O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA, GIMENEZ, ROBERTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.
id UNILASALLE-2_5f2755db895988b54c0034f76b58defb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10713
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educaçãoRepresentações SocaisProfessorInclusãoEducaçãoO presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1071310.18316/recc.v28i1.10713Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713/4120Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSAVAREZZI, GUILHERME ROCHACAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIAGIMENEZ, ROBERTO2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10713Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
title O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
spellingShingle O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA
Representações Socais
Professor
Inclusão
Educação
title_short O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
title_full O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
title_fullStr O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
title_full_unstemmed O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
title_sort O panorama das Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação
author SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA
author_facet SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA
CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA
GIMENEZ, ROBERTO
author_role author
author2 CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA
GIMENEZ, ROBERTO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAVAREZZI, GUILHERME ROCHA
CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA
GIMENEZ, ROBERTO
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Socais
Professor
Inclusão
Educação
topic Representações Socais
Professor
Inclusão
Educação
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre o tema ‘Representações Sociais de professores sobre a Inclusão na educação’, sendo assim, intenta responder sobre qual paradigma histórico estariam amparadas estas representações, se no Teológico, no Médico/Científico ou no da Complexidade. Neste sentido, optou-se pela busca de artigos nos bancos da CAPES, EBSCO e Scielo. Utilizaram-se como descritores os termos ‘Representações Sociais’, ‘Inclusão’ e ‘Educação’, retornando vinte e seis artigos que foram lidos por inteiro e posteriormente analisados. Como conclusão, verificou-se que as representações sobre a Inclusão estão voltadas aos modelos de Normalização e de Integração, sendo, portanto, relacionadas ao paradigma Médico/Científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713
10.18316/recc.v28i1.10713
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10713/4120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320140832768