Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748 |
Resumo: | Com a chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13 artigos. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica. |
id |
UNILASALLE-2_f2bd3bed053a75bc8a0e30572149faba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10748 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográficoEducaçãoEnsino de CiênciasEducação InclusivaCom a chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13 artigos. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1074810.18316/recc.v28i1.10748Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748/4128Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Stéfane daBorges Dias, VivianeSilva Menezes, NaiaraSiqueira, Maxwell2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10748Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
title |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
spellingShingle |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico Silva, Stéfane da Educação Ensino de Ciências Educação Inclusiva |
title_short |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
title_full |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
title_fullStr |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
title_sort |
Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico |
author |
Silva, Stéfane da |
author_facet |
Silva, Stéfane da Borges Dias, Viviane Silva Menezes, Naiara Siqueira, Maxwell |
author_role |
author |
author2 |
Borges Dias, Viviane Silva Menezes, Naiara Siqueira, Maxwell |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Stéfane da Borges Dias, Viviane Silva Menezes, Naiara Siqueira, Maxwell |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Ciências Educação Inclusiva |
topic |
Educação Ensino de Ciências Educação Inclusiva |
description |
Com a chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13 artigos. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748 10.18316/recc.v28i1.10748 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i1.10748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748/4128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320143978496 |