A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Angela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4950
Resumo: O estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária.
id UNILASALLE-2_fe06b825e6141c027c06d32c5b33ad27
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4950
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducaçãoEducação literária; Língua inglesa; Literatura infantil; Formação de leitores; Ensino básico.O estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária. Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança)Balça, AngelaSantos, Ana Isabel2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/495010.18316/recc.v24i1.4950Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 99-1122236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4950/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4950Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Balça, Angela
Educação
Educação literária; Língua inglesa; Literatura infantil; Formação de leitores; Ensino básico.
title_short A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Balça, Angela
author_facet Balça, Angela
Santos, Ana Isabel
author_role author
author2 Santos, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança)
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Angela
Santos, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação literária; Língua inglesa; Literatura infantil; Formação de leitores; Ensino básico.
topic Educação
Educação literária; Língua inglesa; Literatura infantil; Formação de leitores; Ensino básico.
description O estudo apresentado decorreu da introdução, no sistema educativo português, da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um carácter obrigatório. Os documentos oficiais, que regem esta disciplina, ignoram a vertente da educação literária e não privilegiam o trabalho em sala de aula com obras de literatura infantil em língua inglesa. Deste modo, com este estudo, apostou-se na promoção da educação literária na aula de língua inglesa, com alunos deste ciclo de ensino. Este estudo tinha como objetivos proporcionar aos alunos o contacto e a leitura do livro de literatura infantil em língua inglesa; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e da competência literária dos alunos em língua inglesa; contribuir para a promoção da educação literária dos alunos, através do livro de literatura infantil em língua inglesa. Metodologicamente, este estudo centra-se na linha de investigação/ação/reflexão sobre a própria prática docente. O trabalho de campo desenvolveu-se através de um projeto de leitura com o livro de literatura infantil em língua inglesa. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo, os registos áudio e fotográficos e as próprias produções escritas e plásticas dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos aprenderam vocabulário e treinaram construções gramaticais; conheceram textos, autores e ilustradores; tomaram contacto com a realidade da vivência inglesa; desenvolveram a competência linguística e a competência literária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4950
10.18316/recc.v24i1.4950
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4950
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i1.4950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4950/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 99-112
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869731315712