Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803 |
Resumo: | Objetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira. |
id |
UNILASALLE-2_d437292aeb24adf92433898656041413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10803 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitáriosensino superiorformação inicialestágio supervisionadoeducação em enfermagemObjetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1080310.18316/recc.v28i3.10803Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803/4391Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Marília Siebra PereiraCastro Neto, MarianoNeves, Vanusa Nascimento SabinoFialho, Lia Machado Fiuza2024-04-18T13:40:34Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10803Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2024-04-18T13:40:34Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
title |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
spellingShingle |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários Leite, Marília Siebra Pereira ensino superior formação inicial estágio supervisionado educação em enfermagem |
title_short |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
title_full |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
title_fullStr |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
title_full_unstemmed |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
title_sort |
Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários |
author |
Leite, Marília Siebra Pereira |
author_facet |
Leite, Marília Siebra Pereira Castro Neto, Mariano Neves, Vanusa Nascimento Sabino Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_role |
author |
author2 |
Castro Neto, Mariano Neves, Vanusa Nascimento Sabino Fialho, Lia Machado Fiuza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Marília Siebra Pereira Castro Neto, Mariano Neves, Vanusa Nascimento Sabino Fialho, Lia Machado Fiuza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior formação inicial estágio supervisionado educação em enfermagem |
topic |
ensino superior formação inicial estágio supervisionado educação em enfermagem |
description |
Objetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803 10.18316/recc.v28i3.10803 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i3.10803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803/4391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320051703808 |