O comportamento do consumidor de serviços bancários na região noroeste do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzon, Betina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5546
Resumo: A intensificação do uso da internet tem modificado a forma como o homem vive em sociedade, inclusive quando se diz respeito ao consumo de produtos e serviços bancários. Sendo assim, o tema estudado neste artigo é o Comportamento do Consumidor de Serviços Bancários, tendo o objetivo de analisar como se comporta o consumidor destes serviços na região noroeste do Rio Grande do Sul, além de sugerir melhorias para o setor. Primeiramente foi realizada uma pesquisa que pode ser classificada como Bibliográfica e Exploratória. Na sequência foi aplicado um questionário, por meio de amostragem não probabilística por conveniência, á 28 pessoas, das quais mais de 80% possuem graduação ou pós-graduação, cerca de 60% são casadas ou vivem em união estável e em torno de 40% está em uma faixa de renda mensal acima de R$ 3.000,00. Através da análise dos dados, foi possível identificar de forma geral que, nesta região do estado, os respondentes estão em sua grande maioria satisfeitos ou muito satisfeitos com a instituição financeira onde concentram suas operações, além disso, verificou-se que há ampla preferência na utilização dos canais de autoatendimento disponibilizados pelos bancos de forma que os respondentes praticamente não vão até as agências para realização de transações financeiras.
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