A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres. Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista. Abstract In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students. To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010. Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm. |
id |
UNILASALLE-5_ca493b70ccca27e2f5978e73b0c87a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/188 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?Educação;Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional ConstrutivistaNeste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres. Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista. Abstract In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students. To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010. Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasMorais, Anuar Daian deFagundes, Léa da Cruz2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/18810.18316/188Diálogo; n. 19 (2011); p. 97-1132238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188/202info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:41Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/188Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:41Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
title |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
spellingShingle |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? Morais, Anuar Daian de Educação; Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista |
title_short |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
title_full |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
title_fullStr |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
title_full_unstemmed |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
title_sort |
A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital? |
author |
Morais, Anuar Daian de |
author_facet |
Morais, Anuar Daian de Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Anuar Daian de Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista |
topic |
Educação; Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista |
description |
Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres. Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista. Abstract In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students. To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010. Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188 10.18316/188 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188 |
identifier_str_mv |
10.18316/188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 19 (2011); p. 97-113 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165933321158656 |