Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Débora de Lima Velho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Rosa, Lucas Pereira, Conte, Andrieli Ronaldi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.
id UNILASALLE-2_8ef4d593cf6e1d6d367a942b911fdf8a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7737
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?Educação; Educação Matemáticamulheres na matemática; divulgação científica; discurso.Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasInstituto Federal CatarinenseJunges, Débora de Lima Velhoda Rosa, Lucas PereiraConte, Andrieli Ronaldi2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/773710.18316/recc.v26i3.7737Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-142236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7737Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
title Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
spellingShingle Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
Junges, Débora de Lima Velho
Educação; Educação Matemática
mulheres na matemática; divulgação científica; discurso.
title_short Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
title_full Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
title_fullStr Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
title_full_unstemmed Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
title_sort Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
author Junges, Débora de Lima Velho
author_facet Junges, Débora de Lima Velho
da Rosa, Lucas Pereira
Conte, Andrieli Ronaldi
author_role author
author2 da Rosa, Lucas Pereira
Conte, Andrieli Ronaldi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal Catarinense
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Débora de Lima Velho
da Rosa, Lucas Pereira
Conte, Andrieli Ronaldi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Matemática
mulheres na matemática; divulgação científica; discurso.
topic Educação; Educação Matemática
mulheres na matemática; divulgação científica; discurso.
description Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737
10.18316/recc.v26i3.7737
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i3.7737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-14
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869878116352