A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos. |
id |
UNILASALLE-2_7482865e861057d869013b9b6c31a091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10790 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencialEscolasubjetividade socialpandemia Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1079010.18316/recc.v28i3.10790Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790/4390Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Lopes, Telma SilvaRossato, Maristela2024-04-09T16:48:30Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10790Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2024-04-09T16:48:30Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
title |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
spellingShingle |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial Santana Lopes, Telma Silva Escola subjetividade social pandemia |
title_short |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
title_full |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
title_fullStr |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
title_full_unstemmed |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
title_sort |
A subjetividade social da escola: do ensino remoto emergencial ao retorno ao ensino presencial |
author |
Santana Lopes, Telma Silva |
author_facet |
Santana Lopes, Telma Silva Rossato, Maristela |
author_role |
author |
author2 |
Rossato, Maristela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Lopes, Telma Silva Rossato, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola subjetividade social pandemia |
topic |
Escola subjetividade social pandemia |
description |
Este artigo objetiva analisar como a subjetividade social da escola foi mobilizada pelos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma escola pública do DF, orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. Concluímos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790 10.18316/recc.v28i3.10790 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i3.10790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10790/4390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320048558080 |