Sentidos produzidos por professoras alfabetizadoras sobre a aprendizagem do ensino da leitura no contexto do PNAIC
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4568 |
Resumo: | Pensa-se a leitura como uma prática constituída das dimensões social, cultural e histórica, que remete à produção de sentidos, a práticas variadas de leituras e à subjetividade do leitor (DIONÍSIO, 2005; OLIVEIRA; FONSECA, 2016). Aliando-se também à perspectiva sócio-histórica em psicologia, assume-se que a subjetividade do leitor é constituída na relação dialética sujeito-realidade social, produzida no processo histórico de constituição da vida social (BOCK; AGUIAR, 2016). Entende-se, então, que em um contexto em que ocorre a formação de alfabetizadores no território brasileiro mediada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), faz-se necessário apreender a significação dos professores sobre a formação no processo de ensino da leitura, concebido como um dos eixos que compõe o processo de alfabetização. Assim, tem-se como objetivo geral apreender os sentidos produzidos por professores sobre a formação para o ensino e aprendizagem da leitura na escola básica no contexto de formação profissional promovido pelo PNAIC. Como objetivos específicos pretendem-se: (i) analisar como os professores significam os processos de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam o PNAIC e que engendram a sua formação como sujeito-leitor; (ii) entender como esses profissionais significam as atividades de leitura constituídas no contexto da escola e na sala de aula com o advento da formação promovida pelo PNAIC; (iii) interpretar como os professores pensam recriar na realidade escolar a proposta de ensino de leitura promovido pelo PNAIC. Assim, foi realizado um estudo tendo como delineamento de pesquisa o Estudo de Caso Múltiplos (YIN, 2001), no qual foi utilizada a entrevista semiestruturada com duas professoras alfabetizadoras e, para a análise, foi adotada a perspectiva dos núcleos de significação proposta por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Em linhas gerais, evidenciaram-se os avanços e os pontos que necessitam de reformulações com vistas a construção do sujeito-leitor constituintes da realidade educacional do processo de alfabetização. |
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Sentidos produzidos por professoras alfabetizadoras sobre a aprendizagem do ensino da leitura no contexto do PNAICCiências Humana; Educação, Psicologia; Formação de ProfessorEnsino e aprendizagem da leitura; Professor alfabetizador; PNAIC; Núcleos de significação.Pensa-se a leitura como uma prática constituída das dimensões social, cultural e histórica, que remete à produção de sentidos, a práticas variadas de leituras e à subjetividade do leitor (DIONÍSIO, 2005; OLIVEIRA; FONSECA, 2016). Aliando-se também à perspectiva sócio-histórica em psicologia, assume-se que a subjetividade do leitor é constituída na relação dialética sujeito-realidade social, produzida no processo histórico de constituição da vida social (BOCK; AGUIAR, 2016). Entende-se, então, que em um contexto em que ocorre a formação de alfabetizadores no território brasileiro mediada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), faz-se necessário apreender a significação dos professores sobre a formação no processo de ensino da leitura, concebido como um dos eixos que compõe o processo de alfabetização. Assim, tem-se como objetivo geral apreender os sentidos produzidos por professores sobre a formação para o ensino e aprendizagem da leitura na escola básica no contexto de formação profissional promovido pelo PNAIC. Como objetivos específicos pretendem-se: (i) analisar como os professores significam os processos de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam o PNAIC e que engendram a sua formação como sujeito-leitor; (ii) entender como esses profissionais significam as atividades de leitura constituídas no contexto da escola e na sala de aula com o advento da formação promovida pelo PNAIC; (iii) interpretar como os professores pensam recriar na realidade escolar a proposta de ensino de leitura promovido pelo PNAIC. Assim, foi realizado um estudo tendo como delineamento de pesquisa o Estudo de Caso Múltiplos (YIN, 2001), no qual foi utilizada a entrevista semiestruturada com duas professoras alfabetizadoras e, para a análise, foi adotada a perspectiva dos núcleos de significação proposta por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Em linhas gerais, evidenciaram-se os avanços e os pontos que necessitam de reformulações com vistas a construção do sujeito-leitor constituintes da realidade educacional do processo de alfabetização.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, PIBICGonçalves, Fabíola Mônica da SilvaFerreira, Sandra Patrícia Ataíde2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/456810.18316/recc.v24i1.4568Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 11-272236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4568/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4568Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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