Elaboração de um plano de negócios para expansão de uma livraria em Ijuí/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3492 |
Resumo: | Com as crescentes mudanças e oscilações ocorridas na sociedade, as organizações passaram a ter a necessidade de respostas rápidas aos estímulos percebidos no ambiente as quais estão inseridas. Novas tecnologias, negociações de mercado, mudanças de perfis de consumo e de legislação, são exemplos de alterações presentes no dia-a-dia das organizações e que se não acompanhadas, podem vir a causar impactos irreparáveis a estas instituições. Em meio a este cenário de mudanças, estar bem informado pode fazer toda a diferença para uma correta tomada de decisão e melhoria continua de resultados. Eis que surgem as oportunidades para inserção de novidades e mudanças, quais sejam sobre produtos ou modos de fazer ou controlar. A criatividade humana em meio a tanta concorrência é um diferencial, ou seja, um olhar diferente sobre uma mesma coisa pode trazer inúmeras vantagens a uma organização ou mesmo ao profissional autônomo. Para tanto, ter as ferramentas necessárias à implementação ou ampliação de um negócio, bem como o conhecimento da atividade a qual irá se desenvolver é de suma importância tanto quanto a capacidade gerencial ou o talento empreendedor. Usando-se das premissas acima, a organização que foi estudada trata-se de uma empresa no ramo de comércio de livros, localizada na região central do município de Ijuí/RS, que almeja expandir suas atividades através da implantação de uma franquia, em um espaço cultural diferenciado, oferecendo entretenimento com prazer ao paladar, sendo necessário para tanto, o levantamento de informações a fim de constituir um Plano de Negócios voltado a atender esse desejo de expansão, traçando possíveis cenários e metodologias aplicáveis para atingi-los. O presente trabalho busca aliar a teoria da sala de aula à pratica executiva de um plano de negócios, primando pela obtenção do máximo de informações possíveis e posteriormente sua análise, visando subsidiar a implantação real das ideias supracitadas, bem como formalizar o estudo como trabalho de conclusão de curso. Este resumo expandido está divido em três seções distintas, iniciando pela apresentação da metodologia, os resultados e discussões e por fim as conclusões e referencias bibliográficas utilizadas. Gil (2010), comenta que a medida que se estabelecem modalidades de pesquisa, fica mais fácil obter os elementos necessários para resolução dos problemas propostos inicialmente. Neste contexto, verificou-se que o estudo se classifica quanto a sua natureza, abordagens, objetivos e procedimentos técnicos. O presente estudo trata-se da proposição de uma plano de negócios, assim sendo a natureza deste estudo é do tipo aplicado com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Minayo (1994) comenta que a pesquisa quantitativa considera tudo que pode ser quantificado, traduzindo em números, opiniões e informações para classificação e análise. Já a pesquisa qualitativa, para Minayo (1994) trata-se de uma atividade da ciência que visa a construção da realidade. Dessa forma o estudo abrange as duas abordagens pois será quantitativo no que tange os dados da pesquisa e informações em projeções financeiras e também qualitiativo com base na interação entre as variáveis do ambiente e ocorrência de alguns fenômenos. A pesquisa também é descritiva e exploratória, tendo como objetivo conhecer a organização anteriormente identificada e analisar hipóteses de novas propostas no ambiente a qual está inserida. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, documental uma vez que conforme Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados. Já a documental, é definida por Gil (2010) é realizada com base em documentos que ainda não foram objetos de pesquisa, como relatórios de empresa, tabelas e outros. A pesquisa de campo foi realizada através de questionários aplicados no meio virtual, através de divulgação por e-mail e redes sociais. No que tange a coletada de dados e sujeitos da pesquisa, utilizaram-se questionários, observação e entrevistas despadronizadas. O questionário aplicado buscou obter dados inerentes a opinião das pessoas, no que diz respeito a especificidades do negócio em questão, totalizando 207 entrevistados, juntamente com a observação in loco do funcionamento da empresa e de documentos e informações institucionais. Por fim no que concerne a análise e interpretação dos dados, buscou-se tratar as informações coletadas com vistas a traçar o perfil dos possíveis clientes da empresa, bem como possibilitar a análise da estrutura atual da empresa frente ao ambiente ao qual está inserida, como será demonstrado nos resultados. Com base nos dados obtidos, buscou-se traçar um perfil que favoreça uma análise mercadológica para o estudo em questão, dessa forma verificou-se que o os respondentes, tratam-se na sua grande maioria universitários, com faixa etária média entre 18 à 29 anos e que possuem uma renda que varia de a a 3 salários mínimos. Quanto ao gênero os resultados vão de encontro aos dados do último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, em que o número de mulheres, em geral, maior do que o de homens, o que nesse estudo refletiu em 58% do total de entrevistados. Os hábitos direcionados ao qual a pesquisa se propôs verificar trouxeram resultados significativos no que diz respeito ao fato dos entrevistados terem o costume da leitura, onde 55% destes, afirma realizar leituras, tendo como local preferido para isso suas próprias casas, porém sem o hábito de comprar livros para a grande maioria. No entanto, quando necessária a compra de livros, os mesmos recorrem preferencialmente as livrarias em sua grande maioria, aparecendo em crescimento o e-commerce, como alternativa. Por fim a pesquisa objetivou saber se os entrevistados teriam interesse em uma livraria com ambientes como cafeteria e gelateria, onde a 72,95% dos entrevistados sinalizaram como positiva a ideia, dando preferencia para um horário de atendimento que se estenda ao horário comercial, até as 20 horas, e também aos finais de semana. No âmbito do mercado concorrente, não foram identificados concorrentes diretos ao estabelecimento, prevalecendo alguns concorrentes indiretos em ramos distintos, como os de sorveterias, padarias e livrarias que não tem por atividade principal a venda de livros, mas que podem corroborar em uma queda de na demanda. A empresa realizará sua divulgação e promoções por meio das redes sociais, além dos meios tradicionais de imprensa, como jornais e rádios AM e FM do munícipio de Ijuí. A ideia baseia-se em atingir o maior número possível de pessoas, com as mais variadas faixas etárias, uma vez que não há um segmento único que vislumbre frequentar o local proposto. Verificou-se por meio da análise SWOT que a empresa apresenta muito mais forças do que fraquezas no ambiente ao qual está inserida, onde cabe destacar o ponto comercial bem localizado, a prioridade no atendimento ao cliente, a ampla gama de opção de entretenimento ofertada pelo estabelecimento e bem como sua flexibilidade em horários e pagamentos. As oportunidades dão-se por ser uma nova proposta de lazer na cidade, pelo grande número de universitários existentes e também pela interação com a comunidade através de feiras e outros. O cenário de ameaças, dá-se pela atual conjuntura econômica do país, além do aumento frequente de impostos e inadimplência crescente. No âmbito das fraquezas, destaca-se a falta de um sistema ERP que integre a gestão dos ambientes, o aumento no consumo de energia elétrica em razão dos novos equipamentos e a baixa expertise dos proprietários no ramo. Na avaliação econômica e financeira realizada, buscou-se contrapor o valor dos capitais investidos, com a capacidade da empresa em remunerar os mesmos. Dessa forma pelas projeções traçadas, exceto as realizadas em cenário pessimista, obtiveram-se resultados positivos, onde o tempo de retorno da empresa em um cenário ideal ou realista, estima-se em 4 anos e no cenário otimista em 1 ano. Definiuse a taxa de atratividade, ou seja, o retorno do capital investido, em 10% a.a, onde após os resultados das demonstrações financeiras, verificou-se uma taxa interna de retorno superior a de atratividade em um cenário ideal, equivalente a 10,47% a.a e no cenário otimista em 78,05%. Não menos importante, a lucratividade foi trabalhada com base no cenário ideal ou provável projetado, demonstrando o ganho obtido sobre todas as vendas realizadas. A lógica do cálculo diz respeito ao quociente da divisão entre o lucro líquido e as receitas totais, multiplicadas por 100. Assim sendo, a lucratividade média projetada para 5 anos de empresa ficou na casa dos 6,74%, o que somado aos demais índices e cálculos realizados, demonstra a viabilidade econômica e financeira da empresa. O estudo realizado, buscou desenvolver um plano de negócios com vistas a nortear a tomada de decisão referente a ampliação das atividades comerciais de uma livraria no munícipio de Ijuí/RS. No que concerne aos objetivos propostos para a realização deste, os mesmos foram atingidos, uma vez que foi possível identificar o grande número de informações necessárias para a elaboração de um plano de negócios, bem como, desenvolver de forma efetiva os diversos elementos que o compõe, através das análises realizadas e perceber os impactos das ações propostas. A importância desse estudo dá-se pelo fato de que o plano de negócios viabiliza ao empreendedor traçar um cenário completo no que diz respeito ao ambiente ao qual irá entrar, ou já faz parte. Dessa forma, através das análises estratégicas é possível inferir aspectos como forças e fraquezas da organização, bem como possíveis oportunidades e ameaças, uma vez que a utilização do SWOT permite uma reflexão profunda acerca do negócio, possibilitando desenvolver linhas de raciocínio para desenvolver as ações que tenham maior probabilidade de acertos. Da mesma forma e não menos importante, a utilização da ferramenta de plano de negócios não permite que sejam esquecidos os aspectos mercadológicos aos quais a empresa terá pela frente, onde nesse estudo, foi possível direcionar questionários aos públicos passiveis de frequentarem o estabelecimento proposto, identificar seu perfil e preferências de consumo, bem como, através da proposições para os compostos de marketing, buscar atingir de maneira positiva e inovadora esses possíveis consumidores e manter a empresa competitiva, frente aos concorrentes diretos ou não. Destaca-se que houve um grande aprendizado também, pela construção passo a passo das projeções financeiras e de análise de viabilidade desenvolvidas, uma vez que, faz-se necessário mensurar o impacto financeiro das ações propostas nos demais planos, como já citados, marketing e estratégico, com vistas a visualizar as necessidades de faturamento e volume de vendas necessários para a cobertura dos custos de implantação e de funcionamento da empresa e ainda assim, gerar resultados positivos. Na construção deste trabalho foi possível idealizar os conhecimentos explicitados através dos referenciais teóricos de uma forma prática, o que possibilitou ao autor relacionar de forma mais clara a importância desses como fundamentação de base para o desenvolvimento de qualquer estudo. Assim sendo, por abranger as mais diversas áreas da administração, o plano de negócios permite ainda estabelecer vínculo com as disciplinas cursadas ao longo da graduação e sobretudo, demonstrar a importância da inter-relação de cada área em funcionamento prático em uma empresa, ou projeto de ampliação, como neste caso. Ao final da realização deste trabalho, percebe-se como viável a implantação das novas atividades propostas para a P S Comércio de Livros, através da idealização do ambiente com cafeteria e gelateria juntamente com a livraria, onde através das projeções verificou-se resultados financeiros satisfatórios e ações sem um nível amplo de dificuldades para que a empresa atinja seus objetivos. Além disso, a realização do mesmo, possibilitou a resposta da questão de estudo proposta, onde o plano de negócios mostra-se como uma ferramenta de extrema importância para o embasamento das tomadas de decisões para ampliações e construções de novas ideias de negócio, tendo em vista que reduz o nível de incertezas e prevê ações para agir frente as ameaças e oscilações passiveis de ocorrerem. Com bases nessas premissas, recomenda-se o uso do plano de negócios como ferramenta principal para avaliação da abertura ou ampliação de qualquer empreendimento, com vistas a iniciar os negócios com flexibilidade e força frente aos infortúnios do ambiente externo e interno, ampliando os subsídios frente aos concorrentes mais despreparados, possibilitando atender de forma adequada os clientes ou mesmo demonstrando informações quando ao futuro não sucesso da ideia proposta. |
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A criatividade humana em meio a tanta concorrência é um diferencial, ou seja, um olhar diferente sobre uma mesma coisa pode trazer inúmeras vantagens a uma organização ou mesmo ao profissional autônomo. Para tanto, ter as ferramentas necessárias à implementação ou ampliação de um negócio, bem como o conhecimento da atividade a qual irá se desenvolver é de suma importância tanto quanto a capacidade gerencial ou o talento empreendedor. Usando-se das premissas acima, a organização que foi estudada trata-se de uma empresa no ramo de comércio de livros, localizada na região central do município de Ijuí/RS, que almeja expandir suas atividades através da implantação de uma franquia, em um espaço cultural diferenciado, oferecendo entretenimento com prazer ao paladar, sendo necessário para tanto, o levantamento de informações a fim de constituir um Plano de Negócios voltado a atender esse desejo de expansão, traçando possíveis cenários e metodologias aplicáveis para atingi-los. O presente trabalho busca aliar a teoria da sala de aula à pratica executiva de um plano de negócios, primando pela obtenção do máximo de informações possíveis e posteriormente sua análise, visando subsidiar a implantação real das ideias supracitadas, bem como formalizar o estudo como trabalho de conclusão de curso. Este resumo expandido está divido em três seções distintas, iniciando pela apresentação da metodologia, os resultados e discussões e por fim as conclusões e referencias bibliográficas utilizadas. Gil (2010), comenta que a medida que se estabelecem modalidades de pesquisa, fica mais fácil obter os elementos necessários para resolução dos problemas propostos inicialmente. Neste contexto, verificou-se que o estudo se classifica quanto a sua natureza, abordagens, objetivos e procedimentos técnicos. O presente estudo trata-se da proposição de uma plano de negócios, assim sendo a natureza deste estudo é do tipo aplicado com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Minayo (1994) comenta que a pesquisa quantitativa considera tudo que pode ser quantificado, traduzindo em números, opiniões e informações para classificação e análise. Já a pesquisa qualitativa, para Minayo (1994) trata-se de uma atividade da ciência que visa a construção da realidade. Dessa forma o estudo abrange as duas abordagens pois será quantitativo no que tange os dados da pesquisa e informações em projeções financeiras e também qualitiativo com base na interação entre as variáveis do ambiente e ocorrência de alguns fenômenos. A pesquisa também é descritiva e exploratória, tendo como objetivo conhecer a organização anteriormente identificada e analisar hipóteses de novas propostas no ambiente a qual está inserida. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, documental uma vez que conforme Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados. Já a documental, é definida por Gil (2010) é realizada com base em documentos que ainda não foram objetos de pesquisa, como relatórios de empresa, tabelas e outros. A pesquisa de campo foi realizada através de questionários aplicados no meio virtual, através de divulgação por e-mail e redes sociais. No que tange a coletada de dados e sujeitos da pesquisa, utilizaram-se questionários, observação e entrevistas despadronizadas. O questionário aplicado buscou obter dados inerentes a opinião das pessoas, no que diz respeito a especificidades do negócio em questão, totalizando 207 entrevistados, juntamente com a observação in loco do funcionamento da empresa e de documentos e informações institucionais. Por fim no que concerne a análise e interpretação dos dados, buscou-se tratar as informações coletadas com vistas a traçar o perfil dos possíveis clientes da empresa, bem como possibilitar a análise da estrutura atual da empresa frente ao ambiente ao qual está inserida, como será demonstrado nos resultados. Com base nos dados obtidos, buscou-se traçar um perfil que favoreça uma análise mercadológica para o estudo em questão, dessa forma verificou-se que o os respondentes, tratam-se na sua grande maioria universitários, com faixa etária média entre 18 à 29 anos e que possuem uma renda que varia de a a 3 salários mínimos. Quanto ao gênero os resultados vão de encontro aos dados do último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, em que o número de mulheres, em geral, maior do que o de homens, o que nesse estudo refletiu em 58% do total de entrevistados. Os hábitos direcionados ao qual a pesquisa se propôs verificar trouxeram resultados significativos no que diz respeito ao fato dos entrevistados terem o costume da leitura, onde 55% destes, afirma realizar leituras, tendo como local preferido para isso suas próprias casas, porém sem o hábito de comprar livros para a grande maioria. No entanto, quando necessária a compra de livros, os mesmos recorrem preferencialmente as livrarias em sua grande maioria, aparecendo em crescimento o e-commerce, como alternativa. Por fim a pesquisa objetivou saber se os entrevistados teriam interesse em uma livraria com ambientes como cafeteria e gelateria, onde a 72,95% dos entrevistados sinalizaram como positiva a ideia, dando preferencia para um horário de atendimento que se estenda ao horário comercial, até as 20 horas, e também aos finais de semana. No âmbito do mercado concorrente, não foram identificados concorrentes diretos ao estabelecimento, prevalecendo alguns concorrentes indiretos em ramos distintos, como os de sorveterias, padarias e livrarias que não tem por atividade principal a venda de livros, mas que podem corroborar em uma queda de na demanda. A empresa realizará sua divulgação e promoções por meio das redes sociais, além dos meios tradicionais de imprensa, como jornais e rádios AM e FM do munícipio de Ijuí. A ideia baseia-se em atingir o maior número possível de pessoas, com as mais variadas faixas etárias, uma vez que não há um segmento único que vislumbre frequentar o local proposto. Verificou-se por meio da análise SWOT que a empresa apresenta muito mais forças do que fraquezas no ambiente ao qual está inserida, onde cabe destacar o ponto comercial bem localizado, a prioridade no atendimento ao cliente, a ampla gama de opção de entretenimento ofertada pelo estabelecimento e bem como sua flexibilidade em horários e pagamentos. As oportunidades dão-se por ser uma nova proposta de lazer na cidade, pelo grande número de universitários existentes e também pela interação com a comunidade através de feiras e outros. O cenário de ameaças, dá-se pela atual conjuntura econômica do país, além do aumento frequente de impostos e inadimplência crescente. No âmbito das fraquezas, destaca-se a falta de um sistema ERP que integre a gestão dos ambientes, o aumento no consumo de energia elétrica em razão dos novos equipamentos e a baixa expertise dos proprietários no ramo. Na avaliação econômica e financeira realizada, buscou-se contrapor o valor dos capitais investidos, com a capacidade da empresa em remunerar os mesmos. Dessa forma pelas projeções traçadas, exceto as realizadas em cenário pessimista, obtiveram-se resultados positivos, onde o tempo de retorno da empresa em um cenário ideal ou realista, estima-se em 4 anos e no cenário otimista em 1 ano. Definiuse a taxa de atratividade, ou seja, o retorno do capital investido, em 10% a.a, onde após os resultados das demonstrações financeiras, verificou-se uma taxa interna de retorno superior a de atratividade em um cenário ideal, equivalente a 10,47% a.a e no cenário otimista em 78,05%. Não menos importante, a lucratividade foi trabalhada com base no cenário ideal ou provável projetado, demonstrando o ganho obtido sobre todas as vendas realizadas. A lógica do cálculo diz respeito ao quociente da divisão entre o lucro líquido e as receitas totais, multiplicadas por 100. Assim sendo, a lucratividade média projetada para 5 anos de empresa ficou na casa dos 6,74%, o que somado aos demais índices e cálculos realizados, demonstra a viabilidade econômica e financeira da empresa. O estudo realizado, buscou desenvolver um plano de negócios com vistas a nortear a tomada de decisão referente a ampliação das atividades comerciais de uma livraria no munícipio de Ijuí/RS. No que concerne aos objetivos propostos para a realização deste, os mesmos foram atingidos, uma vez que foi possível identificar o grande número de informações necessárias para a elaboração de um plano de negócios, bem como, desenvolver de forma efetiva os diversos elementos que o compõe, através das análises realizadas e perceber os impactos das ações propostas. A importância desse estudo dá-se pelo fato de que o plano de negócios viabiliza ao empreendedor traçar um cenário completo no que diz respeito ao ambiente ao qual irá entrar, ou já faz parte. Dessa forma, através das análises estratégicas é possível inferir aspectos como forças e fraquezas da organização, bem como possíveis oportunidades e ameaças, uma vez que a utilização do SWOT permite uma reflexão profunda acerca do negócio, possibilitando desenvolver linhas de raciocínio para desenvolver as ações que tenham maior probabilidade de acertos. Da mesma forma e não menos importante, a utilização da ferramenta de plano de negócios não permite que sejam esquecidos os aspectos mercadológicos aos quais a empresa terá pela frente, onde nesse estudo, foi possível direcionar questionários aos públicos passiveis de frequentarem o estabelecimento proposto, identificar seu perfil e preferências de consumo, bem como, através da proposições para os compostos de marketing, buscar atingir de maneira positiva e inovadora esses possíveis consumidores e manter a empresa competitiva, frente aos concorrentes diretos ou não. Destaca-se que houve um grande aprendizado também, pela construção passo a passo das projeções financeiras e de análise de viabilidade desenvolvidas, uma vez que, faz-se necessário mensurar o impacto financeiro das ações propostas nos demais planos, como já citados, marketing e estratégico, com vistas a visualizar as necessidades de faturamento e volume de vendas necessários para a cobertura dos custos de implantação e de funcionamento da empresa e ainda assim, gerar resultados positivos. Na construção deste trabalho foi possível idealizar os conhecimentos explicitados através dos referenciais teóricos de uma forma prática, o que possibilitou ao autor relacionar de forma mais clara a importância desses como fundamentação de base para o desenvolvimento de qualquer estudo. Assim sendo, por abranger as mais diversas áreas da administração, o plano de negócios permite ainda estabelecer vínculo com as disciplinas cursadas ao longo da graduação e sobretudo, demonstrar a importância da inter-relação de cada área em funcionamento prático em uma empresa, ou projeto de ampliação, como neste caso. Ao final da realização deste trabalho, percebe-se como viável a implantação das novas atividades propostas para a P S Comércio de Livros, através da idealização do ambiente com cafeteria e gelateria juntamente com a livraria, onde através das projeções verificou-se resultados financeiros satisfatórios e ações sem um nível amplo de dificuldades para que a empresa atinja seus objetivos. Além disso, a realização do mesmo, possibilitou a resposta da questão de estudo proposta, onde o plano de negócios mostra-se como uma ferramenta de extrema importância para o embasamento das tomadas de decisões para ampliações e construções de novas ideias de negócio, tendo em vista que reduz o nível de incertezas e prevê ações para agir frente as ameaças e oscilações passiveis de ocorrerem. Com bases nessas premissas, recomenda-se o uso do plano de negócios como ferramenta principal para avaliação da abertura ou ampliação de qualquer empreendimento, com vistas a iniciar os negócios com flexibilidade e força frente aos infortúnios do ambiente externo e interno, ampliando os subsídios frente aos concorrentes mais despreparados, possibilitando atender de forma adequada os clientes ou mesmo demonstrando informações quando ao futuro não sucesso da ideia proposta.126 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoPlano de negóciosCafé e livrariaEspaço para leiturahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3492DMD_hdl_123456789/3492Ferreira, Rafael Sarmentoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael%20Sarmento%20Ferreira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3492/1/Rafael%20Sarmento%20Ferreira.pdfapplication/pdf1345256http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3492/1/Rafael%20Sarmento%20Ferreira.pdfd81bc18c5c04532566f94d7cda7a96c9MD5123456789_3492_12019-01-21T12:45:00Zmail@mail.com - |
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Para tanto, ter as ferramentas necessárias à implementação ou ampliação de um negócio, bem como o conhecimento da atividade a qual irá se desenvolver é de suma importância tanto quanto a capacidade gerencial ou o talento empreendedor. Usando-se das premissas acima, a organização que foi estudada trata-se de uma empresa no ramo de comércio de livros, localizada na região central do município de Ijuí/RS, que almeja expandir suas atividades através da implantação de uma franquia, em um espaço cultural diferenciado, oferecendo entretenimento com prazer ao paladar, sendo necessário para tanto, o levantamento de informações a fim de constituir um Plano de Negócios voltado a atender esse desejo de expansão, traçando possíveis cenários e metodologias aplicáveis para atingi-los. O presente trabalho busca aliar a teoria da sala de aula à pratica executiva de um plano de negócios, primando pela obtenção do máximo de informações possíveis e posteriormente sua análise, visando subsidiar a implantação real das ideias supracitadas, bem como formalizar o estudo como trabalho de conclusão de curso. Este resumo expandido está divido em três seções distintas, iniciando pela apresentação da metodologia, os resultados e discussões e por fim as conclusões e referencias bibliográficas utilizadas. Gil (2010), comenta que a medida que se estabelecem modalidades de pesquisa, fica mais fácil obter os elementos necessários para resolução dos problemas propostos inicialmente. Neste contexto, verificou-se que o estudo se classifica quanto a sua natureza, abordagens, objetivos e procedimentos técnicos. O presente estudo trata-se da proposição de uma plano de negócios, assim sendo a natureza deste estudo é do tipo aplicado com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Minayo (1994) comenta que a pesquisa quantitativa considera tudo que pode ser quantificado, traduzindo em números, opiniões e informações para classificação e análise. Já a pesquisa qualitativa, para Minayo (1994) trata-se de uma atividade da ciência que visa a construção da realidade. Dessa forma o estudo abrange as duas abordagens pois será quantitativo no que tange os dados da pesquisa e informações em projeções financeiras e também qualitiativo com base na interação entre as variáveis do ambiente e ocorrência de alguns fenômenos. A pesquisa também é descritiva e exploratória, tendo como objetivo conhecer a organização anteriormente identificada e analisar hipóteses de novas propostas no ambiente a qual está inserida. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, documental uma vez que conforme Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados. Já a documental, é definida por Gil (2010) é realizada com base em documentos que ainda não foram objetos de pesquisa, como relatórios de empresa, tabelas e outros. A pesquisa de campo foi realizada através de questionários aplicados no meio virtual, através de divulgação por e-mail e redes sociais. No que tange a coletada de dados e sujeitos da pesquisa, utilizaram-se questionários, observação e entrevistas despadronizadas. O questionário aplicado buscou obter dados inerentes a opinião das pessoas, no que diz respeito a especificidades do negócio em questão, totalizando 207 entrevistados, juntamente com a observação in loco do funcionamento da empresa e de documentos e informações institucionais. Por fim no que concerne a análise e interpretação dos dados, buscou-se tratar as informações coletadas com vistas a traçar o perfil dos possíveis clientes da empresa, bem como possibilitar a análise da estrutura atual da empresa frente ao ambiente ao qual está inserida, como será demonstrado nos resultados. Com base nos dados obtidos, buscou-se traçar um perfil que favoreça uma análise mercadológica para o estudo em questão, dessa forma verificou-se que o os respondentes, tratam-se na sua grande maioria universitários, com faixa etária média entre 18 à 29 anos e que possuem uma renda que varia de a a 3 salários mínimos. Quanto ao gênero os resultados vão de encontro aos dados do último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, em que o número de mulheres, em geral, maior do que o de homens, o que nesse estudo refletiu em 58% do total de entrevistados. Os hábitos direcionados ao qual a pesquisa se propôs verificar trouxeram resultados significativos no que diz respeito ao fato dos entrevistados terem o costume da leitura, onde 55% destes, afirma realizar leituras, tendo como local preferido para isso suas próprias casas, porém sem o hábito de comprar livros para a grande maioria. No entanto, quando necessária a compra de livros, os mesmos recorrem preferencialmente as livrarias em sua grande maioria, aparecendo em crescimento o e-commerce, como alternativa. Por fim a pesquisa objetivou saber se os entrevistados teriam interesse em uma livraria com ambientes como cafeteria e gelateria, onde a 72,95% dos entrevistados sinalizaram como positiva a ideia, dando preferencia para um horário de atendimento que se estenda ao horário comercial, até as 20 horas, e também aos finais de semana. No âmbito do mercado concorrente, não foram identificados concorrentes diretos ao estabelecimento, prevalecendo alguns concorrentes indiretos em ramos distintos, como os de sorveterias, padarias e livrarias que não tem por atividade principal a venda de livros, mas que podem corroborar em uma queda de na demanda. A empresa realizará sua divulgação e promoções por meio das redes sociais, além dos meios tradicionais de imprensa, como jornais e rádios AM e FM do munícipio de Ijuí. A ideia baseia-se em atingir o maior número possível de pessoas, com as mais variadas faixas etárias, uma vez que não há um segmento único que vislumbre frequentar o local proposto. Verificou-se por meio da análise SWOT que a empresa apresenta muito mais forças do que fraquezas no ambiente ao qual está inserida, onde cabe destacar o ponto comercial bem localizado, a prioridade no atendimento ao cliente, a ampla gama de opção de entretenimento ofertada pelo estabelecimento e bem como sua flexibilidade em horários e pagamentos. As oportunidades dão-se por ser uma nova proposta de lazer na cidade, pelo grande número de universitários existentes e também pela interação com a comunidade através de feiras e outros. O cenário de ameaças, dá-se pela atual conjuntura econômica do país, além do aumento frequente de impostos e inadimplência crescente. No âmbito das fraquezas, destaca-se a falta de um sistema ERP que integre a gestão dos ambientes, o aumento no consumo de energia elétrica em razão dos novos equipamentos e a baixa expertise dos proprietários no ramo. Na avaliação econômica e financeira realizada, buscou-se contrapor o valor dos capitais investidos, com a capacidade da empresa em remunerar os mesmos. Dessa forma pelas projeções traçadas, exceto as realizadas em cenário pessimista, obtiveram-se resultados positivos, onde o tempo de retorno da empresa em um cenário ideal ou realista, estima-se em 4 anos e no cenário otimista em 1 ano. Definiuse a taxa de atratividade, ou seja, o retorno do capital investido, em 10% a.a, onde após os resultados das demonstrações financeiras, verificou-se uma taxa interna de retorno superior a de atratividade em um cenário ideal, equivalente a 10,47% a.a e no cenário otimista em 78,05%. Não menos importante, a lucratividade foi trabalhada com base no cenário ideal ou provável projetado, demonstrando o ganho obtido sobre todas as vendas realizadas. A lógica do cálculo diz respeito ao quociente da divisão entre o lucro líquido e as receitas totais, multiplicadas por 100. Assim sendo, a lucratividade média projetada para 5 anos de empresa ficou na casa dos 6,74%, o que somado aos demais índices e cálculos realizados, demonstra a viabilidade econômica e financeira da empresa. O estudo realizado, buscou desenvolver um plano de negócios com vistas a nortear a tomada de decisão referente a ampliação das atividades comerciais de uma livraria no munícipio de Ijuí/RS. No que concerne aos objetivos propostos para a realização deste, os mesmos foram atingidos, uma vez que foi possível identificar o grande número de informações necessárias para a elaboração de um plano de negócios, bem como, desenvolver de forma efetiva os diversos elementos que o compõe, através das análises realizadas e perceber os impactos das ações propostas. A importância desse estudo dá-se pelo fato de que o plano de negócios viabiliza ao empreendedor traçar um cenário completo no que diz respeito ao ambiente ao qual irá entrar, ou já faz parte. Dessa forma, através das análises estratégicas é possível inferir aspectos como forças e fraquezas da organização, bem como possíveis oportunidades e ameaças, uma vez que a utilização do SWOT permite uma reflexão profunda acerca do negócio, possibilitando desenvolver linhas de raciocínio para desenvolver as ações que tenham maior probabilidade de acertos. Da mesma forma e não menos importante, a utilização da ferramenta de plano de negócios não permite que sejam esquecidos os aspectos mercadológicos aos quais a empresa terá pela frente, onde nesse estudo, foi possível direcionar questionários aos públicos passiveis de frequentarem o estabelecimento proposto, identificar seu perfil e preferências de consumo, bem como, através da proposições para os compostos de marketing, buscar atingir de maneira positiva e inovadora esses possíveis consumidores e manter a empresa competitiva, frente aos concorrentes diretos ou não. Destaca-se que houve um grande aprendizado também, pela construção passo a passo das projeções financeiras e de análise de viabilidade desenvolvidas, uma vez que, faz-se necessário mensurar o impacto financeiro das ações propostas nos demais planos, como já citados, marketing e estratégico, com vistas a visualizar as necessidades de faturamento e volume de vendas necessários para a cobertura dos custos de implantação e de funcionamento da empresa e ainda assim, gerar resultados positivos. Na construção deste trabalho foi possível idealizar os conhecimentos explicitados através dos referenciais teóricos de uma forma prática, o que possibilitou ao autor relacionar de forma mais clara a importância desses como fundamentação de base para o desenvolvimento de qualquer estudo. Assim sendo, por abranger as mais diversas áreas da administração, o plano de negócios permite ainda estabelecer vínculo com as disciplinas cursadas ao longo da graduação e sobretudo, demonstrar a importância da inter-relação de cada área em funcionamento prático em uma empresa, ou projeto de ampliação, como neste caso. Ao final da realização deste trabalho, percebe-se como viável a implantação das novas atividades propostas para a P S Comércio de Livros, através da idealização do ambiente com cafeteria e gelateria juntamente com a livraria, onde através das projeções verificou-se resultados financeiros satisfatórios e ações sem um nível amplo de dificuldades para que a empresa atinja seus objetivos. Além disso, a realização do mesmo, possibilitou a resposta da questão de estudo proposta, onde o plano de negócios mostra-se como uma ferramenta de extrema importância para o embasamento das tomadas de decisões para ampliações e construções de novas ideias de negócio, tendo em vista que reduz o nível de incertezas e prevê ações para agir frente as ameaças e oscilações passiveis de ocorrerem. Com bases nessas premissas, recomenda-se o uso do plano de negócios como ferramenta principal para avaliação da abertura ou ampliação de qualquer empreendimento, com vistas a iniciar os negócios com flexibilidade e força frente aos infortúnios do ambiente externo e interno, ampliando os subsídios frente aos concorrentes mais despreparados, possibilitando atender de forma adequada os clientes ou mesmo demonstrando informações quando ao futuro não sucesso da ideia proposta. 126 f. |
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Com as crescentes mudanças e oscilações ocorridas na sociedade, as organizações passaram a ter a necessidade de respostas rápidas aos estímulos percebidos no ambiente as quais estão inseridas. Novas tecnologias, negociações de mercado, mudanças de perfis de consumo e de legislação, são exemplos de alterações presentes no dia-a-dia das organizações e que se não acompanhadas, podem vir a causar impactos irreparáveis a estas instituições. Em meio a este cenário de mudanças, estar bem informado pode fazer toda a diferença para uma correta tomada de decisão e melhoria continua de resultados. Eis que surgem as oportunidades para inserção de novidades e mudanças, quais sejam sobre produtos ou modos de fazer ou controlar. A criatividade humana em meio a tanta concorrência é um diferencial, ou seja, um olhar diferente sobre uma mesma coisa pode trazer inúmeras vantagens a uma organização ou mesmo ao profissional autônomo. Para tanto, ter as ferramentas necessárias à implementação ou ampliação de um negócio, bem como o conhecimento da atividade a qual irá se desenvolver é de suma importância tanto quanto a capacidade gerencial ou o talento empreendedor. Usando-se das premissas acima, a organização que foi estudada trata-se de uma empresa no ramo de comércio de livros, localizada na região central do município de Ijuí/RS, que almeja expandir suas atividades através da implantação de uma franquia, em um espaço cultural diferenciado, oferecendo entretenimento com prazer ao paladar, sendo necessário para tanto, o levantamento de informações a fim de constituir um Plano de Negócios voltado a atender esse desejo de expansão, traçando possíveis cenários e metodologias aplicáveis para atingi-los. O presente trabalho busca aliar a teoria da sala de aula à pratica executiva de um plano de negócios, primando pela obtenção do máximo de informações possíveis e posteriormente sua análise, visando subsidiar a implantação real das ideias supracitadas, bem como formalizar o estudo como trabalho de conclusão de curso. Este resumo expandido está divido em três seções distintas, iniciando pela apresentação da metodologia, os resultados e discussões e por fim as conclusões e referencias bibliográficas utilizadas. Gil (2010), comenta que a medida que se estabelecem modalidades de pesquisa, fica mais fácil obter os elementos necessários para resolução dos problemas propostos inicialmente. Neste contexto, verificou-se que o estudo se classifica quanto a sua natureza, abordagens, objetivos e procedimentos técnicos. O presente estudo trata-se da proposição de uma plano de negócios, assim sendo a natureza deste estudo é do tipo aplicado com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Minayo (1994) comenta que a pesquisa quantitativa considera tudo que pode ser quantificado, traduzindo em números, opiniões e informações para classificação e análise. Já a pesquisa qualitativa, para Minayo (1994) trata-se de uma atividade da ciência que visa a construção da realidade. Dessa forma o estudo abrange as duas abordagens pois será quantitativo no que tange os dados da pesquisa e informações em projeções financeiras e também qualitiativo com base na interação entre as variáveis do ambiente e ocorrência de alguns fenômenos. A pesquisa também é descritiva e exploratória, tendo como objetivo conhecer a organização anteriormente identificada e analisar hipóteses de novas propostas no ambiente a qual está inserida. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, documental uma vez que conforme Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados. Já a documental, é definida por Gil (2010) é realizada com base em documentos que ainda não foram objetos de pesquisa, como relatórios de empresa, tabelas e outros. A pesquisa de campo foi realizada através de questionários aplicados no meio virtual, através de divulgação por e-mail e redes sociais. No que tange a coletada de dados e sujeitos da pesquisa, utilizaram-se questionários, observação e entrevistas despadronizadas. O questionário aplicado buscou obter dados inerentes a opinião das pessoas, no que diz respeito a especificidades do negócio em questão, totalizando 207 entrevistados, juntamente com a observação in loco do funcionamento da empresa e de documentos e informações institucionais. Por fim no que concerne a análise e interpretação dos dados, buscou-se tratar as informações coletadas com vistas a traçar o perfil dos possíveis clientes da empresa, bem como possibilitar a análise da estrutura atual da empresa frente ao ambiente ao qual está inserida, como será demonstrado nos resultados. Com base nos dados obtidos, buscou-se traçar um perfil que favoreça uma análise mercadológica para o estudo em questão, dessa forma verificou-se que o os respondentes, tratam-se na sua grande maioria universitários, com faixa etária média entre 18 à 29 anos e que possuem uma renda que varia de a a 3 salários mínimos. Quanto ao gênero os resultados vão de encontro aos dados do último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010, em que o número de mulheres, em geral, maior do que o de homens, o que nesse estudo refletiu em 58% do total de entrevistados. Os hábitos direcionados ao qual a pesquisa se propôs verificar trouxeram resultados significativos no que diz respeito ao fato dos entrevistados terem o costume da leitura, onde 55% destes, afirma realizar leituras, tendo como local preferido para isso suas próprias casas, porém sem o hábito de comprar livros para a grande maioria. No entanto, quando necessária a compra de livros, os mesmos recorrem preferencialmente as livrarias em sua grande maioria, aparecendo em crescimento o e-commerce, como alternativa. Por fim a pesquisa objetivou saber se os entrevistados teriam interesse em uma livraria com ambientes como cafeteria e gelateria, onde a 72,95% dos entrevistados sinalizaram como positiva a ideia, dando preferencia para um horário de atendimento que se estenda ao horário comercial, até as 20 horas, e também aos finais de semana. No âmbito do mercado concorrente, não foram identificados concorrentes diretos ao estabelecimento, prevalecendo alguns concorrentes indiretos em ramos distintos, como os de sorveterias, padarias e livrarias que não tem por atividade principal a venda de livros, mas que podem corroborar em uma queda de na demanda. A empresa realizará sua divulgação e promoções por meio das redes sociais, além dos meios tradicionais de imprensa, como jornais e rádios AM e FM do munícipio de Ijuí. A ideia baseia-se em atingir o maior número possível de pessoas, com as mais variadas faixas etárias, uma vez que não há um segmento único que vislumbre frequentar o local proposto. Verificou-se por meio da análise SWOT que a empresa apresenta muito mais forças do que fraquezas no ambiente ao qual está inserida, onde cabe destacar o ponto comercial bem localizado, a prioridade no atendimento ao cliente, a ampla gama de opção de entretenimento ofertada pelo estabelecimento e bem como sua flexibilidade em horários e pagamentos. As oportunidades dão-se por ser uma nova proposta de lazer na cidade, pelo grande número de universitários existentes e também pela interação com a comunidade através de feiras e outros. O cenário de ameaças, dá-se pela atual conjuntura econômica do país, além do aumento frequente de impostos e inadimplência crescente. No âmbito das fraquezas, destaca-se a falta de um sistema ERP que integre a gestão dos ambientes, o aumento no consumo de energia elétrica em razão dos novos equipamentos e a baixa expertise dos proprietários no ramo. Na avaliação econômica e financeira realizada, buscou-se contrapor o valor dos capitais investidos, com a capacidade da empresa em remunerar os mesmos. Dessa forma pelas projeções traçadas, exceto as realizadas em cenário pessimista, obtiveram-se resultados positivos, onde o tempo de retorno da empresa em um cenário ideal ou realista, estima-se em 4 anos e no cenário otimista em 1 ano. Definiuse a taxa de atratividade, ou seja, o retorno do capital investido, em 10% a.a, onde após os resultados das demonstrações financeiras, verificou-se uma taxa interna de retorno superior a de atratividade em um cenário ideal, equivalente a 10,47% a.a e no cenário otimista em 78,05%. Não menos importante, a lucratividade foi trabalhada com base no cenário ideal ou provável projetado, demonstrando o ganho obtido sobre todas as vendas realizadas. A lógica do cálculo diz respeito ao quociente da divisão entre o lucro líquido e as receitas totais, multiplicadas por 100. Assim sendo, a lucratividade média projetada para 5 anos de empresa ficou na casa dos 6,74%, o que somado aos demais índices e cálculos realizados, demonstra a viabilidade econômica e financeira da empresa. O estudo realizado, buscou desenvolver um plano de negócios com vistas a nortear a tomada de decisão referente a ampliação das atividades comerciais de uma livraria no munícipio de Ijuí/RS. No que concerne aos objetivos propostos para a realização deste, os mesmos foram atingidos, uma vez que foi possível identificar o grande número de informações necessárias para a elaboração de um plano de negócios, bem como, desenvolver de forma efetiva os diversos elementos que o compõe, através das análises realizadas e perceber os impactos das ações propostas. A importância desse estudo dá-se pelo fato de que o plano de negócios viabiliza ao empreendedor traçar um cenário completo no que diz respeito ao ambiente ao qual irá entrar, ou já faz parte. Dessa forma, através das análises estratégicas é possível inferir aspectos como forças e fraquezas da organização, bem como possíveis oportunidades e ameaças, uma vez que a utilização do SWOT permite uma reflexão profunda acerca do negócio, possibilitando desenvolver linhas de raciocínio para desenvolver as ações que tenham maior probabilidade de acertos. Da mesma forma e não menos importante, a utilização da ferramenta de plano de negócios não permite que sejam esquecidos os aspectos mercadológicos aos quais a empresa terá pela frente, onde nesse estudo, foi possível direcionar questionários aos públicos passiveis de frequentarem o estabelecimento proposto, identificar seu perfil e preferências de consumo, bem como, através da proposições para os compostos de marketing, buscar atingir de maneira positiva e inovadora esses possíveis consumidores e manter a empresa competitiva, frente aos concorrentes diretos ou não. Destaca-se que houve um grande aprendizado também, pela construção passo a passo das projeções financeiras e de análise de viabilidade desenvolvidas, uma vez que, faz-se necessário mensurar o impacto financeiro das ações propostas nos demais planos, como já citados, marketing e estratégico, com vistas a visualizar as necessidades de faturamento e volume de vendas necessários para a cobertura dos custos de implantação e de funcionamento da empresa e ainda assim, gerar resultados positivos. Na construção deste trabalho foi possível idealizar os conhecimentos explicitados através dos referenciais teóricos de uma forma prática, o que possibilitou ao autor relacionar de forma mais clara a importância desses como fundamentação de base para o desenvolvimento de qualquer estudo. Assim sendo, por abranger as mais diversas áreas da administração, o plano de negócios permite ainda estabelecer vínculo com as disciplinas cursadas ao longo da graduação e sobretudo, demonstrar a importância da inter-relação de cada área em funcionamento prático em uma empresa, ou projeto de ampliação, como neste caso. Ao final da realização deste trabalho, percebe-se como viável a implantação das novas atividades propostas para a P S Comércio de Livros, através da idealização do ambiente com cafeteria e gelateria juntamente com a livraria, onde através das projeções verificou-se resultados financeiros satisfatórios e ações sem um nível amplo de dificuldades para que a empresa atinja seus objetivos. Além disso, a realização do mesmo, possibilitou a resposta da questão de estudo proposta, onde o plano de negócios mostra-se como uma ferramenta de extrema importância para o embasamento das tomadas de decisões para ampliações e construções de novas ideias de negócio, tendo em vista que reduz o nível de incertezas e prevê ações para agir frente as ameaças e oscilações passiveis de ocorrerem. Com bases nessas premissas, recomenda-se o uso do plano de negócios como ferramenta principal para avaliação da abertura ou ampliação de qualquer empreendimento, com vistas a iniciar os negócios com flexibilidade e força frente aos infortúnios do ambiente externo e interno, ampliando os subsídios frente aos concorrentes mais despreparados, possibilitando atender de forma adequada os clientes ou mesmo demonstrando informações quando ao futuro não sucesso da ideia proposta. |
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