Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422 |
Resumo: | Este artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças. |
id |
UNILASALLE-2_e3120feb871fb19547f664a2cc66a637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10422 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeirasEste artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1042210.18316/recc.v28i2.10422Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422/4216Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Castelli, CarolinaLöffler, DalianaColl Delgado, Ana Cristina2023-10-17T12:38:42Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10422Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-17T12:38:42Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
title |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
spellingShingle |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras Machado Castelli, Carolina |
title_short |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
title_full |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
title_fullStr |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
title_full_unstemmed |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
title_sort |
Diferenças subgeracionais na constituição das culturas de bebês e crianças maiores: a participação na (re)elaboração cultural durante as brincadeiras |
author |
Machado Castelli, Carolina |
author_facet |
Machado Castelli, Carolina Löffler, Daliana Coll Delgado, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Löffler, Daliana Coll Delgado, Ana Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Castelli, Carolina Löffler, Daliana Coll Delgado, Ana Cristina |
description |
Este artigo estabelece interlocução entre resultados de duas pesquisas com bebês e crianças maiores, que analisaram as relações da mesma subgeração (bebês entre eles) e de subgerações diferentes (bebês e crianças maiores) na educação infantil. Ambas as pesquisas são de abordagem qualitativa, identificadas com a etnografia e realizadas no âmbito dos Estudos da Criança. O objetivo é provocar reflexões sobre as possibilidades da participação de bebês e crianças maiores na (re)elaboração de suas culturas por intermédio de brincadeiras. Os resultados apontam para a importância dos encontros entre crianças de diferentes subgerações e os limites que podem dificultar tais encontros. A escrita contribui para dar maior visibilidade a essas relações e ao papel docente na mediação junto às crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422 10.18316/recc.v28i2.10422 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i2.10422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10422/4216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320126152704 |