Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática. |
id |
UNILASALLE-2_8ef4d593cf6e1d6d367a942b911fdf8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7737 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?Educação; Educação Matemáticamulheres na matemática; divulgação científica; discurso.Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasInstituto Federal CatarinenseJunges, Débora de Lima Velhoda Rosa, Lucas PereiraConte, Andrieli Ronaldi2021-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/773710.18316/recc.v26i3.7737Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-142236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7737Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
title |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
spellingShingle |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? Junges, Débora de Lima Velho Educação; Educação Matemática mulheres na matemática; divulgação científica; discurso. |
title_short |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
title_full |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
title_fullStr |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
title_full_unstemmed |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
title_sort |
Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? |
author |
Junges, Débora de Lima Velho |
author_facet |
Junges, Débora de Lima Velho da Rosa, Lucas Pereira Conte, Andrieli Ronaldi |
author_role |
author |
author2 |
da Rosa, Lucas Pereira Conte, Andrieli Ronaldi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Catarinense |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junges, Débora de Lima Velho da Rosa, Lucas Pereira Conte, Andrieli Ronaldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Matemática mulheres na matemática; divulgação científica; discurso. |
topic |
Educação; Educação Matemática mulheres na matemática; divulgação científica; discurso. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737 10.18316/recc.v26i3.7737 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i3.7737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-14 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165869878116352 |