Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140020 |
Resumo: | Um dos momentos mais esperados e mais importantes na formação de um futuro educador é o momento do estágio em sala de aula. O estágio supervisionado é importante não só porque o graduando irá “colocar a mão na massa”, mas também porque é quando se torna claro ao futuro professor o quanto teoria e prática são indissociáveis. Esse é um momento de grande envolvimento com a realidade, de modo intencional. Durante a realização do estágio curricular supervisionado foi realizado um plano de intervenção em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bauru com o uso de trava-línguas. A atividade proposta para os anos iniciais foi desenvolvida durante o recreio dos alunos e foi fundamental tanto para a formação para a docência como também para o maior envolvimento com a realidade da escola. Ao final do estágio, pude compreender o quanto é importante valorizar as confusões cognitivas e saber ouvir a contribuição de professores e coordenação pedagógica durante a realização do estágio supervisionado. Além disso, pude identificar a importância das atividades realizadas de forma intencional em minha formação. |
id |
UNSP_e0ac229bc14ced8185e08fb011d35611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/140020 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionadoEstágio supervisionadoEnsino fundamentalFormação inicialUm dos momentos mais esperados e mais importantes na formação de um futuro educador é o momento do estágio em sala de aula. O estágio supervisionado é importante não só porque o graduando irá “colocar a mão na massa”, mas também porque é quando se torna claro ao futuro professor o quanto teoria e prática são indissociáveis. Esse é um momento de grande envolvimento com a realidade, de modo intencional. Durante a realização do estágio curricular supervisionado foi realizado um plano de intervenção em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bauru com o uso de trava-línguas. A atividade proposta para os anos iniciais foi desenvolvida durante o recreio dos alunos e foi fundamental tanto para a formação para a docência como também para o maior envolvimento com a realidade da escola. Ao final do estágio, pude compreender o quanto é importante valorizar as confusões cognitivas e saber ouvir a contribuição de professores e coordenação pedagógica durante a realização do estágio supervisionado. Além disso, pude identificar a importância das atividades realizadas de forma intencional em minha formação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru (FC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Sabrina Pereira [UNESP]2016-06-28T17:32:36Z2016-06-28T17:32:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2426-2435application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2426-24359708-2011http://hdl.handle.net/11449/140020ISSN2236-9708-2011-2426-2435.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:51.626990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
title |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
spellingShingle |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado Soares, Sabrina Pereira [UNESP] Estágio supervisionado Ensino fundamental Formação inicial |
title_short |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
title_full |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
title_fullStr |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
title_full_unstemmed |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
title_sort |
Relato de uma experiência com o uso de trava-línguas nas atividades do estágio curricular supervisionado |
author |
Soares, Sabrina Pereira [UNESP] |
author_facet |
Soares, Sabrina Pereira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sabrina Pereira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Ensino fundamental Formação inicial |
topic |
Estágio supervisionado Ensino fundamental Formação inicial |
description |
Um dos momentos mais esperados e mais importantes na formação de um futuro educador é o momento do estágio em sala de aula. O estágio supervisionado é importante não só porque o graduando irá “colocar a mão na massa”, mas também porque é quando se torna claro ao futuro professor o quanto teoria e prática são indissociáveis. Esse é um momento de grande envolvimento com a realidade, de modo intencional. Durante a realização do estágio curricular supervisionado foi realizado um plano de intervenção em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bauru com o uso de trava-línguas. A atividade proposta para os anos iniciais foi desenvolvida durante o recreio dos alunos e foi fundamental tanto para a formação para a docência como também para o maior envolvimento com a realidade da escola. Ao final do estágio, pude compreender o quanto é importante valorizar as confusões cognitivas e saber ouvir a contribuição de professores e coordenação pedagógica durante a realização do estágio supervisionado. Além disso, pude identificar a importância das atividades realizadas de forma intencional em minha formação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:36Z 2016-06-28T17:32:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2426-2435 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/140020 ISSN2236-9708-2011-2426-2435.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/140020 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2426-2435 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2426-2435.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2426-2435 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128718465400832 |