Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Henning, Leoni Maria Padilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773
Resumo: Na atualidade, as sociedades se caracterizam pela heterogeneidade, grupos com diferentes formas de viver e pensar convivem juntos, mas não necessariamente em harmonia. Nessa situação, a democracia tem seu papel destacado, promovendo o convívio social respeitoso, tolerante, cooperativo, e a busca do bem comum. Como educadores, temos que ter clareza de alguns conceitos para não cairmos em armadilhas de nossa sociedade dominada por valores de mercado, que refletem na educação. E precisamos também, frente à desvalorização da educação e da profissão docente, renovar nossas esperanças de que a educação é um instrumento de construção de um mundo melhor e mais justo. O legado de John Dewey pode nos trazer contribuições importantes e nos instrumentalizar para enfrentarmos algumas das dificuldades da realidade atual. É sobre esse assunto que nos debruçamos no presente artigo. Para efeito da realização desse estudo, analisamos alguns livros do autor que nos ofereceram as suas ideias norteadores frente ao problema que orientou nosso trabalho, como ainda, alguns outros materiais bibliográficos de   comentadores e de outros teóricos para nos esclarecer alguns conceitos correlatos.
id UNILASALLE-2_8d42eaed95fa9ca10836946037b6e1f4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7773
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuaisEducaçãoEducação; Democracia; SociedadeNa atualidade, as sociedades se caracterizam pela heterogeneidade, grupos com diferentes formas de viver e pensar convivem juntos, mas não necessariamente em harmonia. Nessa situação, a democracia tem seu papel destacado, promovendo o convívio social respeitoso, tolerante, cooperativo, e a busca do bem comum. Como educadores, temos que ter clareza de alguns conceitos para não cairmos em armadilhas de nossa sociedade dominada por valores de mercado, que refletem na educação. E precisamos também, frente à desvalorização da educação e da profissão docente, renovar nossas esperanças de que a educação é um instrumento de construção de um mundo melhor e mais justo. O legado de John Dewey pode nos trazer contribuições importantes e nos instrumentalizar para enfrentarmos algumas das dificuldades da realidade atual. É sobre esse assunto que nos debruçamos no presente artigo. Para efeito da realização desse estudo, analisamos alguns livros do autor que nos ofereceram as suas ideias norteadores frente ao problema que orientou nosso trabalho, como ainda, alguns outros materiais bibliográficos de   comentadores e de outros teóricos para nos esclarecer alguns conceitos correlatos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCalzavara, Adriana Akemi KikuchiHenning, Leoni Maria Padilha2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/777310.18316/recc.v27i1.7773Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:40:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7773Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:40:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
title Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
spellingShingle Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi
Educação
Educação; Democracia; Sociedade
title_short Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
title_full Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
title_fullStr Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
title_full_unstemmed Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
title_sort Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
author Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi
author_facet Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi
Henning, Leoni Maria Padilha
author_role author
author2 Henning, Leoni Maria Padilha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi
Henning, Leoni Maria Padilha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; Democracia; Sociedade
topic Educação
Educação; Democracia; Sociedade
description Na atualidade, as sociedades se caracterizam pela heterogeneidade, grupos com diferentes formas de viver e pensar convivem juntos, mas não necessariamente em harmonia. Nessa situação, a democracia tem seu papel destacado, promovendo o convívio social respeitoso, tolerante, cooperativo, e a busca do bem comum. Como educadores, temos que ter clareza de alguns conceitos para não cairmos em armadilhas de nossa sociedade dominada por valores de mercado, que refletem na educação. E precisamos também, frente à desvalorização da educação e da profissão docente, renovar nossas esperanças de que a educação é um instrumento de construção de um mundo melhor e mais justo. O legado de John Dewey pode nos trazer contribuições importantes e nos instrumentalizar para enfrentarmos algumas das dificuldades da realidade atual. É sobre esse assunto que nos debruçamos no presente artigo. Para efeito da realização desse estudo, analisamos alguns livros do autor que nos ofereceram as suas ideias norteadores frente ao problema que orientou nosso trabalho, como ainda, alguns outros materiais bibliográficos de   comentadores e de outros teóricos para nos esclarecer alguns conceitos correlatos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773
10.18316/recc.v27i1.7773
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i1.7773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870753677312