Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Marília Siebra Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Castro Neto, Mariano, Neves, Vanusa Nascimento Sabino, Fialho, Lia Machado Fiuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803
Resumo: Objetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira.
id UNILASALLE-2_d437292aeb24adf92433898656041413
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10803
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitáriosensino superiorformação inicialestágio supervisionadoeducação em enfermagemObjetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1080310.18316/recc.v28i3.10803Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803/4391Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Marília Siebra PereiraCastro Neto, MarianoNeves, Vanusa Nascimento SabinoFialho, Lia Machado Fiuza2024-04-18T13:40:34Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10803Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2024-04-18T13:40:34Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
title Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
spellingShingle Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
Leite, Marília Siebra Pereira
ensino superior
formação inicial
estágio supervisionado
educação em enfermagem
title_short Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
title_full Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
title_fullStr Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
title_full_unstemmed Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
title_sort Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem na Obstetrícia: percepção dos universitários
author Leite, Marília Siebra Pereira
author_facet Leite, Marília Siebra Pereira
Castro Neto, Mariano
Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Fialho, Lia Machado Fiuza
author_role author
author2 Castro Neto, Mariano
Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Fialho, Lia Machado Fiuza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Marília Siebra Pereira
Castro Neto, Mariano
Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Fialho, Lia Machado Fiuza
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
formação inicial
estágio supervisionado
educação em enfermagem
topic ensino superior
formação inicial
estágio supervisionado
educação em enfermagem
description Objetivou-se analisar as percepções dos acadêmicos de Enfermagem acerca do Estágio Curricular Supervisionado em Obstetrícia realizado no Hospital (omitido para evitar identificação), pertencente à Universidade (omitido para evitar identificação). Desenvolveu-se um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com nove estagiários da Obstetrícia, que utilizou entrevista estruturada, com sete questões abertas como instrumento de coleta de dados, e o software Iramuteq para apoiar a análise do conteúdo. As narrativas, gravadas e transcritas, resultaram em três categorias temáticas: 1) relação teoria e prática; 2) insuficiência e mecanização do estágio obstétrico; e 3) fatores intervenientes na aprendizagem teórico-prática. Conclui-se que os estudantes de Enfermagem estão preocupados com as divergências teórico-práticas, sobretudo diante dos problemas que afetam os serviços públicos obstétricos, que estão sobrelotados, por isso se solicita que as instituições de ensino compatibilizem seus ensinamentos à realidade que os futuros enfermeiros encontrarão no exercício profissional. Infere-se que o diálogo entre instituição formativa da saúde e o cenário de trabalho é uma necessidade premente com potencial para reorientar o conteúdo curricular conforme as peculiaridades da rede hospitalar pública brasileira.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803
10.18316/recc.v28i3.10803
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i3.10803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10803/4391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320051703808