Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jailda da Silva dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10489
Resumo: Nesta pesquisa objetiva-se analisar como os chás indicados pelas rezadeiras podem contribuir para o ensino de Matemática, sob a ótica da Etnomodelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo de caso. Como principal método de produção de dados, foi utilizada a entrevista por meio de narrativas. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultado, percebeu-se que a partir das práticas das rezas é possível estabelecer conexões entre o saber cultural e o acadêmico, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os seres mais ativos e reflexivos, potencializando o ensino de Matemática. Ademais, destaca-se a importância que as pesquisas em Etnomodelagem têm ao valorizar os mais distintos grupos, os quais possuem saberes e fazeres inerentes às suas culturas, permitindo aos estudantes que compreendam o sentido e contribuições que a Matemática tem nas suas ações e práticas cotidianas.
id UNILASALLE-2_9defc0bc904f3e5488b8dc265dd4b7fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10489
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemáticaEducação MatemáticaEtnomodelagemCultura das Rezadeiras.Nesta pesquisa objetiva-se analisar como os chás indicados pelas rezadeiras podem contribuir para o ensino de Matemática, sob a ótica da Etnomodelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo de caso. Como principal método de produção de dados, foi utilizada a entrevista por meio de narrativas. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultado, percebeu-se que a partir das práticas das rezas é possível estabelecer conexões entre o saber cultural e o acadêmico, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os seres mais ativos e reflexivos, potencializando o ensino de Matemática. Ademais, destaca-se a importância que as pesquisas em Etnomodelagem têm ao valorizar os mais distintos grupos, os quais possuem saberes e fazeres inerentes às suas culturas, permitindo aos estudantes que compreendam o sentido e contribuições que a Matemática tem nas suas ações e práticas cotidianas.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1048910.18316/recc.v28i1.10489Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10489/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jailda da Silva dosMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10489Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
title Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
spellingShingle Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
Santos, Jailda da Silva dos
Educação Matemática
Etnomodelagem
Cultura das Rezadeiras.
title_short Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
title_full Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
title_fullStr Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
title_full_unstemmed Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
title_sort Etnomodelagem e a cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino de matemática
author Santos, Jailda da Silva dos
author_facet Santos, Jailda da Silva dos
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
author2 Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jailda da Silva dos
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Etnomodelagem
Cultura das Rezadeiras.
topic Educação Matemática
Etnomodelagem
Cultura das Rezadeiras.
description Nesta pesquisa objetiva-se analisar como os chás indicados pelas rezadeiras podem contribuir para o ensino de Matemática, sob a ótica da Etnomodelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em particular um estudo de caso. Como principal método de produção de dados, foi utilizada a entrevista por meio de narrativas. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. Como resultado, percebeu-se que a partir das práticas das rezas é possível estabelecer conexões entre o saber cultural e o acadêmico, podendo surgir propostas pedagógicas que busquem aproximar os estudantes da sua realidade, tornando-os seres mais ativos e reflexivos, potencializando o ensino de Matemática. Ademais, destaca-se a importância que as pesquisas em Etnomodelagem têm ao valorizar os mais distintos grupos, os quais possuem saberes e fazeres inerentes às suas culturas, permitindo aos estudantes que compreendam o sentido e contribuições que a Matemática tem nas suas ações e práticas cotidianas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10489
10.18316/recc.v28i1.10489
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10489
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10489/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320127201280