Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8875 |
Resumo: | A partir da experiência de trocar cartas com estudantes de uma escola pública durante a pandemia de sars-cov-2 nos defrontamos com a seguinte questão: o que pode uma correspondência pedagógica comprometida com o “tempo livre” e com a educação pública? Na primeira sessão deste artigo discutimos o conceito da forma escolar de Jan Masschelein e Marteen Simons e propomos quatro pistas para explorar as potências da escrita de cartas pedagógicas. Alteridade, amorosidade, encontro e errância são os gestos educativos que emergem destas pistas. Na segunda sessão, discutimos a importância da estesia provocada pela utilização de linguagens artísticas e culturais em nossa correspondência. Finalizamos o artigo de forma descritiva, conduzindo uma leitura em sobrevoo ao conteúdo das cartas, em que temas da disciplina ecologia são interpelados por questões relacionadas aos povos indígenas no Brasil. |
id |
UNILASALLE-2_aa87460c0b836938162d7ca8e6439de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8875 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartasCartasDocênciaDiferençaEducação BásicaPandemiaA partir da experiência de trocar cartas com estudantes de uma escola pública durante a pandemia de sars-cov-2 nos defrontamos com a seguinte questão: o que pode uma correspondência pedagógica comprometida com o “tempo livre” e com a educação pública? Na primeira sessão deste artigo discutimos o conceito da forma escolar de Jan Masschelein e Marteen Simons e propomos quatro pistas para explorar as potências da escrita de cartas pedagógicas. Alteridade, amorosidade, encontro e errância são os gestos educativos que emergem destas pistas. Na segunda sessão, discutimos a importância da estesia provocada pela utilização de linguagens artísticas e culturais em nossa correspondência. Finalizamos o artigo de forma descritiva, conduzindo uma leitura em sobrevoo ao conteúdo das cartas, em que temas da disciplina ecologia são interpelados por questões relacionadas aos povos indígenas no Brasil. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/887510.18316/recc.v27i3.8875Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8875/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Victor AnselmoKasper, Kátia Maria2023-02-27T19:08:05Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8875Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-27T19:08:05Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
title |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
spellingShingle |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas Costa, Victor Anselmo Cartas Docência Diferença Educação Básica Pandemia |
title_short |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
title_full |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
title_fullStr |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
title_full_unstemmed |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
title_sort |
Mais do que nunca, a casa: uma experiência errante em cartas |
author |
Costa, Victor Anselmo |
author_facet |
Costa, Victor Anselmo Kasper, Kátia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Kasper, Kátia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Victor Anselmo Kasper, Kátia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartas Docência Diferença Educação Básica Pandemia |
topic |
Cartas Docência Diferença Educação Básica Pandemia |
description |
A partir da experiência de trocar cartas com estudantes de uma escola pública durante a pandemia de sars-cov-2 nos defrontamos com a seguinte questão: o que pode uma correspondência pedagógica comprometida com o “tempo livre” e com a educação pública? Na primeira sessão deste artigo discutimos o conceito da forma escolar de Jan Masschelein e Marteen Simons e propomos quatro pistas para explorar as potências da escrita de cartas pedagógicas. Alteridade, amorosidade, encontro e errância são os gestos educativos que emergem destas pistas. Na segunda sessão, discutimos a importância da estesia provocada pela utilização de linguagens artísticas e culturais em nossa correspondência. Finalizamos o artigo de forma descritiva, conduzindo uma leitura em sobrevoo ao conteúdo das cartas, em que temas da disciplina ecologia são interpelados por questões relacionadas aos povos indígenas no Brasil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8875 10.18316/recc.v27i3.8875 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8875 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i3.8875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8875/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 3 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320083161088 |