A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinmetz, Fabiane Angelita
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822
Resumo: A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2018. Neste estudo descreve-se a particularidade e especificidade do trabalho das Creches ou Escolas de Educação Infantil, direcionadas às crianças desde os primeiros meses de vida, interroga a atuação do profissional que acolhe os bebês. Sabe-se, através dos escritos de Freud, que os primeiros meses de vida são decisivos no processo de humanização da criança e, portanto, mostra-se imprescindível a pesquisa e reflexão sobre a função dos profissionais que acolhem crianças pequenas. A experiência de estágio, realizada em uma Escola de Educação Infantil, durante o percurso acadêmico em 2016, instigou a escrita desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A teoria norteadora consiste na psicanalise freudiana, a partir do estudo dos textos freudianos relacionados à constituição psíquica e textos que tratam da relação entre psicanálise e educação. Na pesquisa foram consultados livros de autores que fazem a releitura dos textos freudianos no campo da psicanálise infantil, tendo como principais interlocutoras as psicanalistas francesas Marie Christine Laznik, Graciela Crespin e brasileiras Rosa Maria Marini Mariotto, Inês Catão e Vera Zimmermann.
id UNIJ_fb57b5098d546945e32cf2b6dfe2887b
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5822
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil2019-04-0520182019-04-05T18:08:14Z2019-04-05T18:08:14ZA função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2018. Neste estudo descreve-se a particularidade e especificidade do trabalho das Creches ou Escolas de Educação Infantil, direcionadas às crianças desde os primeiros meses de vida, interroga a atuação do profissional que acolhe os bebês. Sabe-se, através dos escritos de Freud, que os primeiros meses de vida são decisivos no processo de humanização da criança e, portanto, mostra-se imprescindível a pesquisa e reflexão sobre a função dos profissionais que acolhem crianças pequenas. A experiência de estágio, realizada em uma Escola de Educação Infantil, durante o percurso acadêmico em 2016, instigou a escrita desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A teoria norteadora consiste na psicanalise freudiana, a partir do estudo dos textos freudianos relacionados à constituição psíquica e textos que tratam da relação entre psicanálise e educação. Na pesquisa foram consultados livros de autores que fazem a releitura dos textos freudianos no campo da psicanálise infantil, tendo como principais interlocutoras as psicanalistas francesas Marie Christine Laznik, Graciela Crespin e brasileiras Rosa Maria Marini Mariotto, Inês Catão e Vera Zimmermann.71 f.Ciências humanas.Psicologia.Bebê.Creche.Educador.Psicanálise.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822DMD_hdl_123456789/5822Steinmetz, Fabiane Angelitaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabiane%20Angelita%20Steinmetz.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5822/1/Fabiane%20Angelita%20Steinmetz.pdfapplication/pdf515998http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5822/1/Fabiane%20Angelita%20Steinmetz.pdf40a111c60ee5d22eb53184ed54878977MD5123456789_5822_12019-04-06T06:50:47Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
title A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
spellingShingle A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
Steinmetz, Fabiane Angelita
Ciências humanas.
Psicologia.
Bebê.
Creche.
Educador.
Psicanálise.
title_short A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
title_full A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
title_fullStr A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
title_full_unstemmed A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
title_sort A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
author Steinmetz, Fabiane Angelita
author_facet Steinmetz, Fabiane Angelita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinmetz, Fabiane Angelita
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Psicologia.
Bebê.
Creche.
Educador.
Psicanálise.
topic Ciências humanas.
Psicologia.
Bebê.
Creche.
Educador.
Psicanálise.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2018. Neste estudo descreve-se a particularidade e especificidade do trabalho das Creches ou Escolas de Educação Infantil, direcionadas às crianças desde os primeiros meses de vida, interroga a atuação do profissional que acolhe os bebês. Sabe-se, através dos escritos de Freud, que os primeiros meses de vida são decisivos no processo de humanização da criança e, portanto, mostra-se imprescindível a pesquisa e reflexão sobre a função dos profissionais que acolhem crianças pequenas. A experiência de estágio, realizada em uma Escola de Educação Infantil, durante o percurso acadêmico em 2016, instigou a escrita desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A teoria norteadora consiste na psicanalise freudiana, a partir do estudo dos textos freudianos relacionados à constituição psíquica e textos que tratam da relação entre psicanálise e educação. Na pesquisa foram consultados livros de autores que fazem a releitura dos textos freudianos no campo da psicanálise infantil, tendo como principais interlocutoras as psicanalistas francesas Marie Christine Laznik, Graciela Crespin e brasileiras Rosa Maria Marini Mariotto, Inês Catão e Vera Zimmermann.
71 f.
description A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2018. Neste estudo descreve-se a particularidade e especificidade do trabalho das Creches ou Escolas de Educação Infantil, direcionadas às crianças desde os primeiros meses de vida, interroga a atuação do profissional que acolhe os bebês. Sabe-se, através dos escritos de Freud, que os primeiros meses de vida são decisivos no processo de humanização da criança e, portanto, mostra-se imprescindível a pesquisa e reflexão sobre a função dos profissionais que acolhem crianças pequenas. A experiência de estágio, realizada em uma Escola de Educação Infantil, durante o percurso acadêmico em 2016, instigou a escrita desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A teoria norteadora consiste na psicanalise freudiana, a partir do estudo dos textos freudianos relacionados à constituição psíquica e textos que tratam da relação entre psicanálise e educação. Na pesquisa foram consultados livros de autores que fazem a releitura dos textos freudianos no campo da psicanálise infantil, tendo como principais interlocutoras as psicanalistas francesas Marie Christine Laznik, Graciela Crespin e brasileiras Rosa Maria Marini Mariotto, Inês Catão e Vera Zimmermann.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-04-05T18:08:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T18:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822
DMD_hdl_123456789/5822
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1630139158481600512