se apresentam os saberes populares provenientes das práticas cotidianas de camponeses e camponesas, no currículo de duas escolas do campo em São Miguel do Oeste/SC; entender o contexto e as questões relativas às comunidades camponesas, locais onde ocorreu a investigação; e compreender como são contemplados, nos currículos escolares pesquisados, os saberes populares que retratam a especificidade do campo e da cultura, proveniente das práticas cotidianas de camponeses e camponesas. Assim, foi estabelecida e consolidado uma relação com a Educação Popular. Trata-se de uma pesquisa participante com vistas à compreensão crítica da realidade, a inserção na vida da comunidade pesquisada. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas de diferentes técnicas e instrumentos: observação, diário de campo, questionários, entrevistas, oficinas de diálogos, roda de conversas com a escuta de vozes dos envolvidos no processo, depoimentos, relatos orais, fotografias, análise bibliográfica e documental. Esta pesquisa teve utilizada como referencias teóricos Thompson (2010), Hall (2003), Canclini (1983), Boaventura Santos ( 2009), Torres (2008), Giroux (1986), Freire (1987), Brandão (2006), Leite (1999), Fernandes, Cerioli e Caldart (2009), Arroyo ( 2009), Moreira e Silva (2002), Candau (2008) entre outros. O texto da dissertação traz uma interlocução com os diferentes autores com diferentes teorias e concepções que se ocupam do estudo da problemática da Educação do Campo, que vão desde os processos culturais, políticos e econômicos. 129 f. |
description |
O trabalho tem como o tema a Educação do Campo, suas relações e o cruzamento de saberes, experiências e culturas em movimento no currículo de escolas do campo. A problemática da pesquisa está relacionada à Educação do Campo, a partir da exclusão à qual a população camponesa é, historicamente, submetida pela educação escolar veiculada no campo. O objetivo central do estudo foi identificar como se apresentam os saberes populares provenientes das práticas cotidianas de camponeses e camponesas, no currículo de duas escolas do campo em São Miguel do Oeste/SC; entender o contexto e as questões relativas às comunidades camponesas, locais onde ocorreu a investigação; e compreender como são contemplados, nos currículos escolares pesquisados, os saberes populares que retratam a especificidade do campo e da cultura, proveniente das práticas cotidianas de camponeses e camponesas. Assim, foi estabelecida e consolidado uma relação com a Educação Popular. Trata-se de uma pesquisa participante com vistas à compreensão crítica da realidade, a inserção na vida da comunidade pesquisada. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas de diferentes técnicas e instrumentos: observação, diário de campo, questionários, entrevistas, oficinas de diálogos, roda de conversas com a escuta de vozes dos envolvidos no processo, depoimentos, relatos orais, fotografias, análise bibliográfica e documental. Esta pesquisa teve utilizada como referencias teóricos Thompson (2010), Hall (2003), Canclini (1983), Boaventura Santos ( 2009), Torres (2008), Giroux (1986), Freire (1987), Brandão (2006), Leite (1999), Fernandes, Cerioli e Caldart (2009), Arroyo ( 2009), Moreira e Silva (2002), Candau (2008) entre outros. O texto da dissertação traz uma interlocução com os diferentes autores com diferentes teorias e concepções que se ocupam do estudo da problemática da Educação do Campo, que vão desde os processos culturais, políticos e econômicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012 2013-11-04T18:49:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-04T18:49:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1851 DMD_hdl_123456789/1851 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1851 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413797856215040 |