Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basegio, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Daldon, Eliane Lúcia, Basegio, Ivan Antonio, Basegio, Leandro Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/56
Resumo: Os debates em torno do que é necessário para a inclusão escolar e social das pessoas com necessidades educativas especiais têm chamado a atenção de pais, educadores, especialistas e governos, uma vez que, ao menos em termos de legislação, há um avanço na garantia dos direitos dos sujeitos com deficiência. Contudo, a efetivação de uma política de educação inclusiva apenas será garantida mediante o desenvolvimento de atitude social positiva para com a diferença. Neste artigo, buscamos apresentar o que significa essa perspectiva. Para tanto, partimos da conceitualização do que é a noção de inclusão. Após, discutimos quais são os aspectos, que são ressaltados quanto à prática e à possibilidade de uma educação inclusiva, focando nas concepções de pais e professores sobre esse tema. Destacamos alguns elementos importantes de serem pensados nas relações de interação com as pessoas, que apresentam NEEs, como, por exemplo, a questão do benefício, que lhes é dado (BPC). Por fim, apresentamos um pouco do trabalho, que se desenvolve no CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade - Canoas-RS), onde os profissionais responsáveis pretendem traduzir para a prática essa atitude social positiva para com a inclusão.Palavras-chaves: inclusão; necessidades educativas especiais; interação família/escola; BPC.In search of autonomy of subjects with special needsAbstract:The debates around what is needed for school and social inclusion of people with special educational needs have caught the attention of parents, educators, experts and governments, since, at least in terms of legislation; there is a improvement in ensuring the rights of individuals with disabilities. However, the effectiveness of a policy of inclusive education will only be guaranteed through the development of positive social attitude toward difference. In this article, we seek to present what this perspective means. For this, we start from the conceptualization of what the notion of inclusion is. After, we discuss which are the aspects that are highlighted on the practice and the possibility of an inclusive education, focusing on the views of parents and teachers on this topic. We highlight some important elements in the relationships to be thought to interact with people who have NEE such as the question of benefit they are given (BPC). Finally, we present some of the work, which develops in the CEIA (Training Center, Inclusive Education and Accessibility – Canoas-RS), where the responsible professionals intent to translate to the practice this positive social attitude towards inclusion.Keywords: inclusion, special educational needs, family/school interaction, BPC.
id UNILASALLE-2_9fedf2b7a0246d7db34b836cff26f0b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/56
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiaisInclusão; Necessidades educativas; Integração; Família; BPCOs debates em torno do que é necessário para a inclusão escolar e social das pessoas com necessidades educativas especiais têm chamado a atenção de pais, educadores, especialistas e governos, uma vez que, ao menos em termos de legislação, há um avanço na garantia dos direitos dos sujeitos com deficiência. Contudo, a efetivação de uma política de educação inclusiva apenas será garantida mediante o desenvolvimento de atitude social positiva para com a diferença. Neste artigo, buscamos apresentar o que significa essa perspectiva. Para tanto, partimos da conceitualização do que é a noção de inclusão. Após, discutimos quais são os aspectos, que são ressaltados quanto à prática e à possibilidade de uma educação inclusiva, focando nas concepções de pais e professores sobre esse tema. Destacamos alguns elementos importantes de serem pensados nas relações de interação com as pessoas, que apresentam NEEs, como, por exemplo, a questão do benefício, que lhes é dado (BPC). Por fim, apresentamos um pouco do trabalho, que se desenvolve no CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade - Canoas-RS), onde os profissionais responsáveis pretendem traduzir para a prática essa atitude social positiva para com a inclusão.Palavras-chaves: inclusão; necessidades educativas especiais; interação família/escola; BPC.In search of autonomy of subjects with special needsAbstract:The debates around what is needed for school and social inclusion of people with special educational needs have caught the attention of parents, educators, experts and governments, since, at least in terms of legislation; there is a improvement in ensuring the rights of individuals with disabilities. However, the effectiveness of a policy of inclusive education will only be guaranteed through the development of positive social attitude toward difference. In this article, we seek to present what this perspective means. For this, we start from the conceptualization of what the notion of inclusion is. After, we discuss which are the aspects that are highlighted on the practice and the possibility of an inclusive education, focusing on the views of parents and teachers on this topic. We highlight some important elements in the relationships to be thought to interact with people who have NEE such as the question of benefit they are given (BPC). Finally, we present some of the work, which develops in the CEIA (Training Center, Inclusive Education and Accessibility – Canoas-RS), where the responsible professionals intent to translate to the practice this positive social attitude towards inclusion.Keywords: inclusion, special educational needs, family/school interaction, BPC.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasBasegio, Antonio CarlosDaldon, Eliane LúciaBasegio, Ivan AntonioBasegio, Leandro Jesus2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5610.18316/56Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 117-1282236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/56/258info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-04T19:25:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/56Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-08-04T19:25:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
title Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
spellingShingle Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
Basegio, Antonio Carlos
Inclusão; Necessidades educativas; Integração; Família; BPC
title_short Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
title_full Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
title_fullStr Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
title_full_unstemmed Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
title_sort Em busca da autonomia dos sujeitos com necessidades especiais
author Basegio, Antonio Carlos
author_facet Basegio, Antonio Carlos
Daldon, Eliane Lúcia
Basegio, Ivan Antonio
Basegio, Leandro Jesus
author_role author
author2 Daldon, Eliane Lúcia
Basegio, Ivan Antonio
Basegio, Leandro Jesus
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Basegio, Antonio Carlos
Daldon, Eliane Lúcia
Basegio, Ivan Antonio
Basegio, Leandro Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; Necessidades educativas; Integração; Família; BPC
topic Inclusão; Necessidades educativas; Integração; Família; BPC
description Os debates em torno do que é necessário para a inclusão escolar e social das pessoas com necessidades educativas especiais têm chamado a atenção de pais, educadores, especialistas e governos, uma vez que, ao menos em termos de legislação, há um avanço na garantia dos direitos dos sujeitos com deficiência. Contudo, a efetivação de uma política de educação inclusiva apenas será garantida mediante o desenvolvimento de atitude social positiva para com a diferença. Neste artigo, buscamos apresentar o que significa essa perspectiva. Para tanto, partimos da conceitualização do que é a noção de inclusão. Após, discutimos quais são os aspectos, que são ressaltados quanto à prática e à possibilidade de uma educação inclusiva, focando nas concepções de pais e professores sobre esse tema. Destacamos alguns elementos importantes de serem pensados nas relações de interação com as pessoas, que apresentam NEEs, como, por exemplo, a questão do benefício, que lhes é dado (BPC). Por fim, apresentamos um pouco do trabalho, que se desenvolve no CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade - Canoas-RS), onde os profissionais responsáveis pretendem traduzir para a prática essa atitude social positiva para com a inclusão.Palavras-chaves: inclusão; necessidades educativas especiais; interação família/escola; BPC.In search of autonomy of subjects with special needsAbstract:The debates around what is needed for school and social inclusion of people with special educational needs have caught the attention of parents, educators, experts and governments, since, at least in terms of legislation; there is a improvement in ensuring the rights of individuals with disabilities. However, the effectiveness of a policy of inclusive education will only be guaranteed through the development of positive social attitude toward difference. In this article, we seek to present what this perspective means. For this, we start from the conceptualization of what the notion of inclusion is. After, we discuss which are the aspects that are highlighted on the practice and the possibility of an inclusive education, focusing on the views of parents and teachers on this topic. We highlight some important elements in the relationships to be thought to interact with people who have NEE such as the question of benefit they are given (BPC). Finally, we present some of the work, which develops in the CEIA (Training Center, Inclusive Education and Accessibility – Canoas-RS), where the responsible professionals intent to translate to the practice this positive social attitude towards inclusion.Keywords: inclusion, special educational needs, family/school interaction, BPC.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/56
10.18316/56
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/56
identifier_str_mv 10.18316/56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/56/258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 117-128
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870764163072