Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teresinha Clarete Testoni Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEB
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de autoavaliação institucional para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau), com o objetivo de promover o autoconhecimento da instituição, de gerar informações necessárias sobre a qualidade do ensino e da gestão, possibilitando potencializar os processos da secretaria escolar e de ensino e aprendizagem. Inicialmente será apresentado o contexto da instituição ETSUS Blumenau, seu histórico e realidade social e os aspectos que identificaram a situação problema, justificando a relevância do projeto. Para embasar, serão utilizados, conceitos e legislação sobre a educação profissional e educação permanente em saúde, bem como, considerações acerca da autoavaliação institucional. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada no planejamento estratégico situacional, dimensionando a ação numa perspectiva participativa. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com suas ações, cronograma e orçamento.
id UFMG_21e49631ddb915c1fde7e1d5e8416989
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEGEB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Carlos BrantTeresinha Clarete Testoni Nogueira2019-08-12T07:45:44Z2019-08-12T07:45:44Z2013-09-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEBO presente trabalho apresenta uma proposta de autoavaliação institucional para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau), com o objetivo de promover o autoconhecimento da instituição, de gerar informações necessárias sobre a qualidade do ensino e da gestão, possibilitando potencializar os processos da secretaria escolar e de ensino e aprendizagem. Inicialmente será apresentado o contexto da instituição ETSUS Blumenau, seu histórico e realidade social e os aspectos que identificaram a situação problema, justificando a relevância do projeto. Para embasar, serão utilizados, conceitos e legislação sobre a educação profissional e educação permanente em saúde, bem como, considerações acerca da autoavaliação institucional. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada no planejamento estratégico situacional, dimensionando a ação numa perspectiva participativa. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com suas ações, cronograma e orçamento.The present work presents a proposal for institutional self-assessment to the technical school of Health System Blumenau (ETSUS Blumenau), with the objective of promoting the knowledge of the institution, to generate necessary information about the quality of education and management, making it possible to enhance the school Secretariat and processes of teaching and learning. Initially will be presented in the context of the institution ETSUS Blumenau, its history and social reality and the aspects that identified the problem situation, justifying the relevance of the project. To support, will be used, concepts and legislation on professional education and permanent education in health, as well as institutional self-assessment considerations. The project development methodology is based on the situational strategic planning, scaling action in a participatory perspective. Finally will be described in the operationalization of the intervention project, with his actions, schedule and budget.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação Profissional em SaúdeGestãoAutoavaliação InstitucionalParticipaçãoTransformaçãoAutoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdfapplication/pdf309898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/1/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf545ead8d8f5a10a11fb1f405b1606e03MD51TEXTtrabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txttrabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txtExtracted texttext/plain70339https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/2/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txt370f9e03dd0ee25be1b40de22bb69111MD521843/BUBD-9HEGEB2019-11-14 13:01:34.535oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEGEBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:01:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
title Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
spellingShingle Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
Teresinha Clarete Testoni Nogueira
Educação Profissional em Saúde
Gestão
Autoavaliação Institucional
Participação
Transformação
Educação em Enfermagem
title_short Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
title_full Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
title_fullStr Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
title_full_unstemmed Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
title_sort Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
author Teresinha Clarete Testoni Nogueira
author_facet Teresinha Clarete Testoni Nogueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Carlos Brant
dc.contributor.author.fl_str_mv Teresinha Clarete Testoni Nogueira
contributor_str_mv Luiz Carlos Brant
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional em Saúde
Gestão
Autoavaliação Institucional
Participação
Transformação
topic Educação Profissional em Saúde
Gestão
Autoavaliação Institucional
Participação
Transformação
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description O presente trabalho apresenta uma proposta de autoavaliação institucional para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau), com o objetivo de promover o autoconhecimento da instituição, de gerar informações necessárias sobre a qualidade do ensino e da gestão, possibilitando potencializar os processos da secretaria escolar e de ensino e aprendizagem. Inicialmente será apresentado o contexto da instituição ETSUS Blumenau, seu histórico e realidade social e os aspectos que identificaram a situação problema, justificando a relevância do projeto. Para embasar, serão utilizados, conceitos e legislação sobre a educação profissional e educação permanente em saúde, bem como, considerações acerca da autoavaliação institucional. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada no planejamento estratégico situacional, dimensionando a ação numa perspectiva participativa. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com suas ações, cronograma e orçamento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:45:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEB
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/1/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/2/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 545ead8d8f5a10a11fb1f405b1606e03
370f9e03dd0ee25be1b40de22bb69111
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589308265791488