Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773 |
Resumo: | Na atualidade, as sociedades se caracterizam pela heterogeneidade, grupos com diferentes formas de viver e pensar convivem juntos, mas não necessariamente em harmonia. Nessa situação, a democracia tem seu papel destacado, promovendo o convívio social respeitoso, tolerante, cooperativo, e a busca do bem comum. Como educadores, temos que ter clareza de alguns conceitos para não cairmos em armadilhas de nossa sociedade dominada por valores de mercado, que refletem na educação. E precisamos também, frente à desvalorização da educação e da profissão docente, renovar nossas esperanças de que a educação é um instrumento de construção de um mundo melhor e mais justo. O legado de John Dewey pode nos trazer contribuições importantes e nos instrumentalizar para enfrentarmos algumas das dificuldades da realidade atual. É sobre esse assunto que nos debruçamos no presente artigo. Para efeito da realização desse estudo, analisamos alguns livros do autor que nos ofereceram as suas ideias norteadores frente ao problema que orientou nosso trabalho, como ainda, alguns outros materiais bibliográficos de comentadores e de outros teóricos para nos esclarecer alguns conceitos correlatos. |
id |
UNILASALLE-2_8d42eaed95fa9ca10836946037b6e1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7773 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuaisEducaçãoEducação; Democracia; SociedadeNa atualidade, as sociedades se caracterizam pela heterogeneidade, grupos com diferentes formas de viver e pensar convivem juntos, mas não necessariamente em harmonia. Nessa situação, a democracia tem seu papel destacado, promovendo o convívio social respeitoso, tolerante, cooperativo, e a busca do bem comum. Como educadores, temos que ter clareza de alguns conceitos para não cairmos em armadilhas de nossa sociedade dominada por valores de mercado, que refletem na educação. E precisamos também, frente à desvalorização da educação e da profissão docente, renovar nossas esperanças de que a educação é um instrumento de construção de um mundo melhor e mais justo. O legado de John Dewey pode nos trazer contribuições importantes e nos instrumentalizar para enfrentarmos algumas das dificuldades da realidade atual. É sobre esse assunto que nos debruçamos no presente artigo. Para efeito da realização desse estudo, analisamos alguns livros do autor que nos ofereceram as suas ideias norteadores frente ao problema que orientou nosso trabalho, como ainda, alguns outros materiais bibliográficos de comentadores e de outros teóricos para nos esclarecer alguns conceitos correlatos.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCalzavara, Adriana Akemi KikuchiHenning, Leoni Maria Padilha2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/777310.18316/recc.v27i1.7773Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:40:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7773Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:40:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
title |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
spellingShingle |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi Educação Educação; Democracia; Sociedade |
title_short |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
title_full |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
title_fullStr |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
title_full_unstemmed |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
title_sort |
Educação democrática e educação para a democracia nos dias atuais |
author |
Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi |
author_facet |
Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi Henning, Leoni Maria Padilha |
author_role |
author |
author2 |
Henning, Leoni Maria Padilha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calzavara, Adriana Akemi Kikuchi Henning, Leoni Maria Padilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; Democracia; Sociedade |
topic |
Educação Educação; Democracia; Sociedade |
description |
Na atualidade, as sociedades se caracterizam pela heterogeneidade, grupos com diferentes formas de viver e pensar convivem juntos, mas não necessariamente em harmonia. Nessa situação, a democracia tem seu papel destacado, promovendo o convívio social respeitoso, tolerante, cooperativo, e a busca do bem comum. Como educadores, temos que ter clareza de alguns conceitos para não cairmos em armadilhas de nossa sociedade dominada por valores de mercado, que refletem na educação. E precisamos também, frente à desvalorização da educação e da profissão docente, renovar nossas esperanças de que a educação é um instrumento de construção de um mundo melhor e mais justo. O legado de John Dewey pode nos trazer contribuições importantes e nos instrumentalizar para enfrentarmos algumas das dificuldades da realidade atual. É sobre esse assunto que nos debruçamos no presente artigo. Para efeito da realização desse estudo, analisamos alguns livros do autor que nos ofereceram as suas ideias norteadores frente ao problema que orientou nosso trabalho, como ainda, alguns outros materiais bibliográficos de comentadores e de outros teóricos para nos esclarecer alguns conceitos correlatos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773 10.18316/recc.v27i1.7773 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i1.7773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7773/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870753677312 |