A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Lopes, Telma Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rossato, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790
Resumo:  Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos.
id UNILASALLE-2_7482865e861057d869013b9b6c31a091
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10790
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencialEscolasubjetividade socialpandemia Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1079010.18316/recc.v28i3.10790Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790/4390Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Lopes, Telma SilvaRossato, Maristela2024-04-09T16:48:30Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10790Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2024-04-09T16:48:30Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
title A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
spellingShingle A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
Santana Lopes, Telma Silva
Escola
subjetividade social
pandemia
title_short A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
title_full A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
title_fullStr A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
title_full_unstemmed A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
title_sort A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
author Santana Lopes, Telma Silva
author_facet Santana Lopes, Telma Silva
Rossato, Maristela
author_role author
author2 Rossato, Maristela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Lopes, Telma Silva
Rossato, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
subjetividade social
pandemia
topic Escola
subjetividade social
pandemia
description  Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790
10.18316/recc.v28i3.10790
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i3.10790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790/4390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320048558080