A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822 |
Resumo: | A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2018. Neste estudo descreve-se a particularidade e especificidade do trabalho das Creches ou Escolas de Educação Infantil, direcionadas às crianças desde os primeiros meses de vida, interroga a atuação do profissional que acolhe os bebês. Sabe-se, através dos escritos de Freud, que os primeiros meses de vida são decisivos no processo de humanização da criança e, portanto, mostra-se imprescindível a pesquisa e reflexão sobre a função dos profissionais que acolhem crianças pequenas. A experiência de estágio, realizada em uma Escola de Educação Infantil, durante o percurso acadêmico em 2016, instigou a escrita desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A teoria norteadora consiste na psicanalise freudiana, a partir do estudo dos textos freudianos relacionados à constituição psíquica e textos que tratam da relação entre psicanálise e educação. Na pesquisa foram consultados livros de autores que fazem a releitura dos textos freudianos no campo da psicanálise infantil, tendo como principais interlocutoras as psicanalistas francesas Marie Christine Laznik, Graciela Crespin e brasileiras Rosa Maria Marini Mariotto, Inês Catão e Vera Zimmermann. |
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