Interlocução de saberes teóricos, técnicos e práticos como possibilidade de constituição da docência na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cossetin, Sandro Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5034
Resumo: O presente trabalho trata da constituição da docência na educação profissional. Teve origem na vivencia pessoal de vários anos como professor na educação profissional, que, como os demais colegas, iniciou o trabalho docente somente com a formação técnica e entendendo-a como suficiente para exercer a atividade docente. Porém, o entendimento particular de que outras dimensões da formação docente são possíveis para contribuir e melhorar a formação discente proporcionaram condições motivadoras para buscar a compreensão deste “pensar” restrito à suficiência da formação técnica e ao atendimento das demandas do sistema produtivo estruturado historicamente na lógica capitalista. A questão central que orientou o processo da pesquisa é: quais são os limites ou fatores condicionantes da constituição da docência na educação profissional, quanto às múltiplas dimensões dos saberes pedagógicos (teóricos, técnicos e práticos) na perspectiva da formação para o mundo do trabalho? Para possibilitar o enfrentamento dessa problemática, a pesquisa teve basicamente três referências que balizaram as análises. A primeira foi a leitura de bibliografia referente à educação profissional, formação de professores e trabalho. A pesquisa estabelece um diálogo entre os princípios norteadores para a educação integral educação profissional e para o trabalho na contemporaneidade. A segunda, a realização de análise documental referente à legislação pertinente e aos documentos escolares que preveem diretrizes para a docência, currículo, princípios pedagógicos e outros. E a terceira, a construção de dados com sujeitos em uma escola técnica estadual tradicional, com vários cursos técnicos, participando professores e coordenadores pedagógicos oriundos também de outras instituições, mas, que interagem constantemente com estes docentes. A partir da leitura dos documentos foram identificadas categorias, previamente definidas e organizadas para análise, comparação e interpretação dos dados construídos. Com a pesquisa realizada e as análises dos dados construídos foi possível perceber as influências da histórica formação fragmentada na escola, a cultura do ensino para o trabalho dissociado de reflexão e criticidade e a tendência de manter, por parte dos docentes, o que está instituído no trabalho, na escola e na sociedade. A partir dessa constatação, propõem-se a busca de entendimentos sobre o enfrentamento das condições percebidas ao longo pesquisa com mudanças paradigmáticas na formação dos professores, pelo diálogo com as políticas públicas e suas matrizes teóricas proporcionando condições adequadas de trabalho e valorização docente. Isso, no contexto de processos de reorganização curricular, a partir de construção coletiva na escola, proporcionando uma formação pela reconstrução sistemática de saberes docentes teóricos e práticos pertinentes aos pressupostos de uma formação discente integral, para o mundo do trabalho, com inserção social, econômica e cidadã.
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