A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6648 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma experiência de Autoavaliação Institucional – AvaEMEI – vivida numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) pautada nas orientações do documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) que se organiza por meio de 32 indicadores de qualidade da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstraram que a AvaEMEI, pautada nos dados coletados por meio da metodologia expressa nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, auxiliou a gestão escolar na tomada de decisão referente a reorganização escolar concretizando ações de mudanças no Projeto Político Pedagógico, nos ambientes educativos e nas ações pedagógicas da EMEI à tornando mais representativa dos diversos grupos étnico-racial e proporcionando uma cultura de igualdade de gênero. Desta forma, podemos afirmar, que na complexidade da EMEI, locus desta pesquisa, foi possível realizar um trabalho de autoavaliação institucional participativa envolvendo os diferentes segmentos que compõem a escola. |
id |
UNILASALLE-2_0c261bbe65370be53411a5af20eef624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6648 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidadesEducação; Gestão EducacionalAutoavaliação Institucional. Educação Infantil. Gestão Escolar.O presente estudo apresenta uma experiência de Autoavaliação Institucional – AvaEMEI – vivida numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) pautada nas orientações do documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) que se organiza por meio de 32 indicadores de qualidade da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstraram que a AvaEMEI, pautada nos dados coletados por meio da metodologia expressa nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, auxiliou a gestão escolar na tomada de decisão referente a reorganização escolar concretizando ações de mudanças no Projeto Político Pedagógico, nos ambientes educativos e nas ações pedagógicas da EMEI à tornando mais representativa dos diversos grupos étnico-racial e proporcionando uma cultura de igualdade de gênero. Desta forma, podemos afirmar, que na complexidade da EMEI, locus desta pesquisa, foi possível realizar um trabalho de autoavaliação institucional participativa envolvendo os diferentes segmentos que compõem a escola. Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade Cidade de São PauloFerreira, Sandra LúciaOliveira, Eduardo Paiva2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/664810.18316/recc.v26i3.6648Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-132236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6648/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/6648Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
title |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades Ferreira, Sandra Lúcia Educação; Gestão Educacional Autoavaliação Institucional. Educação Infantil. Gestão Escolar. |
title_short |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
title_full |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
title_sort |
A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades |
author |
Ferreira, Sandra Lúcia |
author_facet |
Ferreira, Sandra Lúcia Oliveira, Eduardo Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Eduardo Paiva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sandra Lúcia Oliveira, Eduardo Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Gestão Educacional Autoavaliação Institucional. Educação Infantil. Gestão Escolar. |
topic |
Educação; Gestão Educacional Autoavaliação Institucional. Educação Infantil. Gestão Escolar. |
description |
O presente estudo apresenta uma experiência de Autoavaliação Institucional – AvaEMEI – vivida numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) pautada nas orientações do documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) que se organiza por meio de 32 indicadores de qualidade da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstraram que a AvaEMEI, pautada nos dados coletados por meio da metodologia expressa nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, auxiliou a gestão escolar na tomada de decisão referente a reorganização escolar concretizando ações de mudanças no Projeto Político Pedagógico, nos ambientes educativos e nas ações pedagógicas da EMEI à tornando mais representativa dos diversos grupos étnico-racial e proporcionando uma cultura de igualdade de gênero. Desta forma, podemos afirmar, que na complexidade da EMEI, locus desta pesquisa, foi possível realizar um trabalho de autoavaliação institucional participativa envolvendo os diferentes segmentos que compõem a escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6648 10.18316/recc.v26i3.6648 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6648 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i3.6648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6648/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-13 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870873214976 |