Ensino e aprendizagem em Psicologia Social no ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanini, Moises
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230936
Resumo: A pandemia do novo coronavírus, diante da necessidade de distanciamento social, trouxe para as universidades o desafio do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo deste artigo é o de refletir sobre as experiências construídas ao longo de um semestre na disciplina de Psicologia Social, na modalidade remota de ensino. Inspirado na pedagogia engajada de bell hooks, refletimos sobre três ensinamentos desta experiência: a pandemia não é democrática – a negação do direito à educação; entendendo o ERE e os limites da aula expositiva – conversação e compartilhamento de histórias; e aprendizagem colaborativa online, comunidade de aprendizagem e pensamento crítico. Ressaltamos que a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação possibilitou a construção de aprendizagens significativas, mas temos como desafios a apropriação dessas metodologias mais participativas no modelo presencial e o acompanhamento e inclusão de estudantes que, por razões diversas, não conseguiram se vincular ao semestre remoto. Provavelmente as dificuldades vividas por esses/as estudantes já existissem, mas as condições sociais, culturais e econômicas que sustentam as desigualdades sociais se tornaram mais visíveis com a pandemia, e isso deve nos sensibilizar quando do retorno presencial das aulas.
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Ressaltamos que a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação possibilitou a construção de aprendizagens significativas, mas temos como desafios a apropriação dessas metodologias mais participativas no modelo presencial e o acompanhamento e inclusão de estudantes que, por razões diversas, não conseguiram se vincular ao semestre remoto. Provavelmente as dificuldades vividas por esses/as estudantes já existissem, mas as condições sociais, culturais e econômicas que sustentam as desigualdades sociais se tornaram mais visíveis com a pandemia, e isso deve nos sensibilizar quando do retorno presencial das aulas.The pandemic of the new coronavirus, given the need for social distance, brought the challenge of Emergency Remote Education to universities. The purpose of this article is to reflect on the experiences built over a semester in the discipline of Social Psychology, in the remote mode of teaching. Inspired by the engaged pedagogy of bell hooks, we reflected on three teachings from this experience: the pandemic is not democratic - the denial of the right to education; understanding the ERE and the limits of the lecture - conversation and sharing stories; and collaborative online learning, the learning community and critical thinking. We emphasize that the use of digital information and communication technologies enabled the construction of significant learning, but we have as challenges the appropriation of these more participatory methodologies in the face-to face model and the monitoring and inclusion of students who, for various reasons, were unable to link to the remote semester. Probably the difficulties experienced by these students already existed, but the social, cultural and economic conditions that support social inequalities have become more visible with the pandemic, and this should make us aware when we return to classes in person.La pandemia del nuevo coronavirus, dada la necesidad de distanciamiento social, trajo el desafío de la Educación Remota de Emergencia a las universidades. El propósito de este artículo es reflexionar sobre las experiencias construidas a lo largo de un semestre en la disciplina de Psicología Social, en la modalidad de enseñanza a distancia. Inspirado en la pedagogía comprometida de bell hooks, reflexionamos sobre tres enseñanzas de esta experiencia: la pandemia no es democrática - la negación del derecho a la educación; comprender el ERE y los límites de la conferencia: conversación e intercambio de historias; y el aprendizaje colaborativo en línea, la comunidad de aprendizaje y el pensamiento crítico. Destacamos que el uso de tecnologías de la información y la comunicación digitales permitió la construcción de aprendizajes significativos, pero tenemos como desafíos la apropiación de estas metodologías más participativas en el modelo presencial y el seguimiento e inclusión de estudiantes que, por diversas razones, no pudieron vincularse al semestre remoto. Probablemente las dificultades vividas por estos estudiantes ya existían, pero las condiciones sociales, culturales y económicas que sustentan las desigualdades sociales se han vuelto más visibles con la pandemia, y esto debería hacernos conscientes cuando volvamos a clases en persona.application/pdfporPsi Unisc. Santa Cruz do Sul. Vol. 5, n. 2 (jul./dez. 2021), p. 109-124Ensino Remoto Emergencial (ERE)AprendizagemDesigualdade socialPandemiasEducaçãoSocial PsychologyEducational technologyTeaching methodsSocial equalityPandemicPsicología SocialTecnologia educacionalMétodos de enseñanzaIgualdad socialPandemiaEnsino e aprendizagem em Psicologia Social no ensino remoto emergencialDocencia y aprendizaje en Psicología Social en educación remota de emergencia Teaching and learning in Social Psychology in emergency remote education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132205.pdf.txt001132205.pdf.txtExtracted Texttext/plain42770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230936/2/001132205.pdf.txt16d838002c8c79c641c0ee079d10cc7eMD52ORIGINAL001132205.pdfTexto completoapplication/pdf1436496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230936/1/001132205.pdf0f65adcb0de1291b20aff710ad0648d9MD5110183/2309362021-11-20 05:52:26.882794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230936Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:52:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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