Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Castelli, Carolina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Löffler, Daliana, Coll Delgado, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422
Resumo: Este artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças.
id UNILASALLE-2_e3120feb871fb19547f664a2cc66a637
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10422
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeirasEste artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1042210.18316/recc.v28i2.10422Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422/4216Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Castelli, CarolinaLöffler, DalianaColl Delgado, Ana Cristina2023-10-17T12:38:42Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10422Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-17T12:38:42Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
title Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
spellingShingle Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
Machado Castelli, Carolina
title_short Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
title_full Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
title_fullStr Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
title_full_unstemmed Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
title_sort Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
author Machado Castelli, Carolina
author_facet Machado Castelli, Carolina
Löffler, Daliana
Coll Delgado, Ana Cristina
author_role author
author2 Löffler, Daliana
Coll Delgado, Ana Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Castelli, Carolina
Löffler, Daliana
Coll Delgado, Ana Cristina
description Este artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422
10.18316/recc.v28i2.10422
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i2.10422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422/4216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320126152704