O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico. |
id |
UNILASALLE-2_5f2755db895988b54c0034f76b58defb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10713 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educaçãoRepresentações SocaisProfessorInclusãoEducaçãoO presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1071310.18316/recc.v28i1.10713Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713/4120Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSAVAREZZI, GUILHERME ROCHACAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIAGIMENEZ, ROBERTO2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10713Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
title |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
spellingShingle |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA Representações Socais Professor Inclusão Educação |
title_short |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
title_full |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
title_fullStr |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
title_full_unstemmed |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
title_sort |
O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação |
author |
SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA |
author_facet |
SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA GIMENEZ, ROBERTO |
author_role |
author |
author2 |
CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA GIMENEZ, ROBERTO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA GIMENEZ, ROBERTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Socais Professor Inclusão Educação |
topic |
Representações Socais Professor Inclusão Educação |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713 10.18316/recc.v28i1.10713 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i1.10713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713/4120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320140832768 |