A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Anuar Daian de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres. Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista. Abstract In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students.  To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010. Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm.
id UNILASALLE-5_ca493b70ccca27e2f5978e73b0c87a14
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/188
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?Educação;Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional ConstrutivistaNeste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres. Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista. Abstract In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students.  To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010. Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasMorais, Anuar Daian deFagundes, Léa da Cruz2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/18810.18316/188Diálogo; n. 19 (2011); p. 97-1132238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188/202info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:41Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/188Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:41Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
title A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
spellingShingle A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
Morais, Anuar Daian de
Educação;
Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista
title_short A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
title_full A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
title_fullStr A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
title_full_unstemmed A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
title_sort A inclusão digital da Escola ou a inclusão da Escola na cultura digital?
author Morais, Anuar Daian de
author_facet Morais, Anuar Daian de
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Anuar Daian de
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista
topic Educação;
Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista
description Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a inclusão da escola na cultura digital. A partir de uma concepção construtivista de conhecimento, ao explorar os conceitos de cibercultura e aprendizagem em rede, afirmamos que tal inclusão ocorre mediante a uma mudança de paradigma educacional. Sendo assim, a utilização das TICs deve ter a função de enriquecer o ambiente escolar e de favorecer as trocas entre os educandos. Nesse contexto, a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem surge como uma alternativa para tal inclusão. Para elucidar tais ideias, apresentamos o relato de experiência sobre o Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Aprendizagem (PIPA), que ocorre desde 2010, na escola La Salle Pão dos Pobres. Palavras-chave: Inclusão Digital; Projetos de Aprendizagem; Aprendizagem em rede; Informática na Educação; Paradigma Educacional Construtivista. Abstract In this paper we discuss the inclusion of schools in the digital culture. From a constructivist conception of knowledge, to explore the concepts of cyber culture and network learning, we affirm that such inclusion occurs through a change of educational paradigm. In this way the use of TICs should enrich the school environment and enable exchanges between students.  To elucidate these ideas, we present a experience report on the development of the Interdisciplinary Project for Research and Learning (PIPA) which has been occurring at the La Salle Pão dos Pobres school since 2010. Keywords: Digital Inclusion. Learning Projects. Network Learning. Informatics in education. Constructivist Educational Paradigm.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188
10.18316/188
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188
identifier_str_mv 10.18316/188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/188/202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 19 (2011); p. 97-113
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165933321158656