Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Wilson José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Horn, Geraldo Balduino, Zanini, Raquel Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556
Resumo: Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015.  Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico. 
id UNILASALLE-2_337eb03c97d9d112e01aedd97a55d8ca
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4556
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médioEducação; FilosofiaFilosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico.Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015.  Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico. Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCNPQ Edital UniversalVieira, Wilson JoséHorn, Geraldo BalduinoZanini, Raquel Aline2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/455610.18316/recc.v24i1.4556Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 235-2522236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4556Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
title Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
spellingShingle Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
Vieira, Wilson José
Educação; Filosofia
Filosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico.
title_short Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
title_full Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
title_fullStr Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
title_full_unstemmed Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
title_sort Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio
author Vieira, Wilson José
author_facet Vieira, Wilson José
Horn, Geraldo Balduino
Zanini, Raquel Aline
author_role author
author2 Horn, Geraldo Balduino
Zanini, Raquel Aline
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ Edital Universal
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Wilson José
Horn, Geraldo Balduino
Zanini, Raquel Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Filosofia
Filosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico.
topic Educação; Filosofia
Filosofia; Ensino de Filosofia; Objetivação Filosófica; Texto Filosófico.
description Pesquisa realizada a partir de observação sistemática do ambiente escolar e em especial das aulas de filosofia ministradas a estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, no ano de 2015.  Utiliza a metodologia de observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes a partir do uso do texto de filosofia. Analisa os dados empíricos produzidos pelos estudantes e os coletados durante aulas do professor-colaborador de Filosofia com o objetivo de compreender a aprendizagem filosófica a partir do texto clássico. Analisa como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente no cotidiano dos estudantes. Mostra que a mediação do professor é um dos elementos centrais para a aprendizagem filosófica a partir de textos: leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556
10.18316/recc.v24i1.4556
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i1.4556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4556/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 235-252
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870284963840