Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556 |
Resumo: | Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015. Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico. |
id |
UNILASALLE-2_337eb03c97d9d112e01aedd97a55d8ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4556 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médioEducação; FilosofiaFilosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico.Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015. Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico. Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCNPQ Edital UniversalVieira, Wilson JoséHorn, Geraldo BalduinoZanini, Raquel Aline2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/455610.18316/recc.v24i1.4556Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 235-2522236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4556Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
title |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
spellingShingle |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio Vieira, Wilson José Educação; Filosofia Filosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico. |
title_short |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
title_full |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
title_fullStr |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
title_sort |
Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio |
author |
Vieira, Wilson José |
author_facet |
Vieira, Wilson José Horn, Geraldo Balduino Zanini, Raquel Aline |
author_role |
author |
author2 |
Horn, Geraldo Balduino Zanini, Raquel Aline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ Edital Universal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Wilson José Horn, Geraldo Balduino Zanini, Raquel Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Filosofia Filosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico. |
topic |
Educação; Filosofia Filosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico. |
description |
Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015. Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556 10.18316/recc.v24i1.4556 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v24i1.4556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 235-252 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870284963840 |