Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5034 |
Resumo: | O presente trabalho trata da constituição da docência na educação profissional. Teve origem na vivencia pessoal de vários anos como professor na educação profissional, que, como os demais colegas, iniciou o trabalho docente somente com a formação técnica e entendendo-a como suficiente para exercer a atividade docente. Porém, o entendimento particular de que outras dimensões da formação docente são possíveis para contribuir e melhorar a formação discente proporcionaram condições motivadoras para buscar a compreensão deste “pensar” restrito à suficiência da formação técnica e ao atendimento das demandas do sistema produtivo estruturado historicamente na lógica capitalista. A questão central que orientou o processo da pesquisa é: quais são os limites ou fatores condicionantes da constituição da docência na educação profissional, quanto às múltiplas dimensões dos saberes pedagógicos (teóricos, técnicos e práticos) na perspectiva da formação para o mundo do trabalho? Para possibilitar o enfrentamento dessa problemática, a pesquisa teve basicamente três referências que balizaram as análises. A primeira foi a leitura de bibliografia referente à educação profissional, formação de professores e trabalho. A pesquisa estabelece um diálogo entre os princípios norteadores para a educação integral educação profissional e para o trabalho na contemporaneidade. A segunda, a realização de análise documental referente à legislação pertinente e aos documentos escolares que preveem diretrizes para a docência, currículo, princípios pedagógicos e outros. E a terceira, a construção de dados com sujeitos em uma escola técnica estadual tradicional, com vários cursos técnicos, participando professores e coordenadores pedagógicos oriundos também de outras instituições, mas, que interagem constantemente com estes docentes. A partir da leitura dos documentos foram identificadas categorias, previamente definidas e organizadas para análise, comparação e interpretação dos dados construídos. Com a pesquisa realizada e as análises dos dados construídos foi possível perceber as influências da histórica formação fragmentada na escola, a cultura do ensino para o trabalho dissociado de reflexão e criticidade e a tendência de manter, por parte dos docentes, o que está instituído no trabalho, na escola e na sociedade. A partir dessa constatação, propõem-se a busca de entendimentos sobre o enfrentamento das condições percebidas ao longo pesquisa com mudanças paradigmáticas na formação dos professores, pelo diálogo com as políticas públicas e suas matrizes teóricas proporcionando condições adequadas de trabalho e valorização docente. Isso, no contexto de processos de reorganização curricular, a partir de construção coletiva na escola, proporcionando uma formação pela reconstrução sistemática de saberes docentes teóricos e práticos pertinentes aos pressupostos de uma formação discente integral, para o mundo do trabalho, com inserção social, econômica e cidadã. |
id |
UNIJ_fa7f9d1af41cbd6f559657e599e35fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5034 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInterlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional2018-06-1420162018-06-14T23:08:40Z2018-06-14T23:08:40ZO presente trabalho trata da constituição da docência na educação profissional. Teve origem na vivencia pessoal de vários anos como professor na educação profissional, que, como os demais colegas, iniciou o trabalho docente somente com a formação técnica e entendendo-a como suficiente para exercer a atividade docente. Porém, o entendimento particular de que outras dimensões da formação docente são possíveis para contribuir e melhorar a formação discente proporcionaram condições motivadoras para buscar a compreensão deste “pensar” restrito à suficiência da formação técnica e ao atendimento das demandas do sistema produtivo estruturado historicamente na lógica capitalista. A questão central que orientou o processo da pesquisa é: quais são os limites ou fatores condicionantes da constituição da docência na educação profissional, quanto às múltiplas dimensões dos saberes pedagógicos (teóricos, técnicos e práticos) na perspectiva da formação para o mundo do trabalho? Para possibilitar o enfrentamento dessa problemática, a pesquisa teve basicamente três referências que balizaram as análises. A primeira foi a leitura de bibliografia referente à educação profissional, formação de professores e trabalho. A pesquisa estabelece um diálogo entre os princípios norteadores para a educação integral educação profissional e para o trabalho na contemporaneidade. A segunda, a realização de análise documental referente à legislação pertinente e aos documentos escolares que preveem diretrizes para a docência, currículo, princípios pedagógicos e outros. E a terceira, a construção de dados com sujeitos em uma escola técnica estadual tradicional, com vários cursos técnicos, participando professores e coordenadores pedagógicos oriundos também de outras instituições, mas, que interagem constantemente com estes docentes. A partir da leitura dos documentos foram identificadas categorias, previamente definidas e organizadas para análise, comparação e interpretação dos dados construídos. Com a pesquisa realizada e as análises dos dados construídos foi possível perceber as influências da histórica formação fragmentada na escola, a cultura do ensino para o trabalho dissociado de reflexão e criticidade e a tendência de manter, por parte dos docentes, o que está instituído no trabalho, na escola e na sociedade. A partir dessa constatação, propõem-se a busca de entendimentos sobre o enfrentamento das condições percebidas ao longo pesquisa com mudanças paradigmáticas na formação dos professores, pelo diálogo com as políticas públicas e suas matrizes teóricas proporcionando condições adequadas de trabalho e valorização docente. Isso, no contexto de processos de reorganização curricular, a partir de construção coletiva na escola, proporcionando uma formação pela reconstrução sistemática de saberes docentes teóricos e práticos pertinentes aos pressupostos de uma formação discente integral, para o mundo do trabalho, com inserção social, econômica e cidadã.103 f.Ciências humanasEducação nas ciênciasEducação ProfissionalConstituição da DocênciaFormação Integralhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5034DMD_hdl_123456789/5034Cossetin, Sandro Robertoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandro%20Roberto%20Cossetin.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5034/1/Sandro%20Roberto%20Cossetin.pdfapplication/pdf704181http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5034/1/Sandro%20Roberto%20Cossetin.pdf97fd19ebaef2149b3a3cf465da1a2379MD5123456789_5034_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
title |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
spellingShingle |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional Cossetin, Sandro Roberto Ciências humanas Educação nas ciências Educação Profissional Constituição da Docência Formação Integral |
title_short |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
title_full |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
title_fullStr |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
title_full_unstemmed |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
title_sort |
Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional |
author |
Cossetin, Sandro Roberto |
author_facet |
Cossetin, Sandro Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cossetin, Sandro Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Educação nas ciências Educação Profissional Constituição da Docência Formação Integral |
topic |
Ciências humanas Educação nas ciências Educação Profissional Constituição da Docência Formação Integral |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho trata da constituição da docência na educação profissional. Teve origem na vivencia pessoal de vários anos como professor na educação profissional, que, como os demais colegas, iniciou o trabalho docente somente com a formação técnica e entendendo-a como suficiente para exercer a atividade docente. Porém, o entendimento particular de que outras dimensões da formação docente são possíveis para contribuir e melhorar a formação discente proporcionaram condições motivadoras para buscar a compreensão deste “pensar” restrito à suficiência da formação técnica e ao atendimento das demandas do sistema produtivo estruturado historicamente na lógica capitalista. A questão central que orientou o processo da pesquisa é: quais são os limites ou fatores condicionantes da constituição da docência na educação profissional, quanto às múltiplas dimensões dos saberes pedagógicos (teóricos, técnicos e práticos) na perspectiva da formação para o mundo do trabalho? Para possibilitar o enfrentamento dessa problemática, a pesquisa teve basicamente três referências que balizaram as análises. A primeira foi a leitura de bibliografia referente à educação profissional, formação de professores e trabalho. A pesquisa estabelece um diálogo entre os princípios norteadores para a educação integral educação profissional e para o trabalho na contemporaneidade. A segunda, a realização de análise documental referente à legislação pertinente e aos documentos escolares que preveem diretrizes para a docência, currículo, princípios pedagógicos e outros. E a terceira, a construção de dados com sujeitos em uma escola técnica estadual tradicional, com vários cursos técnicos, participando professores e coordenadores pedagógicos oriundos também de outras instituições, mas, que interagem constantemente com estes docentes. A partir da leitura dos documentos foram identificadas categorias, previamente definidas e organizadas para análise, comparação e interpretação dos dados construídos. Com a pesquisa realizada e as análises dos dados construídos foi possível perceber as influências da histórica formação fragmentada na escola, a cultura do ensino para o trabalho dissociado de reflexão e criticidade e a tendência de manter, por parte dos docentes, o que está instituído no trabalho, na escola e na sociedade. A partir dessa constatação, propõem-se a busca de entendimentos sobre o enfrentamento das condições percebidas ao longo pesquisa com mudanças paradigmáticas na formação dos professores, pelo diálogo com as políticas públicas e suas matrizes teóricas proporcionando condições adequadas de trabalho e valorização docente. Isso, no contexto de processos de reorganização curricular, a partir de construção coletiva na escola, proporcionando uma formação pela reconstrução sistemática de saberes docentes teóricos e práticos pertinentes aos pressupostos de uma formação discente integral, para o mundo do trabalho, com inserção social, econômica e cidadã. 103 f. |
description |
O presente trabalho trata da constituição da docência na educação profissional. Teve origem na vivencia pessoal de vários anos como professor na educação profissional, que, como os demais colegas, iniciou o trabalho docente somente com a formação técnica e entendendo-a como suficiente para exercer a atividade docente. Porém, o entendimento particular de que outras dimensões da formação docente são possíveis para contribuir e melhorar a formação discente proporcionaram condições motivadoras para buscar a compreensão deste “pensar” restrito à suficiência da formação técnica e ao atendimento das demandas do sistema produtivo estruturado historicamente na lógica capitalista. A questão central que orientou o processo da pesquisa é: quais são os limites ou fatores condicionantes da constituição da docência na educação profissional, quanto às múltiplas dimensões dos saberes pedagógicos (teóricos, técnicos e práticos) na perspectiva da formação para o mundo do trabalho? Para possibilitar o enfrentamento dessa problemática, a pesquisa teve basicamente três referências que balizaram as análises. A primeira foi a leitura de bibliografia referente à educação profissional, formação de professores e trabalho. A pesquisa estabelece um diálogo entre os princípios norteadores para a educação integral educação profissional e para o trabalho na contemporaneidade. A segunda, a realização de análise documental referente à legislação pertinente e aos documentos escolares que preveem diretrizes para a docência, currículo, princípios pedagógicos e outros. E a terceira, a construção de dados com sujeitos em uma escola técnica estadual tradicional, com vários cursos técnicos, participando professores e coordenadores pedagógicos oriundos também de outras instituições, mas, que interagem constantemente com estes docentes. A partir da leitura dos documentos foram identificadas categorias, previamente definidas e organizadas para análise, comparação e interpretação dos dados construídos. Com a pesquisa realizada e as análises dos dados construídos foi possível perceber as influências da histórica formação fragmentada na escola, a cultura do ensino para o trabalho dissociado de reflexão e criticidade e a tendência de manter, por parte dos docentes, o que está instituído no trabalho, na escola e na sociedade. A partir dessa constatação, propõem-se a busca de entendimentos sobre o enfrentamento das condições percebidas ao longo pesquisa com mudanças paradigmáticas na formação dos professores, pelo diálogo com as políticas públicas e suas matrizes teóricas proporcionando condições adequadas de trabalho e valorização docente. Isso, no contexto de processos de reorganização curricular, a partir de construção coletiva na escola, proporcionando uma formação pela reconstrução sistemática de saberes docentes teóricos e práticos pertinentes aos pressupostos de uma formação discente integral, para o mundo do trabalho, com inserção social, econômica e cidadã. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2018-06-14T23:08:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-14T23:08:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5034 DMD_hdl_123456789/5034 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5034 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416637329768448 |