O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583 |
Resumo: | Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções. |
id |
UNILASALLE-2_f281c1c691928bdbb2deaa93ecef369a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5583 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitosEducação; Ensino; Ensino de CiênciasAvaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura.Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRocha, Paula Del PonteFerreira, Maira2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/558310.18316/recc.v25i1.5583Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p.253-2662236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5583Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
title |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
spellingShingle |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos Rocha, Paula Del Ponte Educação; Ensino; Ensino de Ciências Avaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura. |
title_short |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
title_full |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
title_fullStr |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
title_full_unstemmed |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
title_sort |
O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos |
author |
Rocha, Paula Del Ponte |
author_facet |
Rocha, Paula Del Ponte Ferreira, Maira |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Paula Del Ponte Ferreira, Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino; Ensino de Ciências Avaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura. |
topic |
Educação; Ensino; Ensino de Ciências Avaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura. |
description |
Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583 10.18316/recc.v25i1.5583 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v25i1.5583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p.253-266 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870243020800 |