Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rooney Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trigo, Maiza de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7569
Resumo: Este trabalho traz reflexões sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”, de autoria de Jared Diamond, com particular foco no capítulo cinco “Educar Crianças”, da parte três “Novos e Velhos”. Para além de aspectos relacionados ao parto, maternidade e infanticídio, a obra explora o conceito de infância e de educação em diálogo com o grupo social. Enfatiza os comportamentos e estímulos educacionais das sociedades tradicionais e sua ligação aos seus contextos sociais e culturais que se refletem sobre a educação dos mais novos. Neste cenário, a criança é estimulada em sua autonomia e habilidades sociais através das brincadeiras com grupos multietários. O exercício social da aprendizagem pela consequência dos atos, comum na sociedade tradicional observada pelo autor, serve de reflexão ao polêmico tema contemporâneo da punição física ou moral nos processos educativos. Ainda que a obra não esteja focada no âmbito da educação, o autor apresenta particularidades sociais e culturais que permitem-nos refletir sobre como estão sendo educadas nossas crianças numa sociedade avançada tecnologicamente e empobrecida humanamente.
id UNILASALLE-2_df4fcc9b62c8fd0654715218c2b38d92
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7569
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”Educação; Ciências Humanas; Ciências Sociais; CulturaInfância; Educação; Cultura; Sociedades Tradicionais; Jared DiamondEste trabalho traz reflexões sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”, de autoria de Jared Diamond, com particular foco no capítulo cinco “Educar Crianças”, da parte três “Novos e Velhos”. Para além de aspectos relacionados ao parto, maternidade e infanticídio, a obra explora o conceito de infância e de educação em diálogo com o grupo social. Enfatiza os comportamentos e estímulos educacionais das sociedades tradicionais e sua ligação aos seus contextos sociais e culturais que se refletem sobre a educação dos mais novos. Neste cenário, a criança é estimulada em sua autonomia e habilidades sociais através das brincadeiras com grupos multietários. O exercício social da aprendizagem pela consequência dos atos, comum na sociedade tradicional observada pelo autor, serve de reflexão ao polêmico tema contemporâneo da punição física ou moral nos processos educativos. Ainda que a obra não esteja focada no âmbito da educação, o autor apresenta particularidades sociais e culturais que permitem-nos refletir sobre como estão sendo educadas nossas crianças numa sociedade avançada tecnologicamente e empobrecida humanamente.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPinto, Rooney FigueiredoTrigo, Maiza de Albuquerque2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/756910.18316/recc.v26i3.7569Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-162236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7569/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-09T14:57:22Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7569Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-09T14:57:22Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
spellingShingle Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
Pinto, Rooney Figueiredo
Educação; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Cultura
Infância; Educação; Cultura; Sociedades Tradicionais; Jared Diamond
title_short Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_full Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_fullStr Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_full_unstemmed Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
title_sort Refletir sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem”
author Pinto, Rooney Figueiredo
author_facet Pinto, Rooney Figueiredo
Trigo, Maiza de Albuquerque
author_role author
author2 Trigo, Maiza de Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rooney Figueiredo
Trigo, Maiza de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Cultura
Infância; Educação; Cultura; Sociedades Tradicionais; Jared Diamond
topic Educação; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Cultura
Infância; Educação; Cultura; Sociedades Tradicionais; Jared Diamond
description Este trabalho traz reflexões sobre infância, educação e cultura a partir do livro “O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?”, de autoria de Jared Diamond, com particular foco no capítulo cinco “Educar Crianças”, da parte três “Novos e Velhos”. Para além de aspectos relacionados ao parto, maternidade e infanticídio, a obra explora o conceito de infância e de educação em diálogo com o grupo social. Enfatiza os comportamentos e estímulos educacionais das sociedades tradicionais e sua ligação aos seus contextos sociais e culturais que se refletem sobre a educação dos mais novos. Neste cenário, a criança é estimulada em sua autonomia e habilidades sociais através das brincadeiras com grupos multietários. O exercício social da aprendizagem pela consequência dos atos, comum na sociedade tradicional observada pelo autor, serve de reflexão ao polêmico tema contemporâneo da punição física ou moral nos processos educativos. Ainda que a obra não esteja focada no âmbito da educação, o autor apresenta particularidades sociais e culturais que permitem-nos refletir sobre como estão sendo educadas nossas crianças numa sociedade avançada tecnologicamente e empobrecida humanamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7569
10.18316/recc.v26i3.7569
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7569
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i3.7569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7569/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 3 (2021); p. 1-16
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870816591872