Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/11186 |
Resumo: | Em pleno século XXI uma pandemia paralisou o mundo, visibilizando e acentuando fragilidades já existentes também no campo da Educação, afetando significativa e especialmente, a conduta e desempenho de professores, com a adoção de medidas profiláticas e de contenção da COVID-19. A educação de qualidade para todos os cidadãos, tendo se popularizado como garantia e meta prioritária da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 e a elaboração de politicas educacionais eficazes sinaliza a necessidade de se apreender o que se sabe e o que ainda é necessário saber acerca das potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia. Com base nisso, este artigo objetiva apresentar um panorama da pesquisa sobre possibilidades e desafios do ensino em tempos de COVD-19 segundo a percepção docente. A literatura foi revisada de forma sistemática, respeitando critérios de captura de fontes (a partir da base Scopus), seleção e análise do conhecimento. 23 artigos foram finalmente selecionados para leitura e análise integral. Os resultados mostram que a investigação está concentrada, sobretudo no continente europeu, principalmente na Espanha. Duas temáticas centrais são realçadas: 1) a avaliação do nível de estresse, esgotamento, saúde mental, bem- estar, permanência e qualidade de vida no trabalho docente; e 2) o impacto da pandemia nas práticas de ensino; novas experiências e desafios relacionados a competências, questões técnicas, sociais, relacionais e de gênero. Em termos metodológicos, mostraram-se expressivas as pesquisas sob abordagem quali e quantitativa. Cinco grandes desafios para a execução de seu trabalho docente em tempos de pandemia foram identificados por professores de diferentes níveis de ensino: i) falta de contato pessoal com os alunos; ii) carga de trabalho adicional e mais stress, iii) equipamento técnico inexistente; iv) falta de competências digitais; e v) incapacidade de oferecer apoio individual aos alunos em risco. Soluções exigem não só a aquisição de dispositivos digitais, mas também o desenvolvimento de currículos bem pensados e planejados do ponto de vista pedagógico e a oferta de oportunidades para melhorar as competências digitais. É necessário criar condições de trabalho sustentáveis para contrariar os efeitos a longo prazo da pesada carga de trabalho sobre os professores. |
id |
UNILASALLE-5_9237db532824e417b314adefeb2e6ead |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/11186 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da LiteraturaDocênciapandemiaPercepção de professoresRevisão Sistemática da LiteraturaEm pleno século XXI uma pandemia paralisou o mundo, visibilizando e acentuando fragilidades já existentes também no campo da Educação, afetando significativa e especialmente, a conduta e desempenho de professores, com a adoção de medidas profiláticas e de contenção da COVID-19. A educação de qualidade para todos os cidadãos, tendo se popularizado como garantia e meta prioritária da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 e a elaboração de politicas educacionais eficazes sinaliza a necessidade de se apreender o que se sabe e o que ainda é necessário saber acerca das potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia. Com base nisso, este artigo objetiva apresentar um panorama da pesquisa sobre possibilidades e desafios do ensino em tempos de COVD-19 segundo a percepção docente. A literatura foi revisada de forma sistemática, respeitando critérios de captura de fontes (a partir da base Scopus), seleção e análise do conhecimento. 23 artigos foram finalmente selecionados para leitura e análise integral. Os resultados mostram que a investigação está concentrada, sobretudo no continente europeu, principalmente na Espanha. Duas temáticas centrais são realçadas: 1) a avaliação do nível de estresse, esgotamento, saúde mental, bem- estar, permanência e qualidade de vida no trabalho docente; e 2) o impacto da pandemia nas práticas de ensino; novas experiências e desafios relacionados a competências, questões técnicas, sociais, relacionais e de gênero. Em termos metodológicos, mostraram-se expressivas as pesquisas sob abordagem quali e quantitativa. Cinco grandes desafios para a execução de seu trabalho docente em tempos de pandemia foram identificados por professores de diferentes níveis de ensino: i) falta de contato pessoal com os alunos; ii) carga de trabalho adicional e mais stress, iii) equipamento técnico inexistente; iv) falta de competências digitais; e v) incapacidade de oferecer apoio individual aos alunos em risco. Soluções exigem não só a aquisição de dispositivos digitais, mas também o desenvolvimento de currículos bem pensados e planejados do ponto de vista pedagógico e a oferta de oportunidades para melhorar as competências digitais. É necessário criar condições de trabalho sustentáveis para contrariar os efeitos a longo prazo da pesada carga de trabalho sobre os professores. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/11186Diálogo; n. 54 (2023)2238-9024reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/11186/4393Copyright (c) 2024 Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cícero Pereira daAires, Jussara Danielle Martins2024-04-10T20:11:36Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/11186Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2024-04-10T20:11:36Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
title |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
spellingShingle |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura Silva, Cícero Pereira da Docência pandemia Percepção de professores Revisão Sistemática da Literatura |
title_short |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
title_full |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
title_fullStr |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
title_full_unstemmed |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
title_sort |
Potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia segundo a percepção de professores: Revisão Sistemática da Literatura |
author |
Silva, Cícero Pereira da |
author_facet |
Silva, Cícero Pereira da Aires, Jussara Danielle Martins |
author_role |
author |
author2 |
Aires, Jussara Danielle Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cícero Pereira da Aires, Jussara Danielle Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência pandemia Percepção de professores Revisão Sistemática da Literatura |
topic |
Docência pandemia Percepção de professores Revisão Sistemática da Literatura |
description |
Em pleno século XXI uma pandemia paralisou o mundo, visibilizando e acentuando fragilidades já existentes também no campo da Educação, afetando significativa e especialmente, a conduta e desempenho de professores, com a adoção de medidas profiláticas e de contenção da COVID-19. A educação de qualidade para todos os cidadãos, tendo se popularizado como garantia e meta prioritária da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030 e a elaboração de politicas educacionais eficazes sinaliza a necessidade de se apreender o que se sabe e o que ainda é necessário saber acerca das potencialidades e desafios do ensino em tempos de pandemia. Com base nisso, este artigo objetiva apresentar um panorama da pesquisa sobre possibilidades e desafios do ensino em tempos de COVD-19 segundo a percepção docente. A literatura foi revisada de forma sistemática, respeitando critérios de captura de fontes (a partir da base Scopus), seleção e análise do conhecimento. 23 artigos foram finalmente selecionados para leitura e análise integral. Os resultados mostram que a investigação está concentrada, sobretudo no continente europeu, principalmente na Espanha. Duas temáticas centrais são realçadas: 1) a avaliação do nível de estresse, esgotamento, saúde mental, bem- estar, permanência e qualidade de vida no trabalho docente; e 2) o impacto da pandemia nas práticas de ensino; novas experiências e desafios relacionados a competências, questões técnicas, sociais, relacionais e de gênero. Em termos metodológicos, mostraram-se expressivas as pesquisas sob abordagem quali e quantitativa. Cinco grandes desafios para a execução de seu trabalho docente em tempos de pandemia foram identificados por professores de diferentes níveis de ensino: i) falta de contato pessoal com os alunos; ii) carga de trabalho adicional e mais stress, iii) equipamento técnico inexistente; iv) falta de competências digitais; e v) incapacidade de oferecer apoio individual aos alunos em risco. Soluções exigem não só a aquisição de dispositivos digitais, mas também o desenvolvimento de currículos bem pensados e planejados do ponto de vista pedagógico e a oferta de oportunidades para melhorar as competências digitais. É necessário criar condições de trabalho sustentáveis para contrariar os efeitos a longo prazo da pesada carga de trabalho sobre os professores. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/11186 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/11186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/11186/4393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 54 (2023) 2238-9024 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217362158321664 |