Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stéfane da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges Dias, Viviane, Silva Menezes, Naiara, Siqueira, Maxwell
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748
Resumo: Com a  chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13  artigos.  Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza  c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e  d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica.
id UNILASALLE-2_f2bd3bed053a75bc8a0e30572149faba
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10748
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográficoEducaçãoEnsino de CiênciasEducação InclusivaCom a  chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13  artigos.  Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza  c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e  d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1074810.18316/recc.v28i1.10748Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748/4128Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Stéfane daBorges Dias, VivianeSilva Menezes, NaiaraSiqueira, Maxwell2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10748Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
title Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
spellingShingle Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
Silva, Stéfane da
Educação
Ensino de Ciências
Educação Inclusiva
title_short Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
title_full Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
title_fullStr Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
title_full_unstemmed Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
title_sort Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
author Silva, Stéfane da
author_facet Silva, Stéfane da
Borges Dias, Viviane
Silva Menezes, Naiara
Siqueira, Maxwell
author_role author
author2 Borges Dias, Viviane
Silva Menezes, Naiara
Siqueira, Maxwell
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Stéfane da
Borges Dias, Viviane
Silva Menezes, Naiara
Siqueira, Maxwell
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Ciências
Educação Inclusiva
topic Educação
Ensino de Ciências
Educação Inclusiva
description Com a  chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13  artigos.  Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza  c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e  d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748
10.18316/recc.v28i1.10748
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10748/4128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320143978496