O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Paula Del Ponte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Maira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583
Resumo: Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.
id UNILASALLE-2_f281c1c691928bdbb2deaa93ecef369a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5583
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitosEducação; Ensino; Ensino de CiênciasAvaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura.Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRocha, Paula Del PonteFerreira, Maira2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/558310.18316/recc.v25i1.5583Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p.253-2662236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5583Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
title O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
spellingShingle O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
Rocha, Paula Del Ponte
Educação; Ensino; Ensino de Ciências
Avaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura.
title_short O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
title_full O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
title_fullStr O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
title_full_unstemmed O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
title_sort O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
author Rocha, Paula Del Ponte
author_facet Rocha, Paula Del Ponte
Ferreira, Maira
author_role author
author2 Ferreira, Maira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Paula Del Ponte
Ferreira, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino; Ensino de Ciências
Avaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura.
topic Educação; Ensino; Ensino de Ciências
Avaliação em larga escala; exame nacional do ensino médio; revisão literatura.
description Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583
10.18316/recc.v25i1.5583
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583
identifier_str_mv 10.18316/recc.v25i1.5583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5583/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p.253-266
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870243020800