Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sabrina Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140020
Resumo: Um dos momentos mais esperados e mais importantes na formação de um futuro educador é o momento do estágio em sala de aula. O estágio supervisionado é importante não só porque o graduando irá “colocar a mão na massa”, mas também porque é quando se torna claro ao futuro professor o quanto teoria e prática são indissociáveis. Esse é um momento de grande envolvimento com a realidade, de modo intencional. Durante a realização do estágio curricular supervisionado foi realizado um plano de intervenção em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bauru com o uso de trava-línguas. A atividade proposta para os anos iniciais foi desenvolvida durante o recreio dos alunos e foi fundamental tanto para a formação para a docência como também para o maior envolvimento com a realidade da escola. Ao final do estágio, pude compreender o quanto é importante valorizar as confusões cognitivas e saber ouvir a contribuição de professores e coordenação pedagógica durante a realização do estágio supervisionado. Além disso, pude identificar a importância das atividades realizadas de forma intencional em minha formação.
id UNSP_e0ac229bc14ced8185e08fb011d35611
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140020
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionadoEstágio supervisionadoEnsino fundamentalFormação inicialUm dos momentos mais esperados e mais importantes na formação de um futuro educador é o momento do estágio em sala de aula. O estágio supervisionado é importante não só porque o graduando irá “colocar a mão na massa”, mas também porque é quando se torna claro ao futuro professor o quanto teoria e prática são indissociáveis. Esse é um momento de grande envolvimento com a realidade, de modo intencional. Durante a realização do estágio curricular supervisionado foi realizado um plano de intervenção em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bauru com o uso de trava-línguas. A atividade proposta para os anos iniciais foi desenvolvida durante o recreio dos alunos e foi fundamental tanto para a formação para a docência como também para o maior envolvimento com a realidade da escola. Ao final do estágio, pude compreender o quanto é importante valorizar as confusões cognitivas e saber ouvir a contribuição de professores e coordenação pedagógica durante a realização do estágio supervisionado. Além disso, pude identificar a importância das atividades realizadas de forma intencional em minha formação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru (FC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Sabrina Pereira [UNESP]2016-06-28T17:32:36Z2016-06-28T17:32:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2426-2435application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2426-24359708-2011http://hdl.handle.net/11449/140020ISSN2236-9708-2011-2426-2435.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:51.626990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
title Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
spellingShingle Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
Soares, Sabrina Pereira [UNESP]
Estágio supervisionado
Ensino fundamental
Formação inicial
title_short Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
title_full Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
title_fullStr Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
title_full_unstemmed Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
title_sort Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
author Soares, Sabrina Pereira [UNESP]
author_facet Soares, Sabrina Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sabrina Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Ensino fundamental
Formação inicial
topic Estágio supervisionado
Ensino fundamental
Formação inicial
description Um dos momentos mais esperados e mais importantes na formação de um futuro educador é o momento do estágio em sala de aula. O estágio supervisionado é importante não só porque o graduando irá “colocar a mão na massa”, mas também porque é quando se torna claro ao futuro professor o quanto teoria e prática são indissociáveis. Esse é um momento de grande envolvimento com a realidade, de modo intencional. Durante a realização do estágio curricular supervisionado foi realizado um plano de intervenção em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bauru com o uso de trava-línguas. A atividade proposta para os anos iniciais foi desenvolvida durante o recreio dos alunos e foi fundamental tanto para a formação para a docência como também para o maior envolvimento com a realidade da escola. Ao final do estágio, pude compreender o quanto é importante valorizar as confusões cognitivas e saber ouvir a contribuição de professores e coordenação pedagógica durante a realização do estágio supervisionado. Além disso, pude identificar a importância das atividades realizadas de forma intencional em minha formação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:36Z
2016-06-28T17:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2426-2435
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/140020
ISSN2236-9708-2011-2426-2435.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/140020
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2426-2435
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2426-2435.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2426-2435
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128718465400832